Gerenciamento de Requisição de Serviços é um assunto relativamente simples, mas grande parte das pessoas que estão diante das Centrais de Serviços não consideram alguns detalhes que são bem importantes.
Portanto, é bom levar em conta que segundo a ITIL 4, uma requisição de serviço se trata de uma chamada para a ação de serviço que esteja no acordo como parte normal da entrega de serviço.
Então, entenda aqui o que é o Gerenciamento de Requisição de Serviços, tipos, orientações, considerações e muito mais!
Baixe gratuitamente o Ebook: O que é ITIL 4? O Guia Definitivo da ITIL 4
Sobre o Gerenciamento de Requisição de Serviços
Em poucas palavras, o objetivo da prática de Gerenciamento de Requisição de Serviços é suportar a qualidade acordada de um serviço, pelo tratamento de todas as requisições, predefinidas e iniciadas pelo usuário, de forma eficaz, fácil e amigável.
Dessa forma, as requisições de serviço compõem uma parte normal da entrega de um serviço, e NÃO representam uma falha ou degradação a se tratar como um incidente.
Assim, a prática de Gerenciamento de Requisição de Serviços é fundamental para levar sua Central para o próximo nível.
Tipos de Requisição de Serviços
Primeiramente, as requisições de serviço podem ser divididas em alguns tipos:
- Uma solicitação de uma ação de entrega de serviço, como provisão de um relatório ou substituição de um cartucho de tinta de impressora;
- Um pedido de informação, como, por exemplo, como criar um documento ou qual o horário de funcionamento da empresa;
- Uma requisição para fornecimento de um recurso ou serviço, como um telefone ou notebook para um usuário ou um servidor virtual para uma equipe de desenvolvimento;
- Uma solicitação de acesso a um recurso ou serviço, como o acesso a um arquivo ou pasta.
Ainda, há feedback, elogios e reclamações, como, por exemplo, reclamações da nova interface ou elogios à equipe de suporte.
Considerações sobre o Gerenciamento de Requisição de Serviços
Logo, como as requisições de serviço são predefinidas e pré-acordadas, elas podem ser formalizadas em procedimentos claros para iniciação, aprovação, cumprimento e gerenciamento.
Aliás, algumas requisições de serviço têm fluxos de trabalho bem simples, como um pedido de informação.
Por outro lado, outras, como a configuração para um novo funcionário, podem ser bastante complexas e precisar da colaboração de várias equipes e sistemas.
Nesse caso, deve-se conhecer bem e testar os passos para execução de uma requisição, permitindo que o provedor faça acordos sobre tempos ou prazos de atendimento, assim como pode oferecer uma clara comunicação sobre a situação das requisições para os usuários.
Claro, isso é independente da complexidade.
Algumas requisições de serviço exigem autorização conforme políticas financeiras, de segurança da informação ou qualquer outra aplicável.
Orientações Gerais sobre o Gerenciamento de Requisição de Serviços
Enfim, existem certas orientações que a prática de Gerenciamento de Requisição de Serviços deve seguir para garantir seu sucesso. Veja quais são:
- Automatizar, no maior nível possível, as requisições de serviço e seus procedimentos para atendimento;
- Estabelecer políticas sobre quais requisições podem ser atendidas com pouco ou nenhum tipo de aprovação, simplificando o cumprimento;
- Estabelecer as expectativas dos usuários quanto aos tempos de atendimento de forma clara, baseados no que a organização pode, realisticamente, entregar;
- Identificar e implementar oportunidades de melhoria para agilizar e usufruir das vantagens da automatização no atendimento.
Além disso, deve-se considerar a criação de fluxos de trabalho para documentar e redirecionar qualquer solicitação considerada como requisição de serviço, mas que, na verdade,deveria-se tratar como incidente ou mudança.
Requisições de Serviço e Automação
Algumas requisições de serviço podem ser totalmente atendidas com automação, da submissão ao encerramento, permitindo uma experiência completa de autosserviço (self-service).
São exemplos: instalação de software cliente, provisão de servidores virtuais, emissão de relatórios simples, esclarecimentos de dúvidas, entre outros.
Enfim, o Gerenciamento de Requisição de Serviços depende de processos e procedimentos muito bem desenhados, operacionalizados por meio de ferramentas de automação e rastreamento para maximizar a eficiência da prática.
Nesse caso, tipos diferentes de requisição de serviços terão fluxos de trabalho de atendimento distintos.
Importante: a eficiência e a facilidade de manutenção serão maiores se considerarmos um número limitado de modelos de fluxos de trabalho.
E ao adicionar novas requisições de serviços ao catálogo de serviço, deve-se aproveitar os modelos de fluxo de trabalho existentes, sempre que possível.
Contribuição do Gerenciamento de Requisição de Serviços para as Atividades da Cadeia de Valor
Então, considerando a ITIL 4, é possível entender como é a contribuição do Gerenciamento de Requisição de Serviços para as atividades da cadeia de valor de serviço.
A prática aparece envolvida em toda a cadeia de valor, exceto na atividade “planejar”.
Melhorar
O Gerenciamento de Requisição de Serviços pode oferecer um canal para iniciativas de oportunidades, elogios e reclamações dos usuários; e contribuir para o aperfeiçoamento pela provisão de informações de tendência, qualidade e feedback sobre o atendimento de requisições.
Engajar
O Gerenciamento de Requisição de Serviços inclui comunicação regular para receber requisitos de usuários, estabelecer expectativas e fornecer atualização de status.
Desenho e transição
Pode-se iniciar e atender mudanças padrão como requisição de serviço.
Obter/construir
O cumprimento de requisições pode requerer aquisição de componentes de serviços pré-aprovados.
Entrega e suporte
Por último, o Gerenciamento de Requisição de Serviços contribui de forma significativa para a entrega normal do serviço. Essa atividade tem seu maior foco na garantia de que os usuários continuem a ser produtivos, o que às vezes depende e muito do atendimento das suas requisições.
Com dúvidas sobre o Gerenciamento de Requisição de Serviços? Se sim, deixe nos comentários. Não esqueça de conferir os outros textos do blog.
Artigos Relacionados