ASL é uma biblioteca de melhores práticas. Diferente de ITIL (Gerenciamento de Serviços), de BiSL (Gerenciamento de Processos de Negócio) e de eTOM (Telecomunicações), ASL trata tão somente de aplicações.
Estas aplicações se fazem entendidas como sistemas. Isto é, que são aplicativos que o desenvolvimento de software produz ou adquire.
ASL significa Application Service Library ou Biblioteca de Serviços de Aplicação. Além disso, tem por como meta, apoiar o Gerenciamento de Aplicativos através de valiosas ferramentas.
Além de auxiliar nos processos de Gerenciamento de Aplicativos no uso de melhores práticas, a ASL ajuda também a estabelecer uma terminologia padrão. Ou seja, evita que falem temas distintos dos mesmos termos.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a ITIL® 4.
Nesse sentido, a meta principal de ASL é contribuir para a profissionalização em Gerenciamento de Aplicativos.
Esta Biblioteca de Serviços de Aplicação também é de domínio público. E a saber, assim como os outros, também faz uma perfeita conexão com ITIL, BiSL e CMMI.
No entanto, este framework foi criado justamente pela incapacidade de estruturar a forma de trabalhar dentro dos departamentos de Gerenciamento de Aplicativos, usando apenas o framework da ITIL.
Desse modo, a ASL descreve os processos por níveis, tais como Operacional, Gerencial e Estratégico, definidos também por níveis de maturidade. Em suma, a versão 2 é a mais atual deste framework e a empresa que o suporta é a mesma que dá suporte ao BiSL.
O que é a ASL
É um framework de domínio público para gestão, manutenção, melhoria e renovação de aplicações de negócios.
Em outras palavras, trata-se de um framework de Processos, feito por diversas publicações e por uma biblioteca de melhores práticas, esta, atualizada com certa rotina de tempos em tempos.
As empresas usam o ASL como uma ferramenta de gestão para melhorar o desempenho dos serviços de Gerenciamento de Aplicações.
A ASL inclui, a princípio, descrições de processos genéricos de todos os 26 processos, incluindo itens como metas, interações e relações com outros processos.
Vantagens para Indivíduos
- Reconhecimento como um praticante de gerenciamento de aplicações profissionalmente qualificado;
- Melhor compreensão dos processos envolvidos na execução do gerenciamento de aplicações de operações para a estratégia;
- Ideias para melhorar a forma como o gerenciamento está sendo executada em tempo atual;
- Melhor capacidade de preencher a lacuna entre as aplicações e e o valor para os negócios.
Vantagens para as Empresas
- Uma abordagem profissional bem criada para gestão de aplicações que interage e completa outras estruturas, como BiSL, CobiT5, ITIL;
- Declaração de intenções que sublinha a melhoria da qualidade e programas de profissionalização;
- Melhoria da imagem da função de gerenciamento de aplicações, muitas vezes subestimado;
- Melhor serviço e menos surpresas para os gerentes de negócios e usuários finais;
- Melhoria da capacidade de gestão e de auditoria de tarefas;
- Melhor visão sobre os custos e benefícios.
A Certificação ASL Foundation
Certificação ASL é destinada aos profissionais, gestores, consultores de processo e gerentes de qualidade no domínio do gerenciamento de aplicações que querem aumentar a qualidade de seus processos de gestão, habilidades e relacionamentos com os parceiros em seu “ecossistema”.
Formato do exame:
- Número total de questões: 40;
- Mínimo para aprovação: 65% (26 de 40);
- Permitido abertura do livro: não;
- Permitido dispositivos eletrônicos: não.
E pode ser realizado online.
Artigos Relacionados