ITIL 4: 5 erros mais comuns na implementação

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 24 de junho de 2021

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cada vez mais, a ITIL 4 se populariza. Por certo, esta difusão tem um ponto positivo, trazendo habilidades aos profissionais de TI. No entanto, nem sempre a realidade é somente de aspectos positivos, e alguns problemas podem acontecer.

Por isso, é importante que você saiba quais são os erros mais comuns na implementação de ITIL 4. Para a melhora organizacional ser mais eficiente na sua empresa, continue lendo e saiba o que evitar!

1. Não é preciso integrar ITIL 4 em tudo

Computador com a tela descrevendo Melhoria Contínua

Um primeiro erro que muitos cometem é o de acabar tentando implementar e integrar a todo e qualquer processo da empresa. Neste momento, no entanto, é preciso ter um pouco de cautela.

Por certo, ITIL é bastante útil e querer integrá-lo não é em si algo ruim. Só que a questão que quero frisar aqui é que nem sempre isto é necessário. É possível, por exemplo, que alguns processos já estejam funcionando bem mesmo sem ITIL 4.

Dessa maneira, sua decisão deve levar em conta também se as coisas estão ou não funcionando antes de agir. Nem sempre a ação externa é necessária, e você pode economizar este tempo otimizando outra área de TI.

2. Não existe uma receita de bolo

Quando você vai fazer uma receita na cozinha, pode seguir passo a passo o que alguém lhe contou que o resultado deve vir positivo. Só que, no caso da implementação de ITIL 4, não é tudo exatamente dessa maneira.

De fato, não há uma receita que se aplique a todas as situações, independentemente do contexto. Pelo contrário, como eu falei no ponto anterior, muitas vezes a empresa está funcionando bem em alguns aspectos mesmo sem isto.

Então, o ideal é que você entenda e saiba adaptar esta nova abordagem ao que já tem sido feito e está dando certo. Dessa forma, vai evitar que o ITIL se torne um peso em vez de um auxílio.

3. Não analisar o seu sistema

Mulher mexendo em post-its na janela.

Pois bem, vamos retomar um pouco o ponto acima. Se falei que não existe uma receita que se aplica a todas as situações, então algo mais se mostra necessário.

Isto mesmo, você precisa analisar cada contexto para entender como implementar melhor ITIL v4. Ou seja, antes de integrar ao seu sistema, é preciso saber como e de que maneira as melhores práticas podem ser implementadas.

Isto vai ajudar a entender, por exemplo, quais processos já estão dando certo e quais precisam mais de uma reorganização. Aliás, é importante que, antes de mais nada, você defina objetivos, decidindo a implementar ou não com relação a eles.

4. Formar um time novo

Outro erro muito comum na implementação de ITIL 4 é que alguns gestores creem que é preciso formar um time novo para implementar esta estratégia. Na verdade, porém, não é bem assim.

Na verdade, você pode muito bem utilizar os recursos já existentes na empresa, mesmo que eles não tenham um conhecimento de ITIL. Isto pode ser resolvido se os colaboradores são inteligentes e estão dispostos a aprender e a adaptar-se.

Para isso, no entanto, o gestor deve estar bem preparado. É preciso pensar com antecedência se nesta equipe existente há pessoas capacitadas para exercer os novos cargos necessários. Novamente, pense nos recursos já existentes antes de querer trocar tudo.

5. Ignorar a resistência da equipe com ITIL 4

Não é porque você acha que ITIL 4 é uma ótima solução para a sua empresa que todos nela necessariamente pensam da mesma forma. Lembre-se de que esta implementação trará muitas mudanças na empresa, inclusive em termos de cultura de trabalho.

Como resultado, a equipe de colaboradores existente pode não ficar muito feliz com isso – e você não deve ignorar. É preciso entender se as mudanças estão sendo feitas muito rapidamente, de forma drástica, por exemplo.

Assim, a ideia é ganhar a cooperação do seu staff, com seções que os levem a entender os motivos pelos quais ITIL 4 é a melhor saída para a empresa. Ou seja, demonstre quais serão as vantagens da implementação e como eles também serão beneficiados sendo parte deste processo.

Estes são, então, cinco dos erros mais comuns na implementação de ITIL 4. Você identificou algum na sua empresa? Deixe nos comentários!

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *