Green IT: Lucrando com Práticas mais Ecológicas

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 22 de abril de 2015

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sim, é possível lucrar com práticas mais ecológicas, acredite! Conforme o Green IT CItizen, todo empresário sensato vive discutindo sobre redução de custos e aumento dos lucros, principalmente ao saber que há maneiras  de  se  poupar  algum  dinheiro  e  ainda  promovendo  uma  responsabilidade ambiental.

Frente a esta realidade, cabe a empresa desenvolver um business case – caso de negócio,  onde  contemplem  ações  para  alavancar  novas oportunidades  de  retornos financeiros e reduções de custos.

Um bom item que merece atenção neste caso de negócio deve estar relacionado ao custo de  energia  elétrica,  já  que  o  preço  da  eletricidade  varia  de  região  e localidade,  além  de flutuações, dependendo da época e horário do dia.

Uma série de fatores influencia o custo da eletricidade, tais como:

O custo do combustível: a despesa de combustível é um componente importante do custo da produção da energia elétrica, já que utilizam o carvão e o gás natural.

Existem outras fontes mais limpas, tais como a energia nuclear, energia eólica, solar e das hidrelétricas que não têm nenhum custo de combustível.

O custo do capital: O custo da energia renovável é quase que inteiramente apenas do custo do capital.

Por exemplo, a construção de um parque eólico exige um capital financeiro para erguer as torres, instalar turbinas eólicas, e conectá-los à rede elétrica, mas depois que estão em operação, não há nenhum custo com o combustível, apenas em uma manutenção contínua.

O custo de transporte e locais de distribuição: Fica mais caro obter energia elétrica de regiões mais distante das áreas urbanas.

Se você tem a flexibilidade na escolha de um local para o seu datacenter, prefira em locais perto de fontes de energia renováveis que podem poupar dinheiro, porque, geralmente é mais barato transmitir dados por longas distâncias do que enviar energia elétrica nas mesmas distâncias.

Regulamento: Aqui as agências governamentais se envolvem principalmente em questões quanto a limitações de emissão de carbono e no gerenciamento da demanda por serviços públicos, fazendo com que os preços da eletricidade subam.

O aumento em longo prazo dos custos com a energia é fundamental para um caso de negócio verde, por isso certifique-se de que entendeu dos regulamentos e os custos associados à produção e distribuição de eletricidade, e enfatize o seu potencial impacto na sua organização.

Você pode usar ainda mais soluções de TI para ajudar em sua jornada verde. As áreas que podem ser explorar incluem:

  • Utilização e consolidação de servidores e armazenamento;
  • Aproveitando a virtualização e as técnicas de cloud computing;
  • Definição de um ciclo de vida  de  informações, assim detectando como e quando disponibilizar, processar, e descartar as informações;
  • Implementação e execução da política das boas práticas de uma TI Verde;
  • Otimização dos processos de negócios;
  • Otimização do suporte à decisão para o uso das informações em ações verdes;
  • Utilizar software de gerenciamento de dados para reduzir os requisitos de armazenamento físico e, assim, reduzir o uso de energia e de espaço no datacenter;
  • Usando tecnologias de compressão de dados para  que ocupem  menos espaço de armazenamento, usando menos energia e espaço no datacenter.

Acredite, a simples redução do uso do papel em seu escritório pode sim salvar diversas árvores. Conforme o engenheiro florestal, Helton Damin, “cada árvore de eucalipto fabrica cerca de  23  resmas  de  papel  A4”.

E lembre-se, há outros fatores envolvidos em uma simples impressão, tais como a energia, a tinta, espaço físicos, entres outros.


Gostou do conteúdo?

Matricule-se já no Curso Oficial Green IT Citizen

E veja cursos preparatórios para Certificações de TI


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente