ISO 27001: análise de risco em Segurança da Informação

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 20 de maio de 2020
ISO 27001

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ISO 27001: análise de risco em Segurança da Informação. Veja também, os seus objetivos principais!

Conforme a Norma ISO/IEC 27001, a análise de risco é uma objeto que se utiliza na gestão de riscos em segurança da informação.

Desse modo, o propósito de se realizar uma análise de risco é explicar se as ameaças são graves para os processos operacionais, assim como para achar os riscos associados.

Então, o nível de segurança certo e as medidas de segurança associadas acabam sendo possíveis de determinação.

Utilizamos uma análise de risco para a garantia das medidas de segurança e implantação das mesmas, em uma boa relação custo-efetivo. Só para ilustrar, em um momento oportuno, para então dar uma resposta eficaz às ameaças.

Segurança é uma questão complexa, mesmo para os especialistas experts. Pois, se torna difícil obter um meio termo entre as medidas de segurança. Uma vez que, elas valem-se de muita restrição e as que convertem-se em ineficazes ou inadequadas.

Gasta-se muito dinheiro em medidas de segurança inúteis, por não se conhecer bem os conceitos de segurança. Porém, a análise de risco vai ajudar a obter os conceitos necessários de segurança.

Portanto, uma análise de risco ajuda a empresa a avaliá-los corretamente e a determinar o correto equilíbrio das medidas de segurança. Os gestores também descobrirão os custos que estão envolvidos na tomada de cada medida de segurança.

Mulher e homem trabalhando juntos com controle de qualidade ISO 27001
A fim de proteger os usuários, a norma ISO 27001 é o padrão mundial na gestão da segurança da informação

Grátis! Curso Online ISO 27001 Overview

Uma análise de risco tem quatro objetivos principais

Abaixo, veja cada um dos objetivos e entenda como eles agem:

  1. Identificar os bens e os seus valores;
  2. Determinar as vulnerabilidades e ameaças;
  3. Determinar quais as ameaças se tornarão um risco e que podem interromper o processo operacional;
  4. Indicar um equilíbrio entre os custos de um incidente e os custos de uma medida de segurança parte da análise de risco é uma análise custo / benefício.

Os custos anuais associados às medidas de segurança encontram-se comparados com as perdas potenciais que poderiam ocorrer se as ameaças tornarem-se realidade.

👉 PMG Academy RECOMENDA:

A organização deve tomar cuidado para evitar situações onde a prevenção é mais cara do que o próprio ativo. Por exemplo, um servidor valendo R$ 100.000,00 e as medidas de segurança para protegê-lo custarem R$ 150.000,00.

Todavia, devido a alguns requisitos legais de proteção de dados, às vezes essas medidas realmente podem custar mais do que o valor dos ativos protegidos.

Note que não é fácil determinar o valor dos dados e principalmente das informações. Em suma, os danos à reputação da empresa, causados por um incidente de segurança, é muito difícil de se calcular.

Gostou desse conteúdo? Assim sendo, caso tenha sido interessante para você, aproveite para mostrá-lo a um amigo ou sua equipe de TI.

E se acaso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe aqui a sua questão ou ponto de vista.

Nós, da PMG Academy, iremos te responder o mais breve.

Jornada Segurança Cibernética

Por fim, não deixe de se inscrever na Jornada Segurança Cibernética! Um curso online, ao vivo e 100% gratuito, que aborda o conteúdo da certificação EXIN Cyber & IT Security Foundation (CISEF). Mais do que isso, você vai aprender os aspectos essenciais da segurança cibernética! Para fazer a sua inscrição, clique aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Olá, boa noite.

    Gostaria de saber se o curso ISO 27002 disponibiliza de certificação após a conclusão do curso ou só prepara?

    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *