Ataques de Botnets: uma ameaça à segurança de TI. E veja alguns danos causados por eles!
Uma das maiores ameaças à segurança da TI na atualidade é o chamado ataque Botnet. E pasmem! Há cálculos de que ele se tornou o responsável por cerca de 85% dos spans enviados no mundo. Podem acreditar!
Por isso, nós podemos definir Botnets como “robôs em rede”. Ou seja, eles compõem uma coleção de computadores comprometidos e controlados por meios ilegais.
A saber, essas máquinas infectadas também são conhecidas como Zombie. E são através delas, que vírus, worms e outras ameaças podem ser transferidas a outros computadores conectados à Internet.
Assim sendo, fique ligado e continue aqui conosco. Pois, vamos mostrar a seguir alguns perigos causados por Botnets.
Rede Zombie
O objetivo do Zombie é executar tarefas maliciosas através de uma rede de computadores infectados em nome do Cracker. Isso torna-se um grande perigo para a segurança da informação. Pois, é possível transformar máquinas de usuários comuns em disparadores de spam ou até derrubar sites e redes corporativas.
Fraude do clique
São fraudes em anúncios online pagos por clique ou visualização. O computador infectado visita sites sem a autorização ou o conhecimento do usuário. Isso é feito para os Crackers ganharem dinheiro vendendo tráfego e cliques em redes de publicidade online.
Fast Flux
Os Botnets podem esconder sites de phishing e de entregas de malware redirecionando uma página automaticamente através de um proxy.
Por exemplo: o usuário acessa o site do seu banco digitando no navegador o endereço. Após clicar em “ir”, o botnet redireciona a página para uma página falsa e disfarçada, a fim de capturar todas as informações, como senha, conta e outros dados sensíveis.
Spamdexing
Ele também ficou conhecido como a manipulação das páginas acessadas no navegador. Só para ilustrar: popups que abrem toda hora, alteração da página inicial, entre outros.
As vulnerabilidades
Para se ter uma ideia, segue uma lista de diferentes ações que transformam a sua máquina em uma possível vítima dos Botnets:
- Protocolos inseguros;
- Portas abertas;
- Senhas fracas e de fácil adivinhação;
- Visitar sites maliciosos;
- Os ataques de malware;
- Vulnerabilidades de software.
Seja como for, para prevenir ataques maliciosos, leia atentamente as instruções ao instalar softwares. Além disso, evite acessar sites suspeitos, fique alerta a mudança brusca de desempenho dos computadores, faça manutenções e atualizações dos antivírus periodicamente.
Clique aqui e veja o nosso curso online para a certificação em Segurança da Informação.
Enfim, você gostou do nosso texto que aborda o tema dos ataques de Botnets? Então, comente!
Fique à vontade, sobretudo, para mostrar esse artigo para os amigos também.
Se acaso você tem alguma questão, deixe o seu ponto de vista sobre ela.
Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve.
Artigos Relacionados