Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

ITIL e o gerenciamento da demanda baseado em atividades

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 27 de novembro de 2023
ITIL v3 e o Gerenciamento da Demanda Baseado em Atividades

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ITIL v3 e o gerenciamento da demanda baseado em atividades e conheça os processos de negócios das organizações

De acordo com os estudos da ITIL v3, os processos de negócio são as principais fontes de demanda por serviços. Assim, Padrões de Atividade de Negócio (PAN) influenciam os padrões de solicitação de serviços dos prestadores.

Então, é muito importante estudar o negócio do cliente para identificar, analisar e codificar esses padrões a fim de fornecer uma base para a ITIL v3 e o Gerenciamento da Capacidade.

Portanto, visualize as atividades do negócio do cliente e os planos, em termos de demanda para suportar os serviços.

Por exemplo, uma ordem de compra (atividade) pode resultar em um conjunto de solicitações (demanda) gerado pelo processo de faturamento (processo de negócio do cliente).

Ao estudar o curso ITIL v3 Foundation, você verificará que a análise e o monitoramento dos padrões de atividade do processo de negócio farão com que seja possível prever a demanda por serviços e no catálogo de serviço, que apoiam o processo de negócio.

Só para ilustrar: detectar que este processo de faturamento ocorre sempre no último dia de cada mês.

Veja também: ITIL® Credit System.

Também é possível prever a demanda por serviços subjacentes de ativos que suportam esses serviços. Os padrões da demanda ocorrem em vários níveis.

A Gestão da Demanda baseada em atividade pode exigir uma cadeia de padrões para assegurar que os planos de negócio dos clientes estejam sincronizados com o plano de gerenciamento de serviços.

Como vimos, a principal fonte de demanda por serviços de TI trata da execução dos processos de negócios dentro da empresa.

Processos de negócios da organizações

Dois empresários trabalhando em frente ao computador e aplicando a ITIL
O uso dos dados ajuda em muitos elementos do ciclo de serviço

Como qualquer processo de negócio, uma série de variações na carga de trabalho acontecerão. Essas mudanças são identificadas como um PAN (Padrão de Atividade de Negócio). Isto é, para que seu efeito nos padrões de demanda seja compreendido.

Quando existe o entendimento exato sobre como opera o negócio do cliente, a TI melhora a maneira de planejamento da capacidade.

Com o passar do tempo, o Gerenciamento da Demanda pode ser capaz de construir um perfil de processo de negócio e os padrões de atividade, de tal forma, que as variações sazonais, bem como os eventos específicos (por exemplo, adição de novos colaboradores) podem ser previstos em termos de demanda.

O uso dessas informações ajudará em vários elementos do ciclo de serviço, incluindo os seguintes:

  • Desenho de Serviço

Em particular o Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade, que podem otimizar os projetos para atender os padrões da demanda.

  • Transição de Serviço

Níveis adequados de garantia que podem ser entregues são atestados pelo Gerenciamento de Mudança.

  •  Operação de Serviço

A disponibilidade do pessoal é possível de ser otimizada com base em padrões de demanda.

  • Melhoria Contínua de Serviço

É capaz de identificar oportunidades para consolidar a demanda ou incentivar melhorias ou técnicas que influenciam a demanda.

No entanto, o Padrão de Atividade de Negócio, determina o Padrão de Demanda que o provedor de serviço percebe, ou seja, quanto maior a atividade de negócio, maior a demanda por serviços de TI.

Enfim, nos diga o que você achou do nosso texto sobre a ITIL.

E se acaso ficou com alguma questão, não hesite em deixar o seu ponto de vista, bem como sugerir algo. Pois, nós queremos saber o que você pensa.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *