Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os desenvolvedores do Scrum, o definem desta forma:
“Scrum (substantivo): Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.
Scrum é:
• Leve
• Simples de entender
• Extremamente difícil de dominar
Scrum é uma estrutura processual que vem sendo usada para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos desde o início de 1990. Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. Scrum deixa claro a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, de modo que você possa melhorá-las”.
O Scrum é fundamentado em teorias empíricas de controle de processo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões baseadas no que é conhecido. Três pilares apoiam a execução do controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação.
Está gostando do artigo? Conheça o primeiro e único Curso Oficial EXIN Scrum Foundation do Brasil!!!
Transparência
Aspectos importantes do processo devem estar visíveis aos envolvidos. Para isso, é necessário um padrão de informação para que tudo seja compreensível aos observadores. Por exemplo:
- Uma linguagem comum referente ao processo deve ser compartilhada por todos os participantes; e,
- Uma definição comum de “Pronto” deve ser compartilhada por aqueles que realizam o trabalho e por aqueles que aceitam o resultado do trabalho.
Inspeção
Os usuários devem inspecionar com frequência os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo, com o intuito de detectar indesejáveis variações. Esta inspeção não deve, no entanto, ser tão frequente de modo que atrapalhe a própria execução das tarefas.
Adaptação
Se um inspetor identifica algo com um comportamento fora do esperado, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado. O ajuste deve ser feito o mais rápido possível para reduzir a possibilidade de mais erros.
E finalizando, 0 Scrum sugere quatro oportunidades formais para inspeção e adaptação:
- Reunião de Planejamento da Sprint;
- Reunião Diária;
- Reunião de Revisão da Sprint (Sprint de Revisão);
- Retrospectiva da Sprint (Sprint de Retrospectiva);
Confira: Curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Foundation da EXIN
Artigos Relacionados