Você bem sabe que presenciamos um ritmo acelerado de inovações no ramo de TI. Por isso, como uma maneira de se adequar à tendência de desenvolvimento ágil, buscou-se um novo tipo de metodologia para gerenciar processos.
Estes novos métodos, que apresentam uma abordagem incremental e que são destinados a satisfazer as necessidades dos clientes através da aplicação de uma nova mentalidade acerca do sistema, são chamados Métodos Ágeis.
Mas o que significa ser ágil? Ser ágil é conseguir criar saídas e responder às mudanças de forma rápida, buscando a opção mais eficaz em um ambiente turbulento, sendo assim capaz de balancear a flexibilidade e a estabilidade.
No caso da Metodologia Ágil, a melhor forma de aplicar este conceito é construir somente aquilo que o cliente valoriza.
De acordo com esta metodologia, o excesso de formalidade pode limitar o progresso do projeto, mas por outro lado, pode provocar o caos total, graças à falta de utilização dos processos que possam impedir o alcance de novos objetivos.
O uso do termo para se referir a esta metodologia, se deve ao fato de possuir uma abordagem simplificada. Porém, é preciso que você entenda que, neste caso, ser simples significa ser ágil; e, para ser ágil, é preciso muita disciplina e organização.
Existem várias opções para aplicar o conceito de ágil em seu projeto. Entre os métodos mundialmente mais conhecidos, destacam-se:
- Crystal
- FDD (Feature Drive Development)
- DSDM (Dynamic System Development Method)
- XP (eXtreme Programming)
- AUP (Agile Unified Process)
- Scrum
Cada um deles tem sua aplicação e suas particularidades, mas todos são constituídos por princípios ágeis. Além disso, se for necessário, você pode combinar dois ou mais métodos e aplicar ao seu projeto.
Fique ligado nas práticas ágeis, faça um Curso Online de Scrum Foundation da EXIN.
Veja o Top 3 certificações de TI para você tirar ainda esse ano
Artigos Relacionados