Entendendo o Universo de GREEN IT – Responsabilidade ambiental

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 19 de fevereiro de 2014

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com quem você veio?

Fato:

Em tempos modernos tornam-se habituais diversas abordagens no âmbito da sustentabilidade ambiental, e agora, entrando no âmbito da Tecnologia da Informação, como uma fonte geradora e responsável por Resíduos Eletroeletrônicos – REEE, onde seu correto descarte é um item crucial para o desenvolvimento sustentável e diminuição de custos indiretos.

Para esse fato o Brasil está implantando a lei 12.305/2010 e decreto 7.404/2010 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e Logística Reversa, que aborda os princípios, objetivos, instrumento e diretrizes relativos à gestão integrada de resíduos sólidos como: televisão, computadores, celulares e outros itens fora REEE classificados como sólidos.

Análise do fato:

Como um ponto positivo pode sim ser citado a iniciativa do governo federal brasileiro em incentivar a sociedade a reciclar não apenas os REEE, mas diversos resíduos sólidos para um bom descarte, entretanto, estamos ainda estamos carentes de projetos e/ou leis que conscientizam a população a “pensar na reciclagem” lá nos primórdios da educação.

Assim como na teoria da Hierarquia de Necessidades do psicólogo americano Maslow, que apresenta os requisitos básicos a serem supridos em etapas escaláveis onde para se atingir níveis mais altos, é necessário suprir o anterior e assim atingir a auto-realização, as crianças brasileiras crescem instruídas que devem suprir as necessidades sociais como: comer, falar, estudar, e trabalhar para futuramente poder comprar.

No cenário escolar infantil brasileiro, programas que incentivam a reciclagem e o pensamento sustentável são iniciativas isoladas e em grande parte seu ponto final é o momento que esbarram em incentivos financeiros, visto que o governo não possui nenhuma lei para estimular tais ações. Portanto, instruir pessoas adultas para querer reciclar depois que cresceram pensando só em comprar, é como querer construir uma casa em um terreno de areia movediça!

– “Para que a reciclagem dos Resíduos Eletroeletrônicos – REEE, citados no livro Green IT for Dummies como “E-Lixo” tenha o efeito esperado em nossa sociedade brasileira, ter um bom ALICERCE; já é tarde!”.

Comente Abaixo…

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Você voltou! 😊 Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
Aproveite agora o desconto de 10%! Essa é a sua última chance! Resgatar Agora!

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X