Conheça a nova qualificação ITIL Practitioner

PMG Academy

PMG Academy

em 13 de março de 2015
Conheça a nova qualificação ITIL PRACTITIONER

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça a nova qualificação ITIL Practitioner

O CEO Peter Hepworth, da Axelos, anunciou hoje (13/03/2015), no Congresso de Liderança de GSTI (Gerenciamento de Serviços de TI), em Cingapura, uma nova qualificação, a ITIL Practitioner, algo que esperamos que conheça.

A princípio, essa qualificação ITIL Practitioner está sendo desenvolvida em colaboração com profissionais de todo o mundo a fim de ajudar as empresas e as pessoas aumentarem o valor ao usarem a ITIL.

Leia também! Tudo o que você precisa saber sobre a ITIL 4

Isto é, oferecer uma orientação prática adicional ao adotar e adaptar a estrutura, fornecendo assim, suporte ao negócio.

Este é o próximo passo logo após a ITIL Foundation para os profissionais que já aprenderam as noções básicas de Gerenciamento de Serviços de TI. Além disso, o valor para os negócios com os serviços bem desenhados e entregues.

Em seguida, algumas considerações e as principais perguntas e respostas referente à nova qualificação da ITIL que desejamos que você conheça.

A Qualificação

Mulher fazendo exame itil com seu laptop

1. Por que introduzir essa nova qualificação?

A qualificação tem como meta mostrar que os profissionais de IT Service Management (ITSM) têm a prática de aplicar os conceitos de ITIL em sua empresa. De tal forma que, garantem o máximo de valor aos negócios, adequando-as à sua finalidade e à utilização dos serviços.

Ao mesmo tempo em que projetada para gerar confiança aos gestores através dos membros de sua equipe, demonstrando estarem prontos para iniciarem e realizarem com êxito as iniciativas de melhoria.

2. No que se baseia o exame ITIL Practitioner?

O exame baseia-se em vários elementos da ITIL, com um forte foco na Melhoria Contínua de Serviços (CSI), uma fase do ciclo de vida fundamental na ITIL; bem como em uma orientação adicional que cobre alguns elementos práticos em mais detalhes.

3. Como a Axelos decidiu lançar a ITIL Practitioner? E quem foi consultado?

Desde o início da Axelos, em 2013, reuniram-se com profissionais de todo o mundo para entender como é usado o portfólio das melhores práticas, seus sucessos e desafios.

Em suma, foram analisados os feedbacks para encontrar formas de ajudar a melhorar o desempenho das empresas.

A nova qualificação da ITIL Practitioner e as orientações que as acompanham é uma resposta aos pedidos dos profissionais para adicionar elementos práticos ao complementar a orientação da ITIL existente.

Já a qualificação ITIL Foundation fornece uma boa compreensão do que é gerenciamento de serviços, além de introduzir todos os conceitos e linguagens relevantes da ITIL, enquanto o “como” é abordado muito brevemente.

Nesse sentido, a ITIL Practitioner aborda questões de como começar a adoptar e adaptar ITIL dentro da empresa.

4. Qual é a data de lançamento oficial para o primeiro exame/qualificação?

Os primeiros exames da ITIL Practitioner estão previstos, de fato, para o Q4 (quarto quadrimestre) de 2015.

5. Este é o primeiro passo para a ITIL v4?

Nossa meta é oferecer aos profissionais a melhor orientação possível, ajudando no seu dia-a-dia com os papéis. E isso nos obrigou a evoluir com a ITIL ao longo do tempo.

Seu lançamento não conta com grandes atualizações. Mas sim, melhorando continuamente o framework.

Como organização, estamos sempre à procura de novas práticas (boas e emergentes). Por isso, faremos um link para o núcleo do framework de melhores práticas da ITIL.

A ITIL Practitioner segue este princípio, somando orientação prática adicional para o esquema de qualificação existente.

Em resumo, alguns materiais serão introduzidos juntos com a qualificação para ajudar os profissionais a identificar a evolução das abordagens de gestão de serviços.

6. Quais as orientações disponíveis para apoiar este novo exame?

Por exemplo, irá haver um manual que representa a orientação do núcleo da ITIL.

Em adição à biblioteca ITIL que consiste de cinco livros, e especialmente o livro CSI, mais documentos de orientação que cobrem a aplicação prática da teoria que será desenvolvida como apoio para esta nova qualificação.

Por fim, a necessidade de um novo guia de estudo específico será avaliada.

7. Que tipo de avaliação será o exame?

O exame será um exame de múltipla escolha com base em cenários que testa a capacidade do candidato em aplicar o conhecimento e as ferramentas da melhor maneira possível.

8. Quanto tempo terá o curso?

A Axelos ainda não definiu o tamanho do curso acreditado. Ou seja, os requisitos de formação serão necessários para introduzir todos os elementos que são referenciados no programa de qualificação.

Nossa expectativa é que, em média, um bom treinador será capaz de cobrir o material em dois dias, com a expectativa de que alguma leitura adicional possa ser necessária, dependendo do nível de experiência.

9. Quem fornecerá o treinamento?

O treinamento se dá pelas empresas de Treinamento Credenciados (ATO) da Axelos a nível mundial. A PMG Academy é a primeira empresa no Brasil a disponibilizar o Curso Oficial ITIL Practitioner.

10. Que idiomas?

O exame lançado tem o idioma em Inglês, com outras línguas adicionais ao longo do tempo, com base na comunidade.

A Axelos está comprometida em entregar a melhor prática global, e apoiar os profissionais em um gama de diferentes idiomas.

11. Será que isso significa que está retornando para ITIL V2, pois incluiu uma Qualificação Practitioner?

Embora houvesse uma qualificação em ITIL V2 chamado “ITIL Practitioner”, esta não está relacionada com o novo ITIL Practitioner.

Por outro lado, com o novo ITIL Practitioner, estamos oferecendo ajuda no “como”, para todos os Praticantes de ITSM, independente da sua função de trabalho.

As qualificações avançadas da ITIL (como a ITIL Intermediate) destinam-se mais de conhecimento específico, papel e competências, e acabam sendo mais semelhantes as qualificações específicas do Practitioner V2.

Qualificação Ecossistema

Homem fazendo exame itil com seu laptop

1. Como será esse impacto sobre o framework da ITIL existente?

A ITIL Practitioner é um aditivo ao esquema de qualificação da ITIL existente. Além disso, é construído sobre o núcleo existente das orientações das boas práticas, sempre que necessário.

2. A ITIL Practitioner adicionará pontos para a formação ITIL Expert, se sim, quantos?

Uma vez que o nível de complexidade do exame se deu acordado, vamos atribuir uma quantidade específica de pontos de crédito para a ITIL Practitioner.

Em outras palavras, que contará para a ITIL Expert da mesma forma que Foundation, Intermediate e o Gerenciando Através do Ciclo de Vida (Managing Across the Lifecycle – MALC) fazem hoje.

3. Os candidatos são capazes de substituir a ITIL Foundation com a ITIL Practitioner?

ITIL Foundation é um pré-requisito para tomar ITIL Practitioner, ao invés de substituir o Foundation.

Para efeito, o programa da ITIL Practitioner exigirá que os candidatos tenham passado no exame ITIL Foundation, estar familiarizado com os princípios de ITSM e toda a linguagem comum de ITIL.

Estes aprendizados serão colocados em um contexto a fim de responder o “como” das iniciativas de melhorias com a ITIL Practitioner, que é o próximo passo após o Fundamentos, e não uma substituição.

4. Essa qualificação acaba sendo posicionada entre a ITIL Foundation e ITIL Intermediate?

Passar na ITIL Practitioner não será um pré-requisito para se inscrever em qualquer um dos cursos ITIL Intermediate.

Visto que, embora nós encorajamos as pessoas com qualificações avançadas da ITIL se familiarizarem com o escopo e abordagem da ITIL Practitioner, e considere a qualificação para orientações práticas adicionais.

5. Quais são os pré-requisitos para ITIL Practitioner?

A saber, caso deseje se inscrever para a ITIL Practitioner, o candidato terá que ter passado no exame da ITIL Foundation com sucesso.

6. Como isso afeta as pessoas que já estão no caminho ITIL Expert?

Por ser um aditivo ao esquema de qualificação existente, ITIL Practitioner se trata de outra qualificação dentro do regime de créditos para as pessoas que estão no caminho para a ITIL Expert.

7. O que isso significa para os cursos do Ciclo de Vida/Capacidade (Lifecycle e Capability) existentes?

Como mencionado acima, ITIL Practitioner é um aditivo ao esquema de qualificação ITIL existente. Todas as atuais qualificações no regime mantém-se como elas são.

Fonte: AXELOS

Em conclusão

Enfim, se você gostou do nosso texto “Conheça a nova qualificação ITIL Practitioner”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Afinal, entender bem os conceitos desse tema tratado aqui, é vital para quem deseja melhorar sua carreira e ganhar um destaque maior no mercado.

Mas, se acaso, ficou com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Desse modo, comente!

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Então, até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *