Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Segurança e Arquitetura da Informação

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 7 de maio de 2015
Segurança e Arquitetura da Informação

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segurança e Arquitetura da Informação. Saiba mais sobre os processos!

A Segurança da Informação, acima de tudo, está intimamente relacionada com a Arquitetura da Informação. Esta, por sua vez, é o processo que foca na organização de como será feita a prestação de informação dentro de uma empresa.

Além disso, essa prestação acaba sendo entendida também como o reporte, encaminhamento, distribuição, disponibilização dos dados da empresa. E sabe o que mais? Tudo conforme a Norma ISO/IEC 27002.

Assim sendo, como descrito de modo breve, certas demandas se definem para o fornecimento de dados. Isto é, a Segurança da Informação pode ajudar a garantir que os requisitos sejam feitos na Arquitetura de Informação.

Funções

A Arquitetura da Informação foca, principalmente, na realização da necessidade da informação da empresa e da forma que esta acaba sendo organizada.

Por outro lado, a Segurança da Informação poderá apoiar este processo. Além de, garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações.

Exemplo de problemas

Homem usando laptop dentro do avião durante o vôo com segurança da informação

Agora, veja um tipo de problema ligado ao tratamento da Arquitetura da Informação:

O Novo Boeing 787 Dreamliner pode ter um sério problema de segurança. Pois, segundo a American Federal Aviation Administration (FAA), teoricamente, torna-se possível que os passageiros façam logon no sistema de controle do avião.

E pasmem! Ao que tudo indica, parece que há uma conexão física entre a rede de computadores que fornece aos passageiros, acesso à Internet e a navegação do avião, comunicação e sistemas de controle.

Veja também! Curso oficial ISO/IEC 27002 Foundation.

Desse modo, esta conexão física é um grande problema de segurança. Pois, dá aos hackers acesso aos sistemas mais importantes do avião. Segundo a FAA, a melhor solução é remover por completo esta conexão física.

A Boeing afirmou que a empresa já tinha conhecimento do relatório da FAA e que já estão trabalhando em uma solução.

No entanto, segundo a Boeing, na rede dos passageiros e do sistema do avião, não se conectam completamente. Ou seja, não sendo possível comprometer o controle do sistema.

Especialistas de TI dizem que a utilização apenas de um firewall de software, não é o suficiente para proteger um sistema tão importante. Em suma, se faz necessário uma total separação dos sistemas de controle da aeronave.

Dúvidas

Enfim, se você gostou do texto, não hesite em registrar o seu ponto de vista.

Aliás, o assunto em voga sobre o caso Boeing levanta muitas questões e mexeu com o mundo. Uma vez que, ao tratar sobre segurança aérea, se torna algo bem delicado.

E embora a empresa tenha tomado uma postura ágil e rápida, é comum as pessoas ficarem com medo e se expressar de várias formas, como por exemplo, em alguns casos, com o pânico.

Mas, se este não é o seu caso, comente mesmo assim. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *