Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Por que você precisa de um certificado de ISO 27001?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 3 de dezembro de 2020
Certificado ISO 27001

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se a sua empresa necessita de segurança, você deve possuir um certificado de ISO 27001

A sua empresa precisa de segurança. Não importa a quantidade de dados que ela armazena. Pois, a segurança da informação será algo sempre extremamente importante.

Afinal, falhas na segurança podem colocar a sua empresa em risco. Por isso, é de enorme importância, você possuir um certificado de ISO 27001 em qualquer fase da sua carreira profissional.

Quem tem informação, tem poder. Nos últimos tempos, o maior recurso que uma empresa pode ter é informação, porque é a partir dela que decisões assertivas podem ser tomadas.

Quando não há segurança para o tratamento de informações, toda a empresa pode estar em risco.

Existem casos de empresas que chegaram a decretar falência por perder dados importantes que não estavam em um backup.

Seta vermelha subindo indicando profissional mais qualificado em ISO 27001
A certificação ISO 27001 é o ponto de partida para todos os possíveis analistas, gerentes e auditores de projetos. Foto: Freepik

Por isso, nós preparamos uma lista com alguns dos principais motivos pelos quais você deve obter um certificado ISO 27001. Confira abaixo!

1- Economia para a empresa

Você consegue imaginar os custos de uma empresa envolvendo a segurança da informação quando não há um Sistema de Gestão de Segurança da Informação planejado?

Ao implementar um SGSI, a análise de risco e de dados se torna muito mais precisa e uma empresa reduz os riscos de perder dados.

Sem contar que, com a informação centralizada, há menos riscos de uma empresa investir mal seu dinheiro. Quando há uma boa orientação, há também economia.

Nesse sentido, ter uma certificação ISO 27001 ajuda a reduzir muito os riscos, e consequentemente gera mais economia para uma empresa.

Afinal, ao diminuir consideravelmente os riscos envolvidos com a perda de dados, também são cortados os gastos para a recuperação deles.

PMG Academy INDICA:

2- Gestão interna mais otimizada

Ter um certificado ISO 27001 é importante no sentido de otimizar a organização interna e facilitar a tomada de decisões de uma empresa.

Com um bom sistema SGSI implementado, as ações são tomadas de maneira assertiva. Com isso, há mais clareza e segurança na tomada de decisões.

O certificado ISO 27001 garante um ponto muito importante: a obrigatoriedade em delegar responsabilidades aos responsáveis correspondentes.

Em outras palavras, isso significa que quem deve tomar uma decisão deve ser o único responsável por essa tarefa. Desse modo, não há mais dúvida e confusão sobre qual colaborador deve tomar quais decisões.

Quando há organização nesse sentido, de quem toma as decisões, o desempenho de todos os colaboradores melhora.

Isso pode parecer meio clichê, mas é a verdade. Qualquer empresa funciona como um relógio. Se as engrenagens não estão perfeitamente encaixadas, ele não funciona bem.

Se há um único setor dentro da empresa que não está se comunicando adequadamente, os outros também serão afetados.

Indicando parâmetros e indicadores para medir e acompanhar o desempenho, há redução de riscos financeiros e desorganização.

Elemento indicando controle de qualidade ISO 27001
O objetivo da ISO 27001 é criar um modelo padronizado para estabelecer, implementar, monitorar, manter e melhorar os sistemas e processos de segurança da informação de uma empresa. Foto: Freepik

3- A empresa em constante evolução

Utilizando um bom sistema de segurança, há uma melhora constante através da implementação da ISO 27001.

Isso porque esse sistema de segurança que deve ser implementado tem como premissa melhor os processos de gestão de TI e de todas as outras áreas de uma empresa.

É através de auditorias que a empresa pode avaliar novas oportunidades e reavaliar os processos vigentes, caso haja necessidade de mudança ou melhoria.

É por isso que obter um certificado de ISO 27001 só traz benefícios a uma empresa.

Veja também: 10 fatores que caracterizam um ótimo programa de cibersegurança

Resumidamente, ter esse certificado ISO 27001 traz:

  • Mais segurança para a empresa;
  • Otimização nos processos internos;
  • Tomada de decisão assertiva;
  • Diferencial competitivo no mercado;
  • Mais organização.

Em um mercado cada vez mais competitivo, resistir às mudanças e avanços da tecnologia é uma obrigação para as empresas.

Como você pode ver, ter um certificado ISO 27001 está muito ligado a todas as melhorias indicadas acima. Portanto, ter esse diferencial e organizar os setores da empresa se tona mais fácil do que você imagina.

E falando em diferencial para a empresa, ter um certificado de ISO 27001 significa que a empresa tem compromisso com a segurança da informação. Significa que ela realmente se preocupa em proteger os seus próprios dados.

Portanto, entre correr riscos desnecessários e optar por uma empresa que transparece segurança para o cliente, a segunda opção será sempre a mais válida.

É por isso que esse certificado pode representar um diferencial para a sua empresa no mercado. Para o cliente, é muito mais seguro fechar um negócio com uma empresa certificada na ISO 27001!

Você gostaria de obter esse certificado? Com a PMG Academy, você pode mais! Venha conversar com a nossa equipe para entender como podemos ajudar nos processos de organização e segurança da informação na sua empresa!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *