Definição e princípios do Val IT, um dos frameworks práticos que existem na área de TI
A fim de sanar as suas dúvidas mais profundas, trazemos neste texto a definição e princípios do Val IT, com efeito de clarear ainda mais algumas questões que você possa ter. Portanto, fique ligado no que vem por aí!
Podemos definir que o Val IT é um conjunto de princípios de governança e práticas comprovadas. Além disso, processos, técnicas, guias e diretrizes de apoio – que ajudam o conselho, equipes de gestão executiva e outros líderes empresariais – que otimizam o efeito de valor dos investimentos em TI.
E mais, ele pode ser definido como uma estrutura ou um framework abrangente e pragmático. Ou seja, prático e objetivo.
Desse modo, o Val IT fornece suporte direto a executivos, em todos os níveis de gestão, em todos os negócios e empresas de TI. A partir do CEO e outros líderes, até gerentes e administradores diretamente envolvidos nos processos de realização da seleção, aquisição, desenvolvimento e implantação dos benefícios.
Assim, os processos e as práticas dentro de Val IT se apresentam, em um dado momento, como uma estrutura de governança única e integrada. Em suma, ele fornece uma abordagem na tomada de decisões nos negócios e na TI, a fim de se criar valor concreto e mensurável ao negócio.
Val IT: princípios-chave
Existe no Val IT um conjunto de processos – o qual veremos mais adiante – que conforme os sete princípios, define um conjunto de práticas-chave de gestão. Esses princípios, processos e práticas se relacionam entre si, levando a fundamentar o framework do Val IT.
Essa relação se dará da seguinte forma: o Val IT tem um objetivo de criar valor ao negócio através dos investimentos nos habilitadores de TI. Então, para atingir esta meta, tudo depende destes princípios-chaves, que são orientadores. Depende também, de processos que estão em conformidade com estes princípios, que, portanto, servirão de guia.
Estes processos e princípios acabam sendo executados quando houver uma relação de práticas de gestão.
Há 7 princípios-chave, dentre os quais, 4 são para as práticas de entrega de valor
- Reconhecem que há diferentes categorias de investimentos, logo, eles serão avaliados e gerenciados de forma distinta;
- Definem e monitoram indicadores-chave e irão responder mais rápido a quaisquer alterações ou desvios;
- Envolvem os interessados e atribuirão deveres adequadas para a disponibilização de recursos e a realização de lucros empresariais;
- Recebem constantes monitoramentos, avaliadas e melhoradas.
Os 3 princípios para os investimentos em habilitadores de TI
- Geridos como um portfólio de investimentos;
- Incluirão o escopo completo de todas as tarefas necessárias para atingir o valor de negócio;
- Controlados e geridos através de seu ciclo de vida econômico.
Quer seguir carreira em Governança de TI? Pois leia também: Carreiras e Certificações na Área de Governança de TI.
Gostou do nosso artigo sobre Val IT?
Então, deixe a sua questão logo abaixo sobre o que você mais achou notável ou uma dica extra que deseja contribuir conosco.
Se acaso ficou alguma dúvida, também não deixe de nos contestar.
Enfim, nós, da PMG Academy, iremos te responder o mais breve assim que possível. Até mais!
Artigos Relacionados