10 Conselhos do Steve Jobs para o profissional de TI
Steve Jobs, de fato, sempre será lembrado como um visionário do mundo digital. Em outras palavras, o homem que acrescentou a poesia e o design a caixas amareladas e sem graça.
Mas, antes de se transformar em uma lenda, ele era uma pessoa comum. Não é mesmo?
Nesse sentido, nós não podemos todos ser o Steve Jobs, mas todos nós podemos aprender com a sua vida extraordinária, de tal forma que os 10 conselhos a seguir podem nos motivar. Desse modo, confira!
1. Sinta para onde caminha o mundo
Em 2007, Steve Jobs disse: “Há uma velha Citação de Wayne Gretzky que eu amo. Eu patino para onde o disco vai, não para onde ele foi. E nós sempre tentamos fazer isso na Apple”.
A capacidade de Steve para antecipar as tendências ajudaram certamente a Apple a criar e dominar mercados inteiros.
2. Aprenda com os outros
No ensino médio, Jobs participou de conferências de uma empresa pequena de tecnologia chamada Hewlett-Packard. Antes de completar 21 anos, Steve tinha trabalhado tanto para HP e Atari.
Ele viu o que essas empresas estavam fazendo e aprendeu o que ele queria fazer de tal forma que fosse diferente com a Apple.
3. Conheça outros lugares e culturas
No ano anterior, em quem ele fundou a Apple, Jobs viajou para a Índia. A viagem tem uma maneira excepcional de ampliar a perspectiva de uma pessoa e expandir o sentidos para entender melhor a sociedade e o que ela quer.
4. Cerque-se de pessoas melhores do que você
Steve Jobs não era um grande engenheiro de computação. Isto é, a Apple não teria nenhuma chance se Jobs foi o único a construir os computadores. É por isso que ele recrutou Steve Wozniak.
Em suma, através dos anos, as empresas de Jobs floresceram graças às pessoas brilhantes que ele trouxe a bordo – como CEO da Apple, Tim Cook e Pixar CCO (Chief Creative Officer) John Lasseter.
5. Os Obstáculos são destinados a ser superados
Jobs e Wozniak ficaram sem dinheiro ao desenvolver o primeiro computador Apple. Em vez de ceder, Jobs vendeu sua van e Wozniak vendeu sua calculadora gráfica (bem cara na época). Quando há uma vontade, há um caminho.
6. Valorize as Pessoas que amam o que fazem
Jobs contratou pessoas apaixonadas que cultivaram culturas excepcionais nas empresas Apple e Pixar – e o resultado, nem precisa comentar.
7. Crie uma identidade exclusiva
Steve Jobs foi um dos primeiros a reconhecer a importância crescente das marcas pessoais na era da Internet. Sua camiseta preta é tão imediatamente reconhecível como o logotipo da Apple.
8. Tenha um propósito mais elevado
Buda disse: “Nós somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o mundo”.
Jobs colocou essa visão em realidade desde que ele começou a praticar o budismo na década 70.
9. Aprenda com os erros
Todo mundo falha. Acima de tudo, é como você responde a essas falhas que faz toda a diferença. Em 1984, Steve Jobs foi demitido da Apple.
Por fim, em 2005 no discurso de formatura de Stanford, ele comentou:
“Eu não vi isso na época, mas o fato é que ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser de novamente um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida”.
10. Nunca esqueça, a morte tá logo ali
Outro Trecho do discurso de Stanford:
“Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – estas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante “.
Leia também! Top 3 certificações de TI para você tirar ainda esse ano.
Enfim, se você gostou do nosso texto, deixe o seu ponto de vista. Pois, queremos saber o que pensa.
Mas, se acaso, ficou alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Assim sendo, comente.
Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!
Artigos Relacionados