Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

CobiT 5 e seus benefícios para empresas e profissionais de TI

PMG Academy

PMG Academy

em 13 de maio de 2020

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

CobiT 5 e seus benefícios para empresas e profissionais de TI. E saiba como essa prática opera na gestão!

Para você entender melhor os benefícios do CobiT 5, a fim de saber vantagens valiosas, fizemos uma seleção de dados úteis, tanto para profissionais como para empresas.

O CobiT orienta na definição do ponto de partida nas ações de governança e na gestão, assim como sobre quais são os desejos das partes interessadas relacionadas com a TI da empresa.

Dessa forma, o CobiT 5 serve para ajudar na criação de um panorama mais holístico, ampla, integrado e completo da governança corporativa e da gestão de TI. Em suma, uma visão ampla, que fornece uma cobertura de ponta a ponta para todas as questões ligadas a TI.

Além de ser consistente com os padrões geralmente aceitos em governança corporativa. Ele também  ajuda a atender às exigências normativas.

Portanto, selecionamos para vocês os benefícios que ele traz as empresas e para os profissionais.

Mulher usando computador e aplicando o CobiT 5
Usado do modo certo, o CobiT fornece mais segurança e apoio à tomada de decisões

5 vantagens do CobiT 5 para os indivíduos:

  1. Entende os níveis de risco relacionados à TI e toma decisões, a fim de reduzir incidentes de segurança da informação. Então, ele utiliza esta razão sobre o risco com o objetivo de melhorar a prevenção, detecção e recuperação dentro de uma empresa.
  2. Fornece ferramentas para que as empresas mantenham dados de alta qualidade, que apoiem as decisões do negócio.
  3. Ajuda as empresas a atender às exigências normativas, estatutárias ou governamentais.
  4. Alinha, dirige, organiza e controla, de modo apropriado, os serviços de TI dentro de um negócio a fim de evitar incidentes e alcançar os objetivos do mesmo.
  5. Entende a abordagem do CobiT 5 em relação à governança e o seu relação com outras boas práticas de TI.

5 vantagens para empresas:

  1. Utiliza a estrutura de negócio dos objetivos de controle da tecnologia da informação para a governança e gestão de TI corporativa.
  2. Alcança os objetivos estratégicos e percebe os benefícios de negócios através da utilização eficaz e inovadora da TI.
  3. Apoia o efeito de leis, regulamentos, acordos contratuais e políticas. Além disso, recebe vantagem competitiva sobre outras empresas.
  4. Reduz a complexidade e aumenta a rentabilidade, devido a uma junção maior e mais facilitada dos padrões de segurança da informação e das boas práticas e/ou diretrizes específicas setoriais. Isto é, resultando, desta forma, em excelência operacional por meio da aplicação confiável e eficiente da tecnologia.
  5. Melhoria da junção da segurança da informação na empresa. Ou seja, provindo, assim, no aumento da satisfação do usuário com o sistema de informação de segurança, bem como com os saldos alcançados.

Fonte: APMG

Leia também: Carreiras e Certificações na Área de Governança de TI.

Metas em cascata do CobiT 5

O mercado, a indústria, a política e outros quesitos externos – assim como a cultura, a empresa, o apetite ao risco e ações internas – são os fatos que fazem cada empresa variar, uma vez que, o contexto pelas quais elas operam depende desses atos. Além disso, exigem uma governança distinta e um sistema de gestão que faça a diferença.

Assim sendo, as necessidades das partes interessadas devem ser transformadas em estratégias de uma empresa.

Mas o que isso quer dizer?

A princípio, os objetivos em cascata do COBIT 5 são meios que traduzem os desejos das partes interessadas, mudando-os em específicos, acionáveis e editáveis metas corporativas. Para depois, mostrarem metas relacionadas a TI e aos objetivos do facilitador.

Mas, essa tradução permite definir metas específicas em todos os níveis e em todas as áreas da empresa, suportando os objetivos gerais e os  requisitos das partes interessadas. E, desse modo, suporta de forma efetiva a busca do alinhamento entre os desejos da empresa e as soluções e os serviços de TI.

Dessa maneira, vale lembrar que o CobiT 5 possui fusão de conteúdo com os principais frameworks publicados pelo ISACA, como:

  • COBIT 4.1;
  • Val IT;
  • Board Briefing on IT Governance;
  • Risk IT;
  • BMIS (Business Model for Information Security);
  • TGF (Taking Governance Forward);
  • ITAF (IT Assurance Framework).

Enfim, caso você tenha alguma questão, deixe aqui o seu ponto de vista. Saiba que é muito bom contar com a sua presença em nosso blog.

Afinal, temos um carinho grande por você. Desse modo, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve.

Até logo mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *