Valor: uma das 5 áreas da Governança de TI
O ITGI (Information Technology Governance Institute), assim como a ISACA, através do Val IT e o CobiT 5, classificam a governança de TI em áreas foco, sendo que uma delas, a entrega de valor, é tratada como uma dessas áreas.
Dessa forma, fica claro que a governança de TI não diz respeito apenas na entrega de valor.
Mas também, às outras questões, conforme as outras quatro áreas, incluindo o alinhamento estratégico, gestão de riscos, gestão de recursos e avaliação de desempenho.
A entrega de valor depende das outras áreas de atuação na medida em que se exige alinhamento estratégico, habilitado por gestão de risco e gestão de recursos.
E, em conjunto com as outras áreas, acaba sendo monitorada através das medições de desempenho.
A seguir, uma breve descrição das cinco áreas da governança de TI, incluindo a Entrega de Valor, segundo o ITGI:
Entrega de Valor
Garantir que a TI e o negócio cumpram com suas responsabilidades de gestão de valor.
Os investimentos de TI nos negócios devem obter as vantagens como prometido e entregar valor de negócios tanto individual como coletivamente.
Isto é, em que as capacidades necessárias, as soluções e serviços sejam entregues no prazo e dentro do orçamento.
E ainda, que serviços e outros ativos de TI continuem a contribuir para o valor do negócio.
Alinhamento estratégico
Garantir que a TI suporte a realização dos objetivos de negócio através da integração de planos estratégicos de TI com os planos estratégicos de negócios e através do alinhamento dos serviços de TI com operações empresariais, otimizando os processos de negócios.
Gestão de Risco
Certificar que níveis adequados existam e que estão alinhados com as normas pertinentes para identificar, avaliar, mitigar, controlar, comunicar e controlar os riscos relacionados a TI nos negócios, como parte integrante do ambiente de governança de uma empresa.
Gestão de Recursos
Garantir que a TI tenha recursos suficientes, competentes e capazes para executar atuais e futuros objetivos estratégicos e manter as demandas de negócios, otimizando o investimento, o uso e alocação de ativos de TI.
Medição de Desempenho
Certificar que a TI suporte os objetivos de negócio e que as metas e as medidas se fazem estabelecidas em conjunto com os principais interessados e que as metas mensuráveis se definam, acompanhadas e avaliadas.
Enfim, se você gostou do nosso texto “Valor: uma das 5 áreas da Governança de TI”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.
Mas, se acaso, ficou com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Assim sendo, comente! Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!
Artigos Relacionados