É comum ver profissionais de TI com dúvidas sobre a utilização do uso de diretrizes de um framework e uma possível colisão entre diferentes métodos na integração entre frameworks.
Temos exemplos de Frameworks como o ITIL que é sobre Gerenciamento de Informação e o CobiT que é um framework voltado a Governança de TI que é explorado na Certificação ITMP. Para atingir integração, visão global e coerência entre os diferentes domínios de gerenciamento e processos podem ser utilizado o principio do CNIP (Co-operation when Necessary, Independent Operation when Possible). Cooperação quando Necessário, Operação Independente quando Possível.
Veja abaixo alguns exemplos de integração de frameworks:
Integração entre ITIL e CobiT
Estes frameworks podem ser usados juntos para melhorar três aspectos específicos da governança de TI, que são eles: conformidade, desempenho e relatórios de responsabilidade.
Enquanto a ITIL foca na eficácia e eficiência dos processos de gerenciamento da qualidade dos serviços, o CobiT é focado na observância de riscos.
Está gostando do artigo? Conheça também o Top 10 das Certificações de TI
Integração ITIL e Six Sigma
Estes frameworks podem ser integrados com o objetivo de melhorar a qualidade e a organização dos processos e serviços. Enquanto a ITIL cobre o domínio de processos, o Six Sigma foca no melhoramento do método.
Integração da ITIL e CMMI
O CMMI tem um forte foco no desenvolvimento de (novos) serviços, enquanto a ITIL tem o foco na gestão da integração perfeita desses novos serviços nas operações diárias. O objetivo do CMMI e da ITIL é definir e descrever as mudanças no gerenciamento de processos, este objetivo é essencial, pois proporciona uma interface com o mundo exterior. O foco da integração entre o CMMI e a ITIL deve ser a melhoria dentro das equipes de desenvolvimento e operações, assim como a cooperação entre as duas equipes.
Com isso, você já sabe. A integração é possível mesmo com frameworks bem diferentes. Porém, exige um estudo e a necessidade da sabedoria de sua aplicação para que importantes processos da empresa não sejam debilitados.
Alguma dúvida ou sujestão? Comente abaixo e fique a vontade para falar conosco!
Artigos Relacionados