O papel da comunicação na operação de serviço

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 25 de fevereiro de 2015
O papel da comunicação na operação de serviço

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O papel da comunicação na operação de serviço

De acordo com o que consta no Curso Oficial da ITIL v3 Foundation, vale a pena tomar nota. Toda comunicação, deve ser ampla o suficiente para que atinja o seu público-alvo. Uma vez que, o processo de comunicação só se estabelece quando o receptor capta o que o emissor deseja passar.

Com isso, o público-alvo acaba sendo definido como as equipes de TI, departamentos internos da empresa, usuários dos serviços, clientes da empresa, terceiros, externos ou qualquer outro tipo de interessado.

Por fim, deve ter uma meta definida e ela servirá como um meio de prevenção e assim, diminui qualquer tipo de problema operacional.

O processo formal

Homens e mulher fazendo comunicação dentro da empresa

É recomendável utilizar um processo formal de comunicação. Como por exemplo, para anunciar a interrupção; eventos e acontecimentos nas rotinas operacionais; na troca de turno dos profissionais; na emissão de relatórios de performance, incluindo problemas, incidentes, erros e outros.

Além disso, executar um processo de comunicação para o ciclo de vida de um projeto ou programa e, principalmente uma mudança feita no ambiente.

De modo que, seja ela documental, na infraestrutura, em sistemas ou outras que sejam relevantes. Isto é, se deve considerar também, eventos de exceções ou algum aviso de parada programada ou emergencial.

Uma forma de comunicação é a utilização de treinamento ou conscientização em novos processos, ferramentas ou de uma nova norma, procedimento ou objetivo estratégico.

Por outro lado, um processo de comunicação só será efetivo se houver uma definição dos meios de comunicação, sejam elas por e-mail, folders, mensagens sonoras, intranet, etc.

Ou ainda, através de uma política escrita e com uma definição de um fluxo de tarefa, na qual se defina o responsável pela redação, envio, aprovação, revisão de uma mensagem, por exemplo.

E antes de tudo, não se deve esquecer que um processo de comunicação deve ter Requisitos de Segurança. Ou seja, para garantir que somente as pessoas interessadas se tornem o público-alvo.

Dúvidas

Enfim, se você gostou do nosso texto sobre o papel da comunicação na operação de serviço, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Aliás, venha conhecer os nossos cursos online para certificações de TI. Chame um amigo também! Basta clicar aqui.

Mas, se acaso ficou com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Desse modo, comente! Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *