0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

ITIL Foundation: o dono do processo e conceitos de função

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 8 de maio de 2020
ITIL Foundation: O Dono do processo

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ITIL Foundation: o dono do processo e conceitos de função. Tenha uma visão mais ampla sobre essa prática!

Você já deve ter se perguntado pelo menos uma vez, quem está por trás do processo, a fim de saber o que significa cada etapa dele, não é mesmo? Além disso, saber sobre os conceitos de função facilita alguns meios e se torna algo indispensável. Portanto, veja este post que preparamos para você que contempla questões da ITIL Foundation!

O dono do processo

Conforme ITIL Foundation (edição 2011), ser o Dono do Processo sugere se imputar e garantir que o processo esteja apto para o propósito desejado, na qual acaba sendo relevante as saídas do processo.

Exemplo: o Proprietário do Processo de Gestão de Mudanças. O dono do processo deve responder por um processo, garantindo que seja executado conforme acordado e documentado, atingindo as metas definidas apesar de onde estão e quais são as tecnologias, os serviços e os profissionais envolvidos.

Porém, o dever (accountable) do dono do processo se dá em patrocinar, desenhar, gerenciar mudanças e focar na melhoria contínua do processo e suas métricas.

Em conclusão, no geral, este papel acaba sendo atribuído à mesma pessoa que desempenha o papel de Gestor de Processo, mas em grandes empresas estes dois papéis às vezes se separam.

Conheça a nova versão da ITIL –  gratuitamente – com o Curso Online ITIL® 4 Overview – ITSM Best Practices Introduction.

Suas Principais Atribuições de Planejamento são: definir a estratégia e desenho, documentação, políticas, padrões e publicação do processo, incluindo a definição dos Indicadores Chave de Performance (KPIs).

Na operação

Garantir a execução, comunicação e encaminhamento de questões relacionadas à execução do processo, fazendo interface com os gerentes funcionais, garantindo que o processo receba os recursos necessários e que todos os envolvidos sejam treinados e conheçam bem seus papéis e juízos dentro do processo.

No desenho

Patrocinar, desenhar e gerenciar as mudanças no processo.

Atribuições na revisão

Revisar as sugestões de melhoria no processo e auditar regularmente os processos. De tempos em tempo, rever a estratégia do processo.

Gostou? Leia também: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI.

Homem usando notebook e aplicando conhecimentos da ITIL Foundation
A revisão não só se dá de modo prático, bem como deve se fazer com constância

Conceitos de função

Uma função é um conceito lógico, que se refere às pessoas e às medidas automatizadas que executam um processo definido, uma tarefa ou uma união de processos ou tarefas.

Em empresas maiores, uma função suporta uma divisão e execução por vários departamentos, equipes e grupos. Ou seja, pode também se incorporar dentro de uma única unidade organizacional.

Assim, as funções das Operações de Serviços são vitais para gerir o ambiente operacional de TI em um “estado estável”.

Elas são funções lógicas e não precisam ser realizadas em um formato de uma estrutura organizacional. Dessa forma, o Gerenciamento Técnico e o Gerenciamento de Aplicativos podem ser organizados em qualquer combinação e em qualquer número de departamentos.

A seguir, uma visão geral das funções da Operação de Serviço

* O Service Desk ou Central de Serviços é o principal ponto de contato para os usuários. Isso acontece por intermédio de interrupções do serviço, por solicitações de serviço ou mesmo para algumas categorias de Solicitação de Mudança.

A Central de Serviços fornece um ponto de comunicação único aos usuários.

  • Gestão de Operações de TI é a função prudente pelas tarefas operacionais diárias necessárias para gerenciar a infraestrutura de TI. Em suma, feito de acordo com os Padrões de Desempenho definidos durante a fase de Desenho de Serviços.
  • O Controle de Operações de TI é em geral composto por turnos de operadores. E de fato, eles acabam garantindo que as tarefas de rotinas operacionais se realizam.
  • A gestão de Instalações ou Facilities se refere à gestão física do ambiente de TI, o CPD ou sala de servidores.
  • Gestão Técnica fornece informações detalhadas sobre as habilidades técnicas e os recursos necessários para apoiar a continuidade da operação da infraestrutura de TI. Desse modo, desempenha um papel solene na concepção, análise, liberação e melhoria dos serviços de TI.
  • Gestão de Aplicação é prudente pela gestão de aplicações em todo o seu ciclo de vida, suportando e mantendo aplicações operacionais. Ele também executa um papel notável no desenho, teste e aperfeiçoamento das aplicações que fazem parte da gestão de serviços de TI.

Conclusão

Vimos que apesar de a ITIL possuir diversos conceitos e agregar muito ao mercado de trabalho. Ela também abre as portas para ideais incríveis, na qual conforme o profissional faz o seu uso, ele alcança metas e o seu sucesso fica cada vez mais em destaque.

Além disso, não perca chances que passam por você. Explore o épico mundo da TI, vale a pena se manter atualizado. Portanto, veja essas 10 dicas para você entrar no mercado de TI:

  1. Escolha um curso adequado;
  2. Estude bem;
  3. Procure um estágio;
  4. Aprenda a falar inglês;
  5. Busque se destacar no mercado;
  6. Seja curioso;
  7. Avalie se você necessita de um diploma;
  8. Foco no networking;
  9. Fique atento às vagas na Internet;
  10. Prefira empresas que oferecem treinamentos.

Conheça a nova versão da ITIL – GRATUITAMENTE – com o Curso Online ITIL® 4 Overview – ITSM Best Practices Introduction.

Se acaso você ficou com alguma questão, deixe o seu ponto de vista aqui.

E nós, da PMG Academy, iremos te responder o mais breve em seguida. Até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *