#56102

Marcelo.

Posso falar por experiência própria. Ter uma certificação ITIL Expert ou PMP você vai passar pela mesma dificuldade: Conhecimento prático. As pessoas que fizeram uma decoreba do conteúdo e passaram na prova normalmente são profissionais ruins e limitados. Só engoliram os livros e tiveram muita sorte em ser aprovado.

Digo sorte, pois eu até brinco dizendo o seguinte, se você fizer o exame da ITIL Intermediate e PMP com os livros abertos, vai ter muita dificuldade em passar. Isso é bom até para calar alguns que dizem que estas provas é só decorar e passar no exame…. inocentes! B)

Os dois têm níveis de dificuldades semelhantes, mas ficar 4 horas em cima de uma prova (PMP) não é tão ruim do que ficar quase 12 horas (média da formação ITIL Expert) entre 6 provas. Tem um lance do Nível do Bloom, ou seja, nível de raciocínio e interpretação das perguntas. E sem dúvida, a da ITIL é muuuuuuito mais exigente. Em um exame em que 3 das 4 questões estão corretas e você deve selecionar a “mais correta” é de queimar neurônio meu amigo.

Abraços.
Adriano