Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Na prática: M_o_R Para Gerenciamento de Riscos

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 18 de maio de 2020
NA PRÁTICA: M_o_R para Gerenciamento de Riscos

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Na prática: M_o_R para Gerenciamento de Riscos. Entenda também, qual o impacto que este framework pode causar!

Não há como falarmos de Governança se não tratarmos do gerenciamento de riscos. Ou seja, o framework do M_o_R® entra bem aqui. Pois, quando falo de riscos, estou citando várias perspectivas dentro de uma empresa. Seja ela estratégica, de projeto, de programa ou de riscos operacionais.

Um risco consiste em uma combinação de probabilidade de uma ameaça ou oportunidade aparente. Porque, sucede além da magnitude de seu impacto sobre os objetivos.

A partir dessa definição, a palavra “ameaça” se usa para descrever um evento incerto. Tal qual, que pode ter um impacto negativo sobre os objetivos ou os benefícios.

Em contrapartida, usamos a palavra “oportunidade” para descrever um fato incerto. Este, que pode ter um impacto favorável sobre os objetivos ou benefícios.

A empresa que recorrer ao M_o_R, talvez seja muito provável, estar na busca por algo maior. Por exemplo: aumentar a vantagem competitiva; conscientizar-se do risco; gerenciar possíveis problemas e oportunidades; melhorar o desempenho através da redução de desperdícios e/ou fraudes e do uso mais eficiente de recursos.

Leia também: Profissões do futuro: as baseadas em tecnologia estão entre as mais promissoras.

Desse modo, o benefício de se usar o M_o_R é para que as atividades de manutenção tenham mais gestão. Além disso, faz com que a probabilidade de realização das iniciativas de mudanças cresça.

Com o M_o_R, a empresa ganha através de métricas e processos. Isso sem contar as fontes mais específicas de recomendações sobre técnicas de gerenciamento de riscos. Isto é, para que assim seja desenvolvido um roteiro de gerenciamento de risco.

Homem acessando computadores e evitando ameças M_o_R
No M_o_R, a palavra “ameaça” se usa para descrever um evento incerto

M_o_R no Gerenciamento de TI

Com este framework, os riscos são geridos de acordo com as operações e os serviços do dia-a-dia. Como: programas e projetos, recuperação de desastres e segurança de TI.

Portanto, ao incorporar a abordagem de gerenciamento de riscos dentro da operação de TI, o gerenciamento de TI será capaz de controlar melhor os riscos. Nesse sentido, advém através da visibilidade e da geração de relatórios.

PMG Academy RECOMENDA:

Segundo o próprio guia define, “Gerenciamento de Risco engloba todas as atividades necessárias para identificar e controlar a exposição ao risco, que pode ter um impacto sobre a realização dos objetivos de negócios de uma organização”.

Assim sendo, o principal desafio pode ser a construção de uma “cultura de culpa” dentro da empresa. Evento onde os funcionários e os gestores estarão mais dispostos a informar sobre os riscos associados à sua área de responsabilidade.

E aí, gostou desse nosso conteúdo?

Se acaso você ficou com alguma dúvida, deixe aqui a sua questão ou o seu ponto de vista.

Nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *