0 voices, 0 resposta
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #55071

    Anônimo
    Inativo
    @

    Bom Dia

    Pelo que ouvi do Cobit 4.1 para o 5.0 a forma de analise de maturidade mudou do CMMI para uma ISO especifica. Além disso quais mais mudanças houveram?

    Obrigado!

    #56071

    Anônimo
    Inativo
    @

    Iaí Carlos, beleza?

    Cara, eu vi a tua pergunta na minha timeline do Café com TI e acho que posso te ajudar com essa dúvida. Eu li recentemente um artigo daqui da PMG Academy com os 5 modelos de maturidade do COBIT 5 e lá você vai poder ter acesso a essa informação do qual você sente dúvidas. Ta aí oh:

    “Maturidade Nível 1 – Inicial / Ad Hoc

    Há evidências de que a organização reconheceu que problemas existem e devem ser endereçados. Entretanto, não há processos padronizados.

    Em vez disso, abordagens pontuais são adotadas e há uma tendência de serem aplicadas em uma base individual ou caso-a-caso. A abordagem geral de gerenciamento é desorganizada.

    Em resumo, já existe processo, só que ainda são ad hoc, tendem a ser aplicados a um individuo ou tratado casualmente. De forma geral ainda o gerenciamento é desorganizado.

    Maturidade Nível 2- Repetível, mas intuitivo

    Processos forma desenvolvidos ao estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas executando a mesma tarefa.

    Não há treinamento formal ou comunicação sobre os procedimentos padronizados, e a responsabilidade é tratada de maneira individual. A um alto grau de dependência no conhecimento de indivíduos e erros são muito comuns.

    Maturidade Nível 3 – Processos Definidos

    Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento. É mandatório que estes processos sejam seguidos. É incomum que desvios sejam detectados.

    Os procedimentos propriamente ditos não são sofisticados, mas existe a formalização sobre as práticas existentes.

    Maturidade Nível 4 – Gerenciados e Medidos

    O Gerenciamento monitora e mede a aderência aos procedimentos e toma ações onde os processos parecem não estar funcionando efetivamente. Processos estão sob melhoria constante e fornecem melhores práticas. Ferramentas automatizadas são utilizadas em uma maneira limitada ou fragmentada.

    Maturidade Nível 5 – Otimizado

    Processos foram refinados ao nível de boas práticas, baseados nos resultados de melhoria contínua e modelos de maturidade com outras empresas. TI é utilizada de maneira integrada para automatizar os fluxos de trabalho, fornecendo ferramentas para melhoria de qualidade e efetividade, fazendo que a organização rapidamente se adapte.

    fonte: https://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/cobit-modelos-maturidade

    #56073

    Anônimo
    Inativo
    @

    Carlos,

    A alguns meses publicamos um artigo contendo todas as informações com relação as diferenças do Cobit 4.1 pro Cobit 5. Vou deixar o link disponível pra você se divertir aí! E compartilha aí com os amigos ;)

    Link: https://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/download-do-cobit-5

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.