ITIL 4 – Por que e Por que Agora?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 3 de abril de 2020
ITIL 4 - Por que e Por que Agora?

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ITIL 4 – Por que e Por que Agora?

Com certeza você já se fez a pergunta: ITIL 4 – Por que e Por que agora? Pois bem… para que eu possa respondê-la, irei começar explicando o conceito de “Princípios Orientadores”, pois eles passam por todas as práticas definidas na ITIL 4 . Esses princípios funcionam como uma espécie de bússola para a organização, que deve segui-los em todas as circunstâncias, independentemente da existência de mudanças em seus objetivos, estratégias, tipo de trabalho ou estrutura de gerenciamento. É importante ressaltar que eles devem ser universais e duradouros.

Por falar em ITIL 4, a PMG Academy preparou um curso gratuito para você obter uma visão geral sobre o assunto, disponível em: Curso Online ITIL 4 Overview – ITSM Best Practices Introduction

Vamos a eles!

1. Foco no valor 

Toda atividade da organização deve remeter, diretamente ou indiretamente, ao valor para as partes interessadas. Dessa forma, a ITIL 4 estimula a criação conjunta de valor entre todos os envolvidos com o negócio, considerando o cliente sempre como a peça principal. E, obviamente, criação de valor é a premissa mais importante para alcançarmos sucesso.

 

2. Começar de onde você está

Isso significa não começar de zero, sem considerar o que já está disponível para ser aproveitado. O estado atual deve ser investigado e avaliado, de forma direta, para garantir que seja totalmente conhecido e compreendido. Pois é provável que exista uma grande quantidade de serviços, processos, programas, projetos e pessoas que podem ser usados para criar o resultado desejado.

 

3. Progredir iterativamente com feedback

Mesmo grandes iniciativas devem ser realizadas iterativamente, sem tentar fazer tudo de uma vez só. Portanto, deve-se organizar o trabalho em porções menores gerenciáveis, que possam ser executadas e concluídas em tempo hábil, porque isso facilita manter um foco mais claro em cada esforço. Assim se deve fazer também o uso de feedback antes, durante e depois de cada iteração, para garantir que as ações continuem focadas e apropriadas, mesmo quando ocorra alguma mudança nas circunstâncias.

 

4. Colaborar e promover visibilidade

O trabalho em conjunto através das fronteiras das áreas e práticas, produz resultados de maior aceitação, maior relevância para os objetivos e maior probabilidade de sucesso a longo prazo. Pois atingir objetivos requer informação, conhecimento e confiança. Desse modo, o trabalho e as consequências devem ser visíveis, sem agendas ocultas, com informações compartilhadas no maior grau possível.

 

5. Pensar e trabalhar holisticamente

Nenhum serviço ou elemento de um serviço, trabalha de forma isolada. Consequentemente, os resultados são entregues aos clientes internos e externos por meio do gerenciamento eficaz, eficiente e da integração dinâmica de informações; tecnologia; organização; pessoas; práticas; parceiros e acordos; todos coordenados para fornecer um valor definido.

 

6. Manter de forma simples e prática

Eliminar qualquer processo, serviço, ação ou métrica que não vá produzir valor ou resultado útil. E em um processo ou procedimento, usar o número mínimo de etapas necessárias para realizar o objetivo.

 

7. Otimizar e automatizar

Eliminar qualquer coisa que represente desperdício, utilizando a tecnologia para realizar o que for possível. Recursos de todos os tipos, particularmente Recursos Humanos, devem ser usados para seu melhor efeito. No entanto, a intervenção humana só deve acontecer quando realmente contribuir com valor.

Depois de fazer o curso gratuito ITIL 4 Overview, teste seus conhecimentos com o  Simulado ITIL 4 Foundation

Na ITIL 4, esses princípios orientadores não são apenas utilizados para oferecer suporte ao Sistema de Valor de Serviço. Já que eles podem servir como “um motor” e puxar tudo para os funcionários, para as equipes e para os clientes, que são os destinatários da criação de valor. Dessa forma os princípios e práticas do ITIL 4 se unem para habilitar e apoiar as iniciativas Agile, Lean e DevOps.

 

Mas agora efetivamente respondendo a pergunta “ITIL 4 – Por que e Por que Agora?“, posso dizer que para alguns é interessante pela simples competição no mercado, para outros o foco é aumentar a receita através de serviços com qualidade elevada. Para outra parcela, é uma escolha crucial, que pode fazer toda a diferença. O fato é que o mundo hoje é muito dinâmico, evolui rapidamente, então, a escolha de adotar e adaptar a melhor prática ITIL 4 pode ser um requisito de sobrevivência.

Leia também o artigo que preparamos sobre Carreiras e Certificações na área de Gerenciamento de Serviços de TI: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente