Jornada Digital e Seus Fatores Humanos

Laércio Azalim Júnior

Laércio Azalim Júnior

em 19 de agosto de 2020
Jornada Digital e Seus Fatores Humanos

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hoje Vamos falar um pouco sobre transformação digital e seus fatores Humanos!

A propósito, antes de mais nada, gostaria de denominar esse assunto como jornada digital, pois a transformação em si só acontece com a condução correta dessa jornada. Portanto, vamos começar com algumas perguntas inquietantes: por que o alto índice de fracasso? Por que, segundo a revista época¹, somente 30% dessas jornadas são consideradas bem-sucedidas?

Por que a tal transformação digital é tão difícil de ser implantada?

Começamos a responder essa pergunta, dizendo que existe algo fundamental no processo, que data de milhões anos atrás e normalmente é negligenciado. A jornada é nova, contemporânea aos conceitos do mundo VUCA, mas o principal fator é literalmente da idade da pedra.

Pessoas, meus amigos! são elas os principais pilares de uma jornada bem sucedida.

Não se refere a adquirir um software de ponta, ou atualizar a tecnologia .NET para .NET core, ou sair dos controles em Excel para um grande ERP de mercado, ou mesmo da implantação de inteligência artificial competitiva. Refere-se a algo bem mais elementar, está centrado na mudança de comportamentos, crenças, princípios e valores, que falando do âmbito empresarial, estão em vigor há mais de 80 anos.

O comportamento empresarial, assim como suas ferramentas, estão enraizados na maioria das empresas desde que “o mundo é mundo”. É desse tipo de pensamento que surgem aquelas expressões que você com certeza já ouviu nos corredores: “Aqui sempre funcionou assim”, “Aqui essas coisas não funcionam”, “Nossa empresa é diferente”.

GRÁTIS: Curso Online Agile Scrum Master Overview – Grátis

Para ter sucesso nessa jornada a cultura da empresa terá que sofrer grandes alterações. Mas cuidado! A empresa é composta por pessoas, logo, elas precisam mudar para que a cultura transformacional seja conquistada.

A jornada de transformação digital será tão complexa quanto o conjunto de indivíduos que a compõe. Fatores de Antagonismo, protagonismo e engajamento precisam ser mapeados e tratados. Desejos pessoais, ego e a percepção de status e poder são características que o indivíduo carrega para dentro da empresa, e, portanto, devem ser consideradas primordiais na condução da jornada digital. (HCMBOK – The Human Change Management Body Knowledge, 2016)

Um dos valores descritos no manifesto ágil, datado de 2001, traduz muito bem o principal fator que pode levar ao sucesso da transformação digital em uma empresa: indivíduos e interações acima de processos e ferramentas.

A jornada digital é um conjunto de atividades, antes de mais nada, humanas!

Você, executivo, considere essa jornada como uma caminhada humana. Processos e ferramentas são importantes, claro, mas devem ser usados de forma pragmática. Assim, a tecnologia utilizada é menos importante do que as pessoas que irão enfrentar diariamente as dificuldades para quebrar barreiras e paradigmas, pessoais e corporativos. Construa um propósito voltado para o engajamento das pessoas, que como consequência, as soluções para os problemas mais complexos irão aparecer naturalmente.

Preparatório pra a certificação internacional: Exin Agile Scrum Foundation

Acredite na capacidade humana, tire o melhor de cada indivíduo envolvido e considere que eles podem influenciar mais que qualquer software de última geração.

“Aprender como fazer café de qualidade é uma adoção, tornar-se um barista é uma transformação. Uma adoção muda apenas o que se faz, uma transformação muda quem se é.” – Jurgen Appelo

¹ Link reportagem revista época: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/05/transformacao-digital-da-errado-em-70-das-empresas-o-que-fazer-para-evitar-o-fracasso.html

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X