Cloud Computing: benefícios para o negócio e empresa

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 30 de março de 2015
Cloud Computing Benefícios para o Negócio e Empresa

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cloud Computing: benefícios para o negócio e empresa

A princípio, implementar um ambiente de nuvem (Cloud Computing) pode fornecer três categorias de benefícios para o negócio e empresa.

E eu te convido a conhecer um pouco mais sobre cada uma delas. Basta, por certo, você seguir aqui comigo. Pois, eu tenho certeza que vai agregar muito este tema posto em questão.

Desse modo, vamos lá?

Benefícios operacionais

Os benefícios da Cloud Computing podem fazer com que as coisas fiquem mais fáceis para a empresa através das diversas melhorias, tornando mais eficiente o dia-a-dia nos negócios.

A palavra eficiência se aplica a vários cenários. Veja abaixo:

  • A eficiência do servidor: comprando e utilizando apenas o poder de processamento que precisa, os servidores subutilizados acabam sendo coisas do passado;
  • Para a maioria das empresas: de acordo com o Instituto Uptime, apenas 15% a 20% da capacidade de computação total está em uso em qualquer momento;
  • Eficiência do funcionário: a capacidade de acessar os seus dados a qualquer momento em qualquer lugar significa que sua equipe pode estar na rua, no escritório ou em casa;
  • Eficiência na energia elétrica: a redução de custos de energia se percebe em um datacenter e através do consumo de ar condicionado, o dia todo, todos os dias;
  • Eficácia na recuperação de desastres: servidores na nuvem já estão protegidos e seguros;
  • Eficiência de treinamento: a equipe técnica de manutenção dos servidores não precisa de treinos pela empresa;
  • Eficiência da flexibilidade: com a flexibilidade da Cloud Computing, surge a capacidade de expandir conforme as necessidades de negócio crescem. E retrair à medida que a empresa precisa cortar custos.

Benefícios econômicos

Homem pensando em cloud computing e valores pessoais

Quando se usa a palavra economia, muitas vezes pensamos em finanças e dinheiro. Pois, a cloud pode ser um investimento em prol de uma redução de custos para a empresa.

Porém, a cloud pode também permitir que a empresa reduza a sobrecarga na forma de pessoal, hardware, instalações e custos de energia.

Benefícios de pessoal

Também podem ser alcançados através do uso da cloud. A empresa pode reduzir o número de pessoal de TI ou optar por trabalhar com a equipe de uma forma diferente.

Ao invés de se preocupar com as tarefas diárias do setor de TI, o pessoal pode agora concentrar-se no desenvolvimento de novas aplicações. Isto é, algo que agreguem valor para os negócios da empresa.

Para mais conteúdo sobre a Nuvem, veja nosso Curso Online Preparatório para a Certificação Cloud Computing – EXIN.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo. Um vez que, sabe o que pensa e trocar algumas ideias se torna relevante para nós, que estamos envolvidos com a área de TI.

Enfim, deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou.

Ou, sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco. Aliás, quem sabe até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

Mas, se acaso, ficou com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *