Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

O que é PDPP e como obter a certificação EXIN?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 29 de dezembro de 2020
O que é PDPP

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é PDPP e como obter a certificação EXIN, para trabalhar em áreas da segurança da informação?

Ter um certificado de Privacy and Data Protection Practitioner (PDPP) permite que você trabalhe em determinadas áreas da segurança da informação. Estes empregos, aliás, estão com uma demanda cada vez maior.

No entanto, o que faz um PDPP? E como conseguir o certificado EXIN? Para que você saiba isto e muito mais, preparei esta publicação!

O Privacy and Data Protection Practitioner

Cadeado trancando o mapa mundi protegendo dados com PDPP
O PDPP é voltado aos funcionários de proteção de dados (DPOs)

Na prática, trabalhar como Privacy and Data Protection Practitioner significa uma série de possibilidades. Como este é uma espécie de nicho de trabalho, há alguns segmentos que o profissional pode explorar a partir desta qualificação.

No entanto, há sim um foco, e no PDPP o objetivo é fundamentalmente estar atento à proteção dos dados. Neste caso, a maior referência é a União Europeia e as suas regulamentações, consideradas um marco na área.

No mercado europeu, aliás, o perfil do PDPP é cada vez mais solicitado, em virtude das políticas que vêm sendo implementadas desde 2016.

Já, no Brasil, isto já ganhava força antes, mas a tendência é que fique ainda mais em voga após a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Esta legislação passa a entrar em vigor em 2020.

Leia também: Com nova lei de proteção de dados, usuários devem consentir o tratamento de suas informações.

Ou seja, para os próximos anos, é provável que a certificação de PDPP seja ainda mais valorizada do que é atualmente, inclusive no nosso país. Ela serve, então, para comprovar os seus conhecimentos nesta área da segurança da informação.

O que faz o PDPP?

Agora que você já entendeu em linhas gerais o que é o Privacy and Data Protection Practitioner, é hora de avançar um pouco. Afinal, o que faz um PDPP na rotina do seu trabalho?

Saiba, por exemplo, que com um curso e certificado PDPP você pode trabalhar de algumas formas. Uma delas, só para ilustrar, é como diretor de proteção de dados (DPO), que também trabalha em constante diálogo com as legislações (como a europeia).

Só que não é somente dessa forma que o PDPP ajuda na sua carreira. Pelo contrário, ele tem um ensinamento mais amplo, dividido em seções, como as abaixo listadas:

  • Políticas de proteção de dados;
  • Administração e organização da proteção de dados;
  • Papeis de profissionais como o controlador de dados, o processador e o DPO;
  • Avaliação de impacto de proteção de dados (DPIA, na sigla em inglês);
  • Brechas de dados, notificações e respostas a incidentes.

Perceba, com base nisso, que o aprendizado de alguns temas em especial é exigido nesta área. Isto porque este profissional pode atuar com privacidade de dados, aspectos jurídicos, controles de dados, auditação de proteção de dados, entre outras.

Este profissional também é bem valorizado em termos financeiros. Saiba, por analogia, que sites especializados em mercado de trabalho estimam que vagas de DPO podem pagar de 15 a 20 mil reais por mês em empresas brasileiras. No exterior, os valores podem ser ainda maiores.

O que é o certificado EXIN PDPP

Curso online EXIN Privacy Data Protection Foundation
Conheça o curso de PDPP da PMG Academy

Bom, para atuar nesta área de proteção de dados, são exigidos cursos e certificados específicos. Um deles é o Privacy & Data Protection Practitioner – PDPP, preparado pela EXIN.

Este é um dos mais consolidados do mercado, e também um dos mais bem vistos de forma geral. Neste caso, no EXIN PDPP, a grade de ensinamentos necessárias é exatamente aquela disposta na seção anterior.

O que o curso faz é prepará-lo para o exame, sendo que este último fornece o certificado para que você atue na área.

Ademais, completando a certificação, suas capacidades de compreensão e de aplicação do conhecimento em casos reais serão testados e validados.

Dessa maneira, os empregadores saberão que você é um profissional capacitado e qualificado nas regulamentações de proteção de dados. A única recomendação é que você já tenha sido aprovado no EXIN Privacy and Data Protection Foundation (PDPF) antes deste.

O EXIN PDPF é considerado um exame mais básico, prévio a este, e que também abrange temas relacionados à proteção de dados. Ao contrário do PDPF, porém, seu nível não é tão avançado.

No entanto, voltando ao EXIN Privacy & Data Protection Practitioner, existem algumas características do exame que você precisa saber. Veja:

  • Prazo para fazer o exame: 1 ano;
  • Pontuação necessária para a aprovação: 65%;
  • Duração do exame: 2 horas;
  • Número e formato das questões: 40 questões de múltipla escolha;
  • Nível: avançado.

Como obter a certificação EXIN

Agora que você já sabe tudo sobre como atuar com o certificado PDPP e como ele funciona, é hora de saber como obtê-lo. Então, saiba que isto é simples, e pode ser feito através da internet, apenas com alguns requisitos básicos.

Neste sentido, aqui na PMG Academy temos tanto o curso quanto o exame EXIN. Para acessar o curso, clique aqui. Já, para o exame, basta clicar aqui.

Você já fez o EXIN PDPP antes ou é a sua primeira vez? Deixe nos comentários por que você deseja este certificado!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *