O CEO Peter Hepworth da Axelos anunciou hoje (13/03/2015), no Congresso de Liderança de GSTI (Gerenciamento de Serviços de TI) em Cingapura, uma nova qualificação, a ITIL® Practitioner.
A qualificação ITIL Practitioner está sendo desenvolvida em colaboração com profissionais de todo o mundo para ajudar as organizações e as pessoas aumentarem o valor ao usarem a ITIL, oferecendo uma orientação prática adicional ao adotar e adaptar a estrutura, fornecendo assim, suporte ao negócio.
Este é o próximo passo após a ITIL Foundation para os profissionais que já aprenderam as noções básicas de Gerenciamento de Serviços de TI e o valor para os negócios com os serviços bem desenhados e entregues.
A seguir, algumas considerações e as principais perguntas e respostas referente à nova Qualificação.
A Qualificação:
# Por que introduzir essa nova qualificação?
A qualificação tem como objetivo demonstrar que os profissionais de IT Service Management (ITSM) têm a capacidade de aplicar os conceitos de ITIL em sua organização, garantindo o máximo de valor aos negócios, adequando-as à sua finalidade e à utilização dos serviços.
Ao mesmo tempo em que foi projetada para gerar confiança aos gestores através dos membros de sua equipe, demonstrando estarem prontos para iniciarem e realizarem com êxito as iniciativas de melhoria.
# No que o exame ITIL Practitioner é baseado?
O exame baseia-se em vários elementos da ITIL, com um forte foco na Melhoria Contínua de Serviços (CSI), uma fase do ciclo de vida fundamental na ITIL; bem como em uma orientação adicional que cobre alguns elementos práticos em mais detalhes.
# Como a Axelos decidiu lançar a ITIL Practitioner? E quem foi consultado?
Desde o início da Axelos, em 2013, reuniram-se com profissionais de todo o mundo para entender como é usado o portfólio das melhores práticas, seus sucessos e desafios. Foram analisados os feedbacks para encontrar formas de ajudar a melhorar o desempenho das organizações.
A nova qualificação da ITIL Practitioner e as orientações que as acompanham é uma resposta aos pedidos dos profissionais para adicionar elementos práticos ao complementar a orientação da ITIL existente.
A qualificação ITIL Foundation fornece uma boa compreensão do que é gerenciamento de serviços, além de introduzir todos os conceitos e linguagens relevantes da ITIL, enquanto o “como” é abordado muito brevemente. A ITIL Practitioner aborda questões de como começar a adoptar e adaptar ITIL dentro da organização.
# Qual é a data de lançamento oficial para o primeiro exame/qualificação?
Os primeiros exames da ITIL Practitioner estão previstos para o Q4 (quarto quadrimestre) de 2015.
# Este é o primeiro passo para a ITIL v4?
Nosso objetivo é proporcionar aos profissionais a melhor orientação possível, ajudando no seu dia-a-dia com os papéis, e isso nos obrigou a evoluir com a ITIL ao longo do tempo. Não será lançado com grandes atualizações, mas sim, melhorando continuamente o framework.
Como organização, estamos sempre à procura de novas práticas (boas e emergentes), Por isso faremos um link para o núcleo do framework de melhores práticas da ITIL.
A ITIL Practitioner segue este princípio, acrescentando orientação prática adicional para o esquema de qualificação existente. Alguns materiais serão introduzidos juntamente com a qualificação para ajudar os profissionais a identificar a evolução das abordagens de gestão de serviços.
# Quais as orientações disponíveis para apoiar este novo exame?
Por exemplo, irá haver um manual que representa a orientação do núcleo da ITIL. Em adição à biblioteca ITIL que consiste de cinco livros, e especialmente o livro CSI, mais documentos de orientação que cobrem a aplicação prática da teoria que será desenvolvida como apoio para esta nova qualificação. A necessidade de um novo guia de estudo específico será avaliada.
# Que tipo de avaliação será o exame?
O exame será um exame de múltipla escolha com base em cenários que testa a capacidade do candidato em aplicar o conhecimento e as ferramentas da melhor maneira possível.
# Quanto tempo terá o curso?
A Axelos ainda não definiu o tamanho do curso acreditado. Os requisitos de formação serão necessários para introduzir todos os elementos que são referenciados no programa de qualificação.
Nossa expectativa é que, em média, um bom treinador será capaz de cobrir o material em dois dias, com a expectativa de que alguma leitura adicional possa ser necessária, dependendo do nível de experiência.
# Quem fornecerá o treinamento?
O treinamento será fornecido pelas Organizações de Treinamento Credenciados (ATO) da Axelos a nível mundial. A PMG Academy é a PRIMEIRA empresa no Brasil a disponibilizar o Curso Oficial ITIL Practitioner.
# Que idiomas?
O exame será lançado em Inglês, com idiomas adicionais ao longo do tempo com base na comunidade. A Axelos está comprometida em entregar a melhor prática global, e apoiar os profissionais em um gama de diferentes idiomas.
# Será que isso significa que está retornando para ITIL v2, pois incluiu uma Qualificação Practitioner?
Embora houvesse uma qualificação em ITIL v2 chamado “ITIL Practitioner”, esta não está relacionada com o novo ITIL Practitioner. Com o novo ITIL Practitioner estamos oferecendo ajuda no “como”, para todos os Praticantes de ITSM, independentemente da sua função de trabalho.
As qualificações avançadas da ITIL (como a ITIL Intermediate) destinam-se mais de conhecimento específico, papel e competências, e são mais semelhantes as qualificações específicas do Practitioner v2.
Qualificação Ecossistema:
# Como será esse impacto sobre o framework da ITIL existente?
A ITIL Practitioner é um aditivo ao esquema de qualificação da ITIL existente, e é construído sobre o núcleo existente das orientações das boas práticas, sempre que necessário.
# A ITIL Practitioner adicionará pontos para a formação ITIL Expert, se sim, quantos?
Uma vez que o nível de complexidade do exame foi acordado, vamos atribuir uma quantidade específica de pontos de crédito para a ITIL Practitioner que contará para a ITIL Expert da mesma forma que Foundation, Intermediate e o Gerenciando Através do Ciclo de Vida (Managing Across the Lifecycle – MALC) fazem hoje.
# Os candidatos são capazes de substituir a ITIL Foundation com a ITIL Practitioner?
ITIL Foundation é um pré-requisito para tomar ITIL Practitioner, ao invés de substituir o Foundation. Para efeito, o programa da ITIL Practitioner exigirá que os candidatos tenham passado no exame ITIL Foundation, estar familiarizado com os princípios de ITSM e toda a linguagem comum de ITIL. Estes aprendizados serão colocados em um contexto a fim de responder o “como” das iniciativas de melhorias com a ITIL Practitioner, que é o próximo passo após o Fundamentos, e não uma substituição.
# Será que essa qualificação será posicionada entre a ITIL Foundation e ITIL Intermediate?
Passar na ITIL Practitioner não será um pré-requisito para se inscrever em qualquer um dos cursos ITIL Intermediate, embora nós encorajamos as pessoas com qualificações avançadas da ITIL se familiarizarem com o escopo e abordagem da ITIL Practitioner, e considere a qualificação para orientações práticas adicionais.
# Quais são os pré-requisitos para ITIL Practitioner?
Para se inscrever para a ITIL Practitioner, o candidato terá que ter passado no exame da ITIL Foundation com sucesso.
# Como isso afeta as pessoas que já estão no caminho ITIL Expert?
Por ser um aditivo ao esquema de qualificação existente, ITIL Practitioner é outra qualificação dentro do regime de créditos para as pessoas que estão no caminho para a ITIL Expert.
# O que isso significa para os cursos do Ciclo de Vida/Capacidade (Lifecycle e Capability) existentes?
Como mencionado acima, ITIL Practitioner é um aditivo ao esquema de qualificação ITIL existente. Todas as atuais qualificações no regime mantém-se como elas são.
Fonte: AXELOS
A PMG Academy tem o PRIMEIRO e ÚNICO curso online OFICIAL de ITIL Practiioner, Clique Aqui e Estude Agora!!!
>> Faça o Curso Online e Exame para a Certificação ITIL Practitioner <
>> Veja uma Lista de Cursos para Certificações de TI <
Encontre mais conteúdo:
Na Biblioteca Digital, com simulados e guias para certificações
Lista de Ferramentas para ITIL Compliance e Service Desk (gratuitas)
Para outros artigos e notícias, acesse nosso Blog
Artigos Relacionados