Integração entre Frameworks de acordo com estudos do ITMP

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 11 de agosto de 2014

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É comum ver profissionais de TI com dúvidas sobre a utilização do uso de diretrizes de um framework e uma possível colisão entre diferentes métodos de operação no setor.

Temos exemplos de Frameworks como o ITIL que é sobre Gerenciamento de Informação e o CobiT que é um framework voltado a Governança de TI que é explorado na Certificação ITMP. Para atingir integração, visão global e coerência entre os diferentes domínios de gerenciamento e processos podem ser utilizado o principio do CNIP (Co-operation when Necessary, Independent Operation when Possible). Cooperação quando Necessário, Operação Independente quando Possível.

Veja abaixo alguns exemplos de integração de frameworks:

Integração entre ITIL e CobiT

Estes frameworks podem ser usados juntos para melhorar três aspectos específicos da governança de TI, que são eles: conformidade, desempenho e relatórios de responsabilidade.

Enquanto a ITIL foca na eficácia e eficiência dos processos de gerenciamento da qualidade dos serviços, o CobiT é focado na observância de riscos.


 Está gostando do artigo? Conheça também o Top 10 das Certificações de TI


Integração ITIL e Six Sigma

Estes frameworks podem ser integrados com o objetivo de melhorar a qualidade e a organização dos processos e serviços. Enquanto a ITIL cobre o domínio de processos, o Six Sigma foca no melhoramento do método.

Integração da ITIL e CMMI

O CMMI tem um forte foco no desenvolvimento de (novos) serviços, enquanto a ITIL tem o foco na gestão da integração perfeita desses novos serviços nas operações diárias. O objetivo do CMMI e da ITIL é definir e descrever as mudanças no gerenciamento de processos, este objetivo é essencial, pois proporciona uma interface com o mundo exterior.  O foco da integração entre o CMMI e a ITIL deve ser a melhoria dentro das equipes de desenvolvimento e operações, assim como a cooperação entre as duas equipes.

Com isso, você já sabe. A integração é possível mesmo com frameworks bem diferentes. Porém, exige um estudo e a necessidade da sabedoria de sua aplicação para que importantes processos da empresa não sejam debilitados.

Alguma dúvida ou sujestão? Comente abaixo e fique a vontade para falar conosco!

Quer obter mais informações sobre estas integrações? Matricule-se em nosso Curso Online do ITMP – IT Management Principles.


Acesse a nossa Biblioteca Digital e nossa seção de simulados para certificação

Participe do Nosso Grupo no Linkedin


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X