Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

A diferença entre Governança e Gerenciamento de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 19 de novembro de 2023
Você Sabe a Diferença Entre Governança e Gerenciamento de TI?

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste artigo, eu vou apresentar uma visão geral sobre a diferença entre Governança e Gerenciamento de TI. Na verdade, são algumas diferenças e vale a pena ficar ligado para entendê-las. Dessa forma, é importante também que você saiba as definições descritas no guia de framework, como veremos a seguir.

O framework CobiT 5 faz uma clara distinção. Isto é, já que estas duas disciplinas abrangem tipos distintos de tarefas, elas exigem diferentes estruturas organizacionais e servem a propósitos opostos.

No entanto, é bom ficar claro o saber da versão do CobiT 5. Pois, ela trata de um modelo corporativo de negócios e gestão para a governança. Sua versão contempla a gestão do corporativo da TI. Além disso, ela registra cinco princípios e define os sete componentes que compõem o modelo.

Portanto, perceba o desenho e suas divisões. No topo, há a necessidade de negócios, como entrada para a Governança e para o Gerenciamento.

  • No domínio Governança há três práticas: Avaliar, Direcionar e Monitorar (EDM – Evaluate, Direct e Monitor).
  • Já no domínio do Gerenciamento, há as práticas de gestão. Tais como o Planejar – com o acrônimo APO de Align, Plan and Organise. O Construir – com o acrônimo BAI de Build, Acquire and Implement. O Executar – com as siglas DSS de Deliver, Service and Support. E o MEA de Monitor, Evaluate and Assess, que representa o Monitoramento.

O processo no CobiT 5

O framework do CobiT 5 faz uma clara e vital distinção entre a governança e o gerenciamento, através de um paralelo com o conteúdo que apresentei antes, da seguinte forma:

  • A Governança assegura que desejos, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas para determinar um equilíbrio de acordo com os objetivos a serem alcançados pela empresa. Definindo as direções, através das prioridades e tomadas de decisões, monitorando o desempenho, a conformidade e o progresso em relação ao direcionamento e aos objetivos acordados.
  • Já o Gerenciamento planeja, constrói, executa e monitora as atividades que estão alinhadas com a direção definida pelo Corpo Diretivo, no intuito de atingir os objetivos da empresa.

Então, lembre-se a partir de agora que os Facilitadores de Processos diferenciam cada atividade associada, tanto da Governança como do Gerenciamento.

Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *