Como funciona o NetBScanner

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 31 de julho de 2018

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é e como funciona o NetBScanner

Há alguns dias, um aluno do curso da EXIN, o Ethical Hacking Foundation, me perguntou se eu conhecia alguma ferramenta boa e gratuita que pudesse substituir o famoso nbtscan, porque preferia uma interface gráfica legal, e que fosse possível exportar o resultado da varredura.

E sim, antes que me pergunte, o nbtscan é ótimo! Ele é um scanner de NetBIOS por linha de comando para Windows que é SUPER rápido, ele procura por servidores de nomes NetBIOS abertos em uma rede TCP/IP local ou remota.

Para quem sabe, este é o primeiro passo para encontrar compartilhamentos em computadores na rede.

Porém, por falta de uma opção gráfica e de exportação dos dados coletados, eu fui buscar e testar outra ferramenta para quem deseja praticar ações de Hacker Ético.

Então, hoje neste artigo vou demonstrar sobre as funcionalidades, requisitos e como usar o NetBScanner da Nirsoft Network.

Característica do NetBScanner

O NetBScanner é uma ferramenta gratuita e portátil que faz uma varredura, ou seja, ele foi projetado para fazer um scanner na rede em busca de alguns dados bem interessantes.

A vantagem dessa ferramenta, é que ela oferece um método simples para obter informações precisas sobre todos os hosts existentes em uma mesma rede.

Ele tem a capacidade de varrer rapidamente todos os computadores em um determinado intervalo de endereços IP, usando o protocolo NetBIOS.

Para cada computador localizado, as seguintes informações são exibidas rapidamente:

  • Endereço IP,
  • Nome do Computador,
  • Grupo de Trabalho ou Domínio,
  • Endereço MAC
  • A empresa que fabricou o adaptador de rede (determinada de acordo com o endereço MAC).

NetBScanner

O NetBScanner também mostra se um computador é um Localizador Mestre (Master Browser). Segundo a Microsoft, um computador é considerado um Master Browser quando possuir o nome do servidor em sua lista. O Localizador Mestre é o primeiro servidor na cadeia de comunicação que deve conter o nome de um servidor ou computador ausente.

Em ouras palavras, o Localizador Mestre é responsável pela lista de navegação em sua respectiva sub-rede e parte do domínio em sua sub-rede. E isso é importante para o NetBScanner, já que o Localizador Mestre de Domínio é usado para coletar informações de cada um dos Localizadores Mestres por meio da chamada de API NetServerEnum.

Depois de coletada, a lista é mesclada à lista de Localizador Mestre de Domínio para sua própria sub-rede. E aí a mágica acontece! Você tem a lista de todos os computadores Master Browser.

Com o NetBScanner você pode facilmente selecionar um ou mais computadores encontrados e, em seguida, exportar a lista para um arquivo / XML / HTML delimitado por tabulação.

Requisitos de sistema:

  • Este utilitário funciona em todas as versões do Windows, a partir do Windows 2000 e até o Windows 8, incluindo sistemas de 32 bits e sistemas x64.
  • A varredura de NetBIOS usa a porta UDP 137 para enviar e receber os dados do NetBIOS. Se essa porta estiver bloqueada pelo seu computador ou nos computadores remotos na rede que você está verificando, a varredura do NetBIOS não funcionará.
  • Quando você executa o NetBScanner na primeira vez, você pode receber um aviso do Firewall do Windows. Mesmo que você opte por continuar bloqueando o NetBScanner, a varredura do NetBIOS continuará funcionando corretamente.

Como Usar o NetBScanner NetBIOS Scanner

O NetBScanner não requer nenhum processo de instalação ou arquivos adicionais de dll. Para começar a usá-lo, basta executar o arquivo executável -NetBScanner.exe

Depois de executar o NetBScanner, você deve escolher:

  • O intervalo de endereços IP a ser varrido (por padrão, o NetBScanner carrega o intervalo de endereços IP a partir da configuração do seu adaptador de rede)
  • A velocidade de varredura. Esteja ciente de que, se você aumentar a velocidade de varredura, a varredura do NetBIOS poderá se tornar menos confiável e perder alguns de seus computadores.
  • Depois de escolher a opção de scaneamento desejado, clique no botão ‘Ok’ e, em seguida, o NetBScanner começará a verificar sua rede.
  • Após a conclusão da varredura do NetBIOS, você pode selecionar um ou mais computadores e, em seguida, exportar a lista de computadores para o arquivo / xml / html delimitado por tabulação, usando a opção “Salvar itens selecionados” (Ctrl + S)

Opções de linha de comando para a varredura de NetBIOS

Você ainda pode utilizar a linha de comando para fazer a varredura. Inclusive, você pode obter as mesmas funcionalidades que o modo gráfico.

Exemplo das opções na linha de comando:

/scan

Para iniciar imediatamente a varredura.

/IPAddressFrom

 Aqui, você especifica o início da faixa de endereço IP que o NetBScanner varrerá.
/IPAddressTo Aqui, você especifica o término da faixa de endereço IP que o NetBScanner varrerá.
/ScanSpeed Especifica a velocidade do scanner. A velocidade deve variar de 0 a 100, sendo que 0 = muito lento e 100 = muito rápido.

A seguir, um exemplo de como você deve digitar:

“NetBScanner.exe /scan /IPAddressFrom 192.168.1.0 /IPAddressTo 192.168.1.254”

Download da ferramenta gratuita diretamente do site do fabricante:

Você pode baixar o NetBScanner aqui:

netbscanner.zip

Se quiser baixar no idioma Português Brasil, clique aqui:

netbscanner_brazilian_portugues.zip

Se você gosta do assunto, me diga nos comentários qual ferramenta, voltada às práticas de Hacking, que gostaria que avaliássemos.

Interessou-se por tudo isso? Faça um curso preparatório para o Exame de Cerificação da EXIN Ethical Hacking Foundation e/ou EXIN Secure Programming Foundation, pois eu abordo outros temas relacionados, além é claro, te preparar para o obter as certificações internacionais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Manifesto ágil
Artigos
Henrique Mata

O Manifesto Ágil!

O Manifesto Ágil! Lembra que falamos sobre o movimento da agilidade no post anterior? Então,

Leia Mais »

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X