PRINCE2: glossário completo e gratuito para termos e conceitos
A PMG Academy, fornecedora líder em cursos, exames e conteúdo para Gestão e ITSM, compilou esse glossário completo para você encontrar de forma rápida o significado de termos do PRINCE2 de modo gratuito.
Em virtude de sanar qualquer objeção sua. Aliás, chega de intriga! Então, nada de ficar confuso com termos do PRINCE2! Além do mais, saiba o significado em segundos.
E se você está se preparando para a certificação, ou à procura de referência no trabalho ou estudo, o glossário pode lhe ajudar bastante. Assim, economize tempo e esforço! Veja os termos abaixo e aproveite. Vamos lá?
· Agilômetro
O Agilometer é uma ferramenta que avalia o nível de risco associado ao uso do Agile em combinação com o PRINCE2. Isso permite que o PRINCE2 se adapte de forma a minimizar o nível de risco. O Agilômetro deve evoluir para atender às necessidades de cada organização.
· Análise de Intervalo
Uma atividade que compara dois conjuntos de dados e identifica as diferenças. A análise de intervalo se usa em geral para comparar um conjunto de requisitos com a entrega real.
· Análise de sensibilidade
Uma técnica para testar a robustez de um cálculo ou modelo, avaliando o impacto da variação da entrada, para refletir o risco de que o cálculo ou modelo não seja preciso.
· Análise SWOT
Acrônimo de “pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças”. Uma técnica para determinar fatores favoráveis e desfavoráveis em relação à mudança de negócios ou estado atual.
· Aprendizado validado
A ideia de aprender através da utilização de experiências realizadas de uma forma científica. Isto é, usando uma série de passos cuidadosamente desenhados e usando medidas que provam se a experiência acabou sendo bem sucedida ou não.
· Autoridade de mudança
Uma pessoa ou grupo ao qual o comitê do projeto delega responsabilidade pela consideração de solicitações de mudança ou especificações fora do padrão. A autoridade de mudança pode receber um orçamento de alteração e aprovar as alterações nesse orçamento.
· Backlog
Uma lista de novos recursos para um produto. A lista pode ser composta de histórias de usuários que são estruturadas de uma maneira que descreve quem quer o recurso e por quê. É um termo genérico que pode ser definido em termos de lançamentos, sprints e produtos.
· Baseado em fluxo
Isso evita o uso do trabalho de particionamento em timeboxes e gerencia o trabalho usando uma fila. O trabalho é então continuamente puxado para dentro do sistema (que pode ser um timebox de alto nível) e passa por vários estados de trabalho até que seja feito.
· Baseline
Um nível de referência em relação ao qual uma entidade é monitorada e controlada.
· Benefício
A melhoria mensurável resultante de um resultado percebido como uma vantagem por um ou mais stakeholders, e que contribui para um ou mais objetivos organizacionais.
· Brainstorming
Uma técnica que ajuda uma equipe a gerar ideias. As ideias não são revisadas durante a sessão de brainstorming, mas em um estágio posterior. Brainstorming é freqüentemente usado pelo gerenciamento de problemas para identificar possíveis causas.
· Burn Chart
Uma técnica para mostrar o progresso (por exemplo, com uma timebox) em que o trabalho é concluído e o trabalho ainda a ser feito é mostrado com uma ou mais linhas atualizadas regularmente / diariamente.
· Business Case
A justificativa para uma atividade organizacional (estratégica, programa, projeto ou operacional) que normalmente contém custos, benefícios, riscos e prazos, e contra os quais a continuidade da viabilidade é testada
· Classe de serviço
Categoria amplamente definida para diferentes tipos de trabalho. As classes influenciam as decisões de seleção, porque diferentes classes de serviço são tipicamente associadas a perfis de risco qualitativamente diferentes, especialmente no que diz respeito ao risco do cronograma e ao custo do atraso. Quatro classes genéricas de serviço são amplamente reconhecidas: “padrão”, “data fixa”, “Expedited” e “intangível”.
· Comportamentos ágeis
Aqueles comportamentos que são vistos como tipificando o trabalho de uma forma ágil, por ex. ser colaborativo, auto-organizado, focado no cliente, empoderado, confiar sem culpar.
· Contingência
Algo que é mantido em reserva, tipicamente para lidar com variações de tempo e custo, ou riscos. O PRINCE2 não defende o uso de contingência porque a estimativa de variações é gerenciada pelo estabelecimento de tolerâncias, e os riscos são gerenciados por meio de respostas de risco apropriadas (incluindo a resposta de fallback que é contingente ao risco que ocorre).
· Critério de aceitação
Uma lista priorizada de critérios que o produto do projeto deve atender antes que o cliente o aceite, ou seja, definições mensuráveis dos atributos necessários para o conjunto de produtos serem aceitáveis para os principais stakeholders (definição do PRINCE2). Os critérios de aceitação são comumente usados em ágil para avaliar se uma história de usuário foi atendida
· Critério de qualidade
Uma descrição da especificação de qualidade que o produto deve atender e as medidas de qualidade que serão aplicadas por aqueles que inspecionam o produto acabado.
· Definição de “Preparado”
Um conjunto de critérios usado para determinar se um trabalho está pronto para ser iniciado.
· Definição de “Pronto”
Um conjunto de critérios usado para determinar se um trabalho ou uma coleção de itens de trabalho foi concluído. Algo está “pronto” ou “não está pronto”.
· Demo
Abreviação de “demonstração”, trata-se de um evento em que um produto ou produto intermediário, em qualquer estado de prontidão, é exibido para uma pessoa ou grupo (por exemplo, para um cliente) para obter feedback e mostrar progresso.
O produto “demonstrado” pode, de fato, se tonar estático (por exemplo, um design específico) ou dinâmico (por exemplo, um protótipo de trabalho).
· Descrição do produto
Uma descrição dos critérios de finalidade, composição, derivação e qualidade de um produto. É produzido no momento do planejamento, o mais rápido possível, após a identificação do produto.
· Descrição do produto do projeto
Um tipo especial de descrição do produto usado para obter o consentimento do usuário no escopo e nos requisitos do projeto, para definir as expectativas de qualidade do cliente e para definir os critérios de aceitação do projeto.
· DevOps
Uma abordagem colaborativa entre o desenvolvimento e as operações destinadas a criar um produto ou serviço onde os dois tipos de trabalho e até mesmo as equipes se fundem ao máximo.
· Dinâmica do time
As interações interpessoais entre os indivíduos em uma equipe. Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com cuidado, pois pode ser uma força muito positiva e poderosa quando está funcionando bem, mas pode ser destrutivo quando se rompe.
· Estratégia de gestão de riscos
Descreve os objetivos de aplicar o gerenciamento de riscos à atividade, o processo que será adotado, as funções e responsabilidades, os limites de risco, o momento das intervenções de gerenciamento de riscos, as entregas, as ferramentas e técnicas que serão usadas e os requisitos de relatórios.
E por certo, também descreve como se dá o comando do processo com outras atividades de gerenciamento.
· Exceção
Uma situação em que pode ser previsto que haverá um desvio além dos níveis de tolerância acordados entre o gerente de projeto e o comitê de projeto (ou entre o comitê de projetos e o gerenciamento corporativo ou do programa).
· Executivo
O único indivíduo com responsabilidade geral por garantir que um projeto atinja seus objetivos e forneça os benefícios projetados. Esse indivíduo deve garantir que o projeto mantenha o foco nos negócios, que tenha autoridade clara e que o trabalho, incluindo os riscos, seja gerenciado ativamente. O executivo é o presidente do comitê do projeto. Ele ou ela representa o cliente e é responsável pelo business case.
· Experimento
Uma investigação sobre algo realizado em uma série de etapas específicas (que podem envolver pesquisa), a fim de provar ou refutar uma teoria ou ideia. Isso pode ser usado para validar uma ideia ou para tentar melhorar algo como o funcionamento de uma equipe.
· Feature
Um termo genérico usado de modo amplo para descrever algo que um produto faz ou do jeito que faz alguma coisa. Um recurso pode ter qualquer nível de detalhe (por exemplo, é à prova d’água, faz um tom quando desligado) e pode se relacionar a um requisito específico, uma história de usuário ou épico. Outro termo similar é “função”.
· Feliz! Triste ! Irritado!
Essa é uma técnica de feedback que pode ser usada por uma equipe em uma retrospectiva. Cada membro da equipe escreve uma ou mais notas adesivas e as coloca na coluna apropriada. Isso permite que todos saibam o que os deixou “felizes” durante a última timebox, o que os deixou “tristes” e até mesmo o fizeram “loucos”.
· Garantia de Qualidade (QA)
Um processo independente, planejado e sistemático. A garantia de qualidade é usada para fornecer confiança de que as saídas correspondem aos critérios de qualidade definidos.
· Garantia do projeto
As responsabilidades do comitê do projeto para assegurar-se de que o projeto está sendo conduzido corretamente.
Cada um dos membros do comitê de projeto tem uma área específica de foco para a garantia do projeto. Ou seja, garantia do negócio para o executivo, garantia do usuário para o(s) usuário(s) sênior(s) e garantia do fornecedor para o(s) fornecedor(es) sênior.
· Gerenciar por exceção
Uma técnica pela qual as variações do plano que excedem um limite de controle predefinido são escaladas para ação. Como por exemplo, quando as despesas excederem o orçamento em 10%.
· Gerente de projetos
A pessoa com autoridade e responsabilidade para gerenciar um projeto no dia a dia para entregar os produtos necessários dentro dos limites acordados pelo comitê do projeto.
· Gerente do time
A pessoa responsável pela produção dos produtos, alocada pelo gerente do projeto (conforme definido em um pacote de trabalho) para uma qualidade, prazo e custo aceitáveis para o comitê do projeto. Este papel reporta e toma a direção do gerente de projeto. Se um gerente de equipe não for designado, o gerente de projeto assumirá as responsabilidades do papel de gerente de equipe.
· Gestão da configuração
Atividades técnicas e administrativas relacionadas à criação, manutenção e mudanças controladas de configuração durante a vida do produto.
· Gestão de projetos
O planejamento, delegação, monitoramento e controle de todos os aspectos do projeto, e a motivação dos envolvidos, para atingir os objetivos do projeto dentro das metas de desempenho esperadas para tempo, custo, qualidade, escopo, benefícios e riscos.
· Gráfico Burndown
Um gráfico burndown é um gráfico de execução de trabalho dentro de timebox. Fornece aos times uma visão de progresso em relação à estimativa inicial para a execução do trabalho planejado. Veja também Burn Chart
· Gráfico Burnup
Um gráfico burnup é um gráfico de execução do trabalho concluído, mostrando a cadência de entregas e crescente das demandas, no tempo. Veja também gravar gráfico.
· Gráfico Gantt
Uma técnica comumente usada para planejar atividades de trabalho em relação ao tempo na forma de linhas horizontais ou barras mostrando quando as atividades começam e terminam. Isso se torna usado para agendar dependências entre as atividades. É uma técnica mais aplicável ao contexto do gerenciamento de projetos do que à entrega ágil.
· História de usuário
Uma ferramenta usada para escrever um requisito na forma de quem, o quê e por quê. É uma forma mais simples e amigável de descrever features e requisitos em geral, fornecendo a times e áreas de negócio uma linguagem comum.
· Horizonte de planejamento
O período de tempo para o qual é possível planejar com precisão
· Issue
Um evento relevante que aconteceu, porém não planejado e requer ação de gerenciamento. Pode ser um problema, benefício, consulta, preocupação, solicitação de mudança ou risco que ocorreu.
· Item de configuração
Uma entidade (ativo) que está sujeita ao gerenciamento de configuração. A entidade (ativo) pode ser um componente de um produto, um produto ou um conjunto de produtos em uma release.
· Item do backlog
Uma entrada em um backlog. Isso pode estar na forma de uma história do usuário ou tarefa e pode ser mantido em várias formas, como em uma planilha ou exibido em um quadro branco.
· Método Waterfall
Uma abordagem de desenvolvimento linear e sequencial, com objetivos distintos para cada fase de desenvolvimento.
A saber, uma vez concluída a fase de desenvolvimento, ele prossegue para a fase seguinte e as fases anteriores não sofrem revisão (daí a analogia de que a água que flui por uma montanha não pode voltar).
· MoSCoW
Essa técnica, usada para categorizar itens como requisitos ou tarefas em um dos quatro níveis seguintes de como eles se relacionam com um prazo:
- Precisa ter;
- Deveria ter;
- Poderia ter;
- Não terá por enquanto.
· Nível de qualidade
O nível de qualidade geral de um produto, conforme definido pela descrição do produto do projeto (expectativas de qualidade do cliente e critérios de aceitação).
· Pacote de trabalho
O conjunto de informações relevantes para a criação de um ou mais produtos. Ele conterá uma descrição do trabalho, a(s) descrição(ões) do produto, detalhes de quaisquer restrições na produção e confirmação do acordo entre o gerente de projeto e a pessoa ou gerente da equipe que implementará o pacote de trabalho que o mesmo se fará dentro das restrições.
· Pioneiro
Um termo dado a um cliente que é um dos primeiros a comprar ou usar um produto. Eles normalmente podem gostar de produtos inovadores.
Portanto, podem esperar pagar mais por eles, embora esses produtos possam não estar em um nível de qualidade que os clientes posteriores receberão. Esse tipo de cliente se torna muito útil para o feedback inicial do produto.
· Plan-Do-Check-Act (PDCA)
Um ciclo de quatro estágios para o gerenciamento de processos, atribuído a W. Edwards Deming. Plan-Do-Check-Act, também chamado de Ciclo de Deming.
Planejar – projetar ou revisar processos que suportem os serviços de TI; Executar – implementar o plano e gerenciar os processos; Verificar – meça os processos e serviços de TI, compare com os objetivos e produza relatórios; Agir – planejar e implementar mudanças para melhorar os processos
· Planejamento baseado no produto
Uma técnica que leva a um plano abrangente com base na criação e entrega dos resultados necessários. A técnica considera produtos de pré-requisito, requisitos de qualidade e as dependências entre produtos.
· Plano de projeto
Um plano de alto nível mostrando os principais produtos do projeto, quando eles serão entregues e a que custo. Um plano de projeto inicial se apresenta como parte da documentação de iniciação do projeto.
Porém, acontece a revisão à medida que as informações sobre o progresso real aparecem. É um documento de controle importante para o comitê do projeto medir o progresso real em relação às expectativas.
· Plano de revisão de benefício
Um plano que define como e quando uma medição da realização dos benefícios do projeto se faz. Se o projeto estiver sendo gerenciado dentro de um programa, essas informações acabam sendo criadas e mantidas no nível do programa.
· Plano do estágio
Um plano detalhado usado como base para o controle de gerenciamento do projeto ao longo de um estágio.
· Planos ágeis
Os planos ágeis tendem a serem informais ou de baixa tecnologia no nível da equipe de entrega. E isso se torna altamente eficaz, mesmo que eles não sejam mais do que listas de tarefas ou pendências.
O planejamento baseado em produtos ainda pode ser usado em todos os níveis do projeto (incluindo a entrega do produto)
· Product Owner
A função atribuída ao gerenciamento do backlog do produto para obter o máximo valor dele, ordenando e priorizando-o.
· Produto Mínimo Viável (MVP)
Em um contexto do PRINCE2 Agile, o termo MVP alinha de forma ampla com a visão Lean Start-up de que é uma “versão do produto final que permite o máximo de aprendizado validado com o mínimo de esforço”.
Isso não se deve cair em confusão com a viabilidade do projeto como um todo. Ainda assim, no normal, um MVP seria entregue o mais cedo possível durante o projeto.
É importante notar que um MVP é sobre aprendizado e pode não entrar em uso operacional. Isto é, pode ser na forma de um simples experimento ou protótipo.
· Programa
Várias atividades ou projetos planejados e gerenciados juntos, muitas vezes focando no mesmo objetivo.
· Projeto
Uma organização temporária criada com a finalidade de entregar um ou mais produtos de negócio de acordo com um caso de negócios acordado.
· Protótipo
Algo criado para ajudar a provar ou refutar uma ideia ou para ajudar a melhorar o entendimento geral de uma situação (por exemplo, as necessidades do cliente). Desse modo, algo que evolua para um produto real ou para descarte.
· Quadro kanban
Uma ferramenta usada no Kanban para exibir visualmente o trabalho no sistema (ou timebox). Geralmente, ela é composta de uma série de colunas e possivelmente de linhas nas quais os itens de trabalho se movem da esquerda para a direita à medida que se movem por vários estados para serem concluídos.
· RACI
Um modelo usado para ajudar a definir papéis e responsabilidades. RACI significa responsável, prestador de contas, consultado e informado.
· Radiador de informação
Um termo geral usado que descreve o uso de paredes ou quadros contendo informações que podemos prontamente acessá-las no projeto. Ele pode conter qualquer informação, embora normalmente mostre coisas como trabalho a fazer e como o trabalho está progredindo.
· Registro de item de configuração
Um registro que descreve o status, a versão e a variação de um item de configuração e quaiquer detalhes importantes sobre a relação entre eles.
· Registro de risco
Um registro de todos os riscos identificados relacionados a uma iniciativa, incluindo seu status e histórico. Também chamado de log de risco.
· Relatório de highlights
Um relatório baseado no tempo, vindo do gerente de projeto para o comitê do projeto sobre o progresso do estágio.
· Relatório de lições
Um relatório que documenta todas as lições que aplicadas a outros projetos. O objetivo do relatório se dá em provocar ações para que as lições positivas de um projeto se incorporem ao modo de trabalho da empresa e a mesma evite as lições negativas em projetos futuros.
· Relatório de verificação
Um relatório de progresso das informações reunidas em um ponto de verificação, fornecido por uma equipe ao gerente de projeto. Ainda mais, fornece dados de relatório conforme definido no pacote de trabalho.
· Release (liberação / Lançamento)
O conjunto de produtos em uma entrega. O conteúdo de uma versão acaba sendo gerenciado, testado e implementado como uma única entidade. No PRINCE2 Agile, um release é normalmente um contêiner para mais de um timebox de baixo nível (por exemplo, um sprint).
No entanto, este não é necessariamente o caso, pois o ato de liberar recursos em uso operacional pode acontecer com mais regularidade (por exemplo, após cada sprint ou várias vezes durante um sprint).
· Requisito
Um termo para descrever o que um produto faz e / ou como ele fará isso. Um requisito pode ser escrito na forma de uma história de usuário, se desejado, e existirá com outros requisitos na forma de uma lista.
· Restrição
Uma restrição ou limitação à qual o projeto deve seguir. Além disso, desafiada durante um estudo de MoV.
· Resumo do projeto
Declaração que descreve os requisitos de finalidade, custo, tempo e desempenho e as restrições de um projeto. Uma vez que, criado antes do projeto durante o processo starting up a project e usado durante o processo initiating a project, para criar a documentação de iniciação do projeto e seus componentes.
Por tal motivo, se substitui pela documentação de iniciação do projeto e excluído.
· Retrospectiva
Um evento regular que analisa como o processo de trabalho melhora. De acordo com o conceito ágil de “inspecionar e adaptar”, esses eventos ajudam as equipes a melhorar continuamente suas práticas de trabalho, pouco a pouco, com o tempo.
· Reunião Stand-up
Uma breve reunião para avaliar o progresso. No geral, com duração de 15 minutos ou menos, se descreve o trabalho feito e quaisquer problemas encontrados.
· Risco
Um evento incerto ou conjunto de eventos que, caso ocorra, afetará o alcance dos objetivos. Em outras palavras, um risco acaba sendo medido por uma combinação da probabilidade de ocorrência de uma ameaça ou oportunidade percebida e a magnitude de seu impacto nos objetivos.
· Roadmap do produto
Um diagrama ou documento que mostra o caminho de desenvolvimento pretendido para um produto. Isso normalmente seria um plano de longo prazo que pode cobrir vários meses, se não anos. Ele existe fora do contexto do projeto, mas usa-se para acionar o trabalho do projeto.
· SAFe ( Scaled Agile Framework)
Aplicação em larga escala de agilidade em toda a organização.
· Safe-to-fail (erro seguro)
Um experimento seguro para falha se dá quando aquele projetado para ter impacto limitado no sistema ou no plano em caso de falha.
· Scrum
Uma abordagem iterativa de tempo limitado para a entrega de produtos, descrita como “uma estrutura na qual as pessoas podem abordar problemas adaptativos complexos, ao mesmo tempo em que oferecem de maneira produtiva e criativa produtos do mais alto valor possível”
· Scrum Master
Um papel do Scrum que se faz responsável por garantir que o Scrum se torne compreendido e encenado e que o Time Scrum possa aderir à teoria, práticas e regras do Scrum.
· Scrumban
A aplicação do Kanban ou do método Kanban no contexto de uma implementação existente do Scrum.
· Sistema empurrado
O ato de colocar o trabalho em um sistema ou atividade sem a devida atenção à sua capacidade disponível. Veja também Sistema puxado.
· Sistema Kanban
Um “pull system” implementado limitando o número de Kanban (cartões) em circulação.
· Sistema puxado
Uma maneira de trabalhar em que o trabalho se inicia ou “puxa” do montante. Mas, apenas quando a capacidade se torna disponível. Os sistemas Kanban são sistemas puxados.
Nesse sentido, a disponibilidade de capacidade e a capacidade de puxar o trabalho tornam-se indicadas pela lacuna entre o trabalho atual em andamento e o limite correspondente. Veja também sistema empurrado.
· Spike ou Spiking
Um trabalho temporário usado para entender mais sobre uma determinada situação. Pode assumir a forma de um protótipo ou alguma pesquisa e em geral usado para reduzir a incerteza do ponto de vista técnico ou do cliente. As experiências são semelhantes.
· Sprint
Um prazo fixo (no geral de 2 a 4 semanas) com a finalidade de criar features selecionados do backlog.
· Sprint zero
A specific sprint at the beginning of a piece of work in order to address many upfront activities (e.g. forming a team, visioning, defining the architecture). Also referred to as iteration zero or (the) discovery (phase).
· Suporte do projeto
Uma função administrativa na equipe de gerenciamento de projetos. É provável que o suporte do projeto ocorra na forma de aconselhamento e ajuda com ferramentas de gerenciamento de projetos, orientação, serviços administrativos, como arquivamento, e a coleta de dados reais.
· Técnica de revisão de qualidade
Uma técnica de inspeção de qualidade com funções definidas e uma estrutura específica.
Em suma, ele acaba sendo projetado para avaliar se um produto que assume a forma de um documento (ou similar, por exemplo, uma apresentação) se faz completo, adere aos padrões e atende aos critérios de qualidade acordados para ele na descrição do produto relevante.
Em síntese, os participantes acabam sendo escolhidos dentre aqueles com a competência necessária para avaliar sua adequação à finalidade.
· Time-box
Um período finito de tempo em que o trabalho se faz para atingir uma meta ou atingir um objetivo. E não se deve mover o prazo. Pois, o método de gerenciar um timebox é priorizar o trabalho dentro dele.
Ou seja, em um nível baixo, um timeboxes será uma questão de dias ou semanas (por exemplo, um sprint). Timebox de alto nível funcionam como timeboxes agregadas e contêm timeboxes de nível inferior (por exemplo, estágios).
· Tolerância
O desvio permitido acima e abaixo da meta de um plano para tempo e custo sem escalar o desvio bem como para o próximo nível de gerenciamento.
Também pode haver níveis de tolerância para qualidade, escopo, benefício e risco. Ao passo que, a tolerância se aplica nos níveis de projeto, estágio e equipe.
· Tolerância de qualidade
A tolerância identificada para um produto para um critério de qualidade que define um intervalo aceitável de valores. A tolerância de qualidade se faz documentada na descrição do produto do projeto (para a tolerância de qualidade no nível do projeto) e na descrição do produto para cada produto entregue.
· Trabalho em progresso / andamento (WIP)
Trabalho iniciado, mas ainda não entregue no sistema ou no timebox. Também pode indicar o status de incidentes, problemas, alterações, etc.
· Transparência
Um comportamento ágil fundamental que envolve tornar tantas coisas e informações visíveis quanto possível, a fim de ajudar a maneira como as pessoas trabalham. Isso pode envolver a exibição de progresso em uma parede ou a entrega freqüente de produtos. É importante ressaltar que a transparência também abrange áreas como abertura e honestidade.
· Troca ou negociação
O ato de lidar com a mudança substituindo um ou mais requisitos (ou recursos ou histórias do usuário) por outros de tamanho semelhante em termos de esforço
· Usuário sênior
Uma função do comitê de projeto responsável por garantir que as necessidades do usuário se tornem especificadas corretamente e que a solução atenda a essas necessidades.
· Valor
Os benefícios entregues em proporção aos recursos colocados em adquiri-los.
· Velocidade
Uma descrição da taxa de progresso que uma equipe está fazendo. Por exemplo, se uma equipe está completando 20 histórias de usuários por semana, então esta se torna a velocidade delas e acaba sendo usada para prever empiricamente sua futura taxa de progresso (supondo que as condições permaneçam as mesmas).
· Visão
A declaração de um estado futuro desejado (ver também visionando).
· Visionando
Um exercício ou fase que visa entender o objetivo abrangente de algo (por exemplo, um projeto). Ele tentaria responder a perguntas como: Por que esse trabalho está acontecendo? Para quem é isso? O que poderia parecer? Veja também o início do projeto.
· Workshop / oficina
Um evento em que as pessoas se reúnem em uma sala para alcançar um objetivo (por exemplo, criar uma lista de requisitos ou resolver um problema) usando interação e criatividade para trabalhar com rapidez e precisão.
Dúvidas
Enfim, se você gostou do nosso texto “PRINCE2: glossário completo e gratuito”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber se te ajudamos de alguma forma.
Mas, se acaso ficou alguma questão, não hesite em nos perguntar. Comente! Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!
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