NA PRÁTICA: Biblioteca da ITIL

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 6 de março de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A ITIL, Information Tecnhonology Infrastructure Library, ou em português, Biblioteca de Infraestrutura de TI, é um framework para gerenciamento de serviços de TI.

Este framework é composto por uma biblioteca de livros. A ITIL, nada mais é do que uma coletânea de livros. Ao contrário do que se ouve no mercado, a ITIL não é um software, uma ferramenta, ou ainda, uma metodologia.

Dentro da biblioteca da ITIL contem as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. Ou seja, existem processos nos quais milhares de pessoas já testaram e aprovaram sua eficácia.

Em resumo, entendemos que a ITIL é uma biblioteca e que o conteúdo de seu livro é composto por melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. A seguir, você vai entender alguns termos de extrema importância.

Melhores Práticas de TI

O conteúdo da ITIL se resume “nas melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI”. Possivelmente você já deve ter ouvido falar sobre estes jargões, mas nunca entendido o significado de melhores práticas, de gerenciamento de serviços, etc.

Melhor prática nada mais é do que fazer o mesmo que todos estão fazendo com o intuito de se obter também um resultado satisfatório. Ora, como já dizia o ditado, “a grama do vizinho é mais verde do que a sua”.

Então, isso significa dizer que a ITIL coleta, através de técnicas de benchmarking entre os donos destas “plantações de gramas”, as melhores práticas de como cultivá-las, tratá-las, podá-las, ou seja, as melhores práticas para ter um melhor desempenho.

Essas melhores práticas foram postas dentro das publicações dos livros da ITIL, que parece até uma “receita de bolo” para o sucesso de uma TI. Isso é errado dizer, pois cada TI, cada empresa e cada negócio pensa de uma forma, foca em negócio distinto e pode ter objetivos opostos.

Mas o ponto positivo é que a ITIL foi escrita para ser adaptável para qualquer tipo de empresa, por isso é um grande erro chamar a ITIL de metodologia, pois isso significa dizer que a ITIL é prescritiva, o que não é verdade, já que ela foca no “que” deve ser feito e não no “como”.

Até a próxima!


Você sabia? Os candidatos que estudam através de um curso oficial, a estatística de aprovação é de mais de 98%. Abaixo segue o link para a realização do exame e curso online OFICIAL.

>>  Curso Oficial e Exame para certificação ITIL Foundation <

Boa prova e bons estudos.

Gostou? Veja também:

Nossa lista de cursos online para Certificações em Gestão e Governança de TI

>> Veja Ferramentas ITIL Compliance, para Service Desk e simulados preparatórios <

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X