Sim, é possível lucrar com práticas mais ecológicas, acredite! Conforme o Green IT CItizen, todo empresário sensato vive discutindo sobre redução de custos e aumento dos lucros, principalmente ao saber que há maneiras de se poupar algum dinheiro e ainda promovendo uma responsabilidade ambiental.
Frente a esta realidade, cabe a empresa desenvolver um business case – caso de negócio, onde contemplem ações para alavancar novas oportunidades de retornos financeiros e reduções de custos.
Um bom item que merece atenção neste caso de negócio deve estar relacionado ao custo de energia elétrica, já que o preço da eletricidade varia de região e localidade, além de flutuações, dependendo da época e horário do dia.
Uma série de fatores influencia o custo da eletricidade, tais como:
O custo do combustível: a despesa de combustível é um componente importante do custo da produção da energia elétrica, já que utilizam o carvão e o gás natural.
Existem outras fontes mais limpas, tais como a energia nuclear, energia eólica, solar e das hidrelétricas que não têm nenhum custo de combustível.
O custo do capital: O custo da energia renovável é quase que inteiramente apenas do custo do capital.
Por exemplo, a construção de um parque eólico exige um capital financeiro para erguer as torres, instalar turbinas eólicas, e conectá-los à rede elétrica, mas depois que estão em operação, não há nenhum custo com o combustível, apenas em uma manutenção contínua.
O custo de transporte e locais de distribuição: Fica mais caro obter energia elétrica de regiões mais distante das áreas urbanas.
Se você tem a flexibilidade na escolha de um local para o seu datacenter, prefira em locais perto de fontes de energia renováveis que podem poupar dinheiro, porque, geralmente é mais barato transmitir dados por longas distâncias do que enviar energia elétrica nas mesmas distâncias.
Regulamento: Aqui as agências governamentais se envolvem principalmente em questões quanto a limitações de emissão de carbono e no gerenciamento da demanda por serviços públicos, fazendo com que os preços da eletricidade subam.
O aumento em longo prazo dos custos com a energia é fundamental para um caso de negócio verde, por isso certifique-se de que entendeu dos regulamentos e os custos associados à produção e distribuição de eletricidade, e enfatize o seu potencial impacto na sua organização.
Você pode usar ainda mais soluções de TI para ajudar em sua jornada verde. As áreas que podem ser explorar incluem:
- Utilização e consolidação de servidores e armazenamento;
- Aproveitando a virtualização e as técnicas de cloud computing;
- Definição de um ciclo de vida de informações, assim detectando como e quando disponibilizar, processar, e descartar as informações;
- Implementação e execução da política das boas práticas de uma TI Verde;
- Otimização dos processos de negócios;
- Otimização do suporte à decisão para o uso das informações em ações verdes;
- Utilizar software de gerenciamento de dados para reduzir os requisitos de armazenamento físico e, assim, reduzir o uso de energia e de espaço no datacenter;
- Usando tecnologias de compressão de dados para que ocupem menos espaço de armazenamento, usando menos energia e espaço no datacenter.
Acredite, a simples redução do uso do papel em seu escritório pode sim salvar diversas árvores. Conforme o engenheiro florestal, Helton Damin, “cada árvore de eucalipto fabrica cerca de 23 resmas de papel A4”.
E lembre-se, há outros fatores envolvidos em uma simples impressão, tais como a energia, a tinta, espaço físicos, entres outros.
Gostou do conteúdo?
Matricule-se já no Curso Oficial Green IT Citizen
E veja cursos preparatórios para Certificações de TI
Artigos Relacionados



