0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

ISMP x CISSP: quais as diferenças entre eles?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 16 de fevereiro de 2021
ISMP e CISSP

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ISMP x CISSP: quais as diferenças entre eles? E saiba onde você pode fazer cada um dos cursos!

Uma das perguntas mais comuns entre os profissionais de TI é “qual é a melhor certificação para mim?”. Entre as diversas opções, ISMP e CISSP estão entre as mais visadas, e por isso é preciso saber diferenciar entre elas.

Ambos os exames demonstram que você tem habilidades de nível avançado em segurança cibernética. No entanto, eles diferem em alguns outros quesitos básicos, como você vai ver hoje. Portanto, siga lendo!

O que é o ISMP

Olho dinâmico enxergando o códigos do mundo
A segurança da informação se refere com a proteção de um conjunto de dados

Certamente, você sabe como a segurança da informação é um aspecto central do mundo atual. Afinal, no mundo globalizado em que vivemos, há um fluxo delas como nunca havia sido visto antes.

Até mesmo por isso, as certificações como o EXIN Information Security Management ISO/IEC 27001 Professional (ISMP) e o Certified Information System Security Professional (CISSP) são tão importantes.

O que o ISMP avalia, na verdade, é relacionado a aspectos organizacionais e gerenciais sobre a segurança da informação. Ou seja, você precisa compreender questões de gerenciamento de risco, organizacionais, relacionadas aos serviços e ao fornecedor, entre outros.

Este certificado, como não poderia deixar de ser, serve aos profissionais da segurança. Assim, se você está envolvido em etapas como da implementação, do reporte ou da avaliação, é uma boa pedida.

Entre os profissionais que costumam fazê-lo, existem alguns em particular. Por exemplo, executivos de segurança da informação (ISO), gerentes de segurança da informação (ISM) e gerentes de projeto, de processo ou de linha.

Dessa forma, com essa certificação, você pode obter a de ISO – Information Security Officer do EXIN. No caso do ISMP, ele garante que você consegue atingir resultados práticos e relacionados a configurações reais.

Aliás, para obter o ISO EXIN, o sugerido é que você também faça dois outros exames. Estes são o EXIN Information Security Management ISO/IEC 27001 Foundation – ISFS e o Privacy & Data Protection Foundation – PDPF.

O que é o CISSP

Agora, sobre o CISSP, é outra certificação que profissionais de segurança da informação, este da ISC². Inclusive, de acordo com a própria empresa, já são quase cem mil profissionais com este certificado, em 135 países.

Neste exame, o nível avaliado do candidato acontece em dez domínios:

  •  Arquitetura de segurança e design;
  • Criptografia;
  • Desenvolvimento seguro de software;
  • Governança de Segurança da Informação e Gerenciamento de riscos;
  • Leis, regulamentos, investigação e conformidade;
  • Plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres;
  • Segurança de operações;
  • Proteção de telecomunicações e redes;
  • Segurança física;
  • Sistemas de controle de acesso.

Para realizar este exame, no entanto, você deve cumprir alguns pré-requisitos. Entre eles, está a exigência de ter pelo menos 5 anos de experiência profissional remunerada e full-time, tendo atuação em dois ou mais dos domínios do exame.

Isto, é claro, traz um desafio a mais para quem deseja realizar o exame. Por esse motivo dos pré-requisitos, ele é considerado por muitos como sendo um pouco mais trabalhoso.

Diferenças entre os certificados

Homem sentando e acessando seu computador fazendo cursos de ISMP e CISSP
Vale a pena olhar cada ponto básico dos cursos CISSP e ISMP e fazer a escolha certa

Existem algumas diferenças básicas entre CISSP e ISMP. Entre elas, por exemplo, a do pré-requisito. Enquanto no primeiro há a exigência dos 5 anos de experiência, no segundo é de apenas 2 anos na atuação de gestão da segurança da informação.

Outra delas é o nível de complexidade da prova. Isto porque enquanto o ISMP possui apenas 30 questões, com duração de uma hora e meia, o CISSP tem 250 questões e pode chegar a até 6 horas de prova.

Já, entre as similaridades, talvez a maior de todas esteja que ambos focam em aspectos mais teóricos do que práticos. Neste caso, aliás, a certificação do EXIN acaba sendo mais relacionada à prática do dia a dia.

É importante ressaltar, ainda, que as duas têm um grande valor no mercado. Dessa forma, com ambas valorizadas, você não perde nada indo por um ou outro caminho.

Onde encontrá-los

Pois bem, depois de escolher qual dos dois cursos fazer, é hora de se preparar para eles, não é mesmo? Para isso, você pode fazer cursos preparatórios, uma vez que eles auxiliam a levá-lo direto ao ponto do que é pedido no exame.

Neste sentido, aqui na PMG Academy, nós podemos ajudá-lo. Temos diversas opções, como o curso online do EXIN ISMP, que tem índices de mais de 80% de aprovação.

Para conhecer mais sobre CISSP, ISMP e outras certificações, continue acompanhando nosso blog! E não esqueça de deixar nos comentários qual caminho preferiu seguir!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *