0 voices, 0 resposta
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor

Anônimo
    Inativo
    @

Acabei de tirar minha certificação ITIL, e agora preciso de um norte para o que mais devo buscar. Sei que isso é muito relativo a área que quero seguir, contudo também é direcionado para o que o mercado está buscando. Estou com interesse de buscar uma certificação Cobit ou PMP. O que vcs me aconselham?

Grato.

Anônimo
    Inativo
    @

Olá Carlos Alberto.

A Certificação ITIL Foundation, que creio eu foi o nível da certificação que você acabou de passar, é apenas o início da carreira ITIL, que também creio eu você deve ter visto no curso, onde existem o níveis intermediário, expert e master. Não sei se você é um profissional de Infraestrutura/Suporte ou de desenvolvimento ou banco de dados,mas para todos esses profissionais o entendimento da ITIL, no dias atuais, é essencial.

A ITIL trata no nível tático e operacional, apesar de termos uma fase de estratégia no ciclo de vida do serviço. O Cobit já trata do nível estratégico, existe um maior detalhamento de indicadores e do o que pode ser feito para alcançar níveis de maturidade mais altos.

Sobre o PMP é costume falar que se você tira essa certificação você será um Gerente de Projetos em qualquer área de você tem especialidade. Se você tem mais certificações na ITIL então você pode gerenciar um projeto de implantação de processos da ITIL com mais propriedade.

Creio que você deve amadurecer no ITIL, procure tirar as certificações do nível Intermediário. Trilhe sua carreira dentro da ITIL, depois faça um MBA de Gerenciamento de Projetos e Tire o PMP. Se você quiser ser um Auditor de Serviços de TI então vá para o COBIT e demais carreiras do ISACA.

Espero ter ajudado.

Anônimo
    Inativo
    @

Vale lembrar que a certificação PMP é uma das mais exigentes, com exceção da carreira ITIL que é mais complexa considerando todos os níveis (no meu humilde conhecimento).

A PMP exige que voce ja seja o ‘pica’ dos projetos e apenas valida seus conhecimentos. Você pode até fazer um curso de PMP, mas pra se certificar terá que ter milhares de horas comprovadas em liderança de projetos.

Não vou recomendar nada porque estou no mesmo barco que você ou pior, ainda estudando ITIL :silly:

Me corrijam se falei algo errado.

Marcelo.

Posso falar por experiência própria. Ter uma certificação ITIL Expert ou PMP você vai passar pela mesma dificuldade: Conhecimento prático. As pessoas que fizeram uma decoreba do conteúdo e passaram na prova normalmente são profissionais ruins e limitados. Só engoliram os livros e tiveram muita sorte em ser aprovado.

Digo sorte, pois eu até brinco dizendo o seguinte, se você fizer o exame da ITIL Intermediate e PMP com os livros abertos, vai ter muita dificuldade em passar. Isso é bom até para calar alguns que dizem que estas provas é só decorar e passar no exame…. inocentes! B)

Os dois têm níveis de dificuldades semelhantes, mas ficar 4 horas em cima de uma prova (PMP) não é tão ruim do que ficar quase 12 horas (média da formação ITIL Expert) entre 6 provas. Tem um lance do Nível do Bloom, ou seja, nível de raciocínio e interpretação das perguntas. E sem dúvida, a da ITIL é muuuuuuito mais exigente. Em um exame em que 3 das 4 questões estão corretas e você deve selecionar a “mais correta” é de queimar neurônio meu amigo.

Abraços.
    Adriano

Anônimo
    Inativo
    @

Mas voce concorda que a carreira ITIL acaba sendo mais acessivel por não te cobrar vivência profissional como no PMP?

Eu só acho o PMP menos acessível por conta dos requisitos pré-certificação. Afina de contas não é qualquer empresa que vai te aceitar como lider de projetos pra voce ganhar a experiencia necessária. Por outro lado não é qualquer um que topa enfrentar a escadinha do ITIL, mesmo dependendo unica e somente dele.

Acho que no final das contas tudo depende do objetivo… ser a certificação menos dificil não a deixa mais facil =/

A carreira da ITIL não é mais acessível apenas pela ausência do pré-requisito da vivência profissional. Só isso não fará da carreira ITIL Expert mais fácil ou tranquila, e muito menos acessível que o PMP, não mesmo!

Do que adianta ser mais acessível e levar pau na prova. Por isso a Axelos e o PMI sabem onde estão pisando… não é a toa que cobram algumas coisas.

E não se engane Marcelo, a própria Axelos coloca como altamente recomendável de 2 a 4 anos de experiência. Ela não faz auditoria, mas é uma recomendação. Ela sabe que se o profissional não tiver pelo menos isso, esquece, grandes chances de levar pau no exame ou não ser um bom consultor. Da mesma forma o PMP. Eu fui um deles, não passei por auditoria nenhuma e talvez sentira um pouco de dificuldade de demonstrar a vivência.

O que Axelos diz:

To be eligible for the examination leading to the ITIL Release, Control and Validation Certificate, the candidate must fulfil the following requirements:

 Undertake at least 30 contact hours (hours of instruction, excluding breaks, with an Accredited Training Organisation (ATO) or an accredited e-learning solution) for this syllabus, as part of a formal, approved training course/scheme
     2 to 4 years professional experience working in IT service management is highly desirable
     Hold the ITIL Foundation Certificate in IT Service Management (or other appropriate earlier ITIL and bridge qualifications– see Prerequisite Entry Criteria on p5)
     It is also recommended that candidates should complete a minimum of 12 hours of personal study by reviewing the syllabus and the pertinent areas within the ITIL Service Transition and ITIL Service Operation core guidance in preparation for the examination, specifically Chapter 2: Service management as a practice.

Abraços
    Adriano

Anônimo
    Inativo
    @

Ja que os dois são bem difíceis, nos resta escolher o que mais brilhar os olhos =)

Anônimo
    Inativo
    @

Prefere gerir atividades que tem começo, meio e fim? Ou prefere arrumar a casa, a TI?
    Você gosta de atividade continuada, resolver problemas ou gosta mais de entregar um produto ou serviço?
    Ou melhor, você gosta de processo ou projeto?

Anônimo
    Inativo
    @

Como um bom virginiano, sou detalhista e perfeccionista, arrumar a casa é muito melhor. Auditoria é uma extensão interessante.
    Gerenciar projetos é depender de outrem… E com essa onda de redução de custos, voce corre o risco de ter que trabalhar com uma equipe a ferro e fogo.

No final das contas é:
    Gerenciar processos x Gerenciar pessoas

Dizer o que tem que fazer é mais fácil do que mandar fazer rsrsrs

Oi Carlos Alberto, tudo bem?

Fiz um vídeo para responder sua pergunta: http://youtu.be/DA1vOLnoRDs?list=UUSfg2KKUXEk-Wx8mBid_6DA

Abraços
    Adriano

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.