Independente se você é da área de TI ou não, possivelmente concordará comigo. Caso contrário, avalie se isso está acontecendo em sua empresa.
Conforme o ITMP, a maioria dos frameworks tende a focar na entrega de processos ou no valor e/ou nos resultados dos negócios, e adotar uma perspectiva comum na área de TI, que vê de dentro pra fora. Isto tende a dispersar o foco de diversas empresas do que realmente importa, que são os clientes e os negócios.
Os membros que auxiliam em implantação e suporte destes frameworks ficam tão focados em estrutura e execução que acabam perdendo um pouco a noção que o que importa realmente para a empresa é, por exemplo, vender o seu produto, prestar o seu serviço, ganhar dinheiro e agregar aos interessados.
O mais interessante, na maioria destes frameworks, é que utilizam sempre o mesmo discurso: gerar valor à empresa! Porém, em muitos casos, tornando um objetivo secundário.
A sua empresa vende produtos ou serviços de TI? Mesmo que a sua resposta seja positiva, avalie se o foco, esforço, investimento, aceitação aos riscos dela está na implantação do framework em questão, ou em gerar valor para todas as partes interessadas. Repito: todas as partes interessadas, não só para os membros da TI.
Será que este framework vai gerar resultados para o negócio? Cuidado para não gerar resultados apenas para a TI e não agregar nada ao negócio.
# Gostou do conteúdo?
Matricule-se no curso online do ITMP (Princípios do Gerenciamento de TI)
Veja também, outros artigos sobre Certificações e Gestão de TI
Artigos Relacionados



