Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

ITIL: conceitos para funções, processos e papéis

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 24 de novembro de 2023
ITIL Conceitos

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste artigo, eu vou mostrar para vocês algumas definições relevantes, conforme fatos que surgem dia a dia. Desse modo, muita atenção! E leia alguns dos conceitos de funções, processos e papéis de acordo com a Biblioteca da ITIL.

Em outras palavras, você também pode tirar outras dúvidas no: ITIL: Glossário Completo e Gratuito para Termos e Conceitos.

Conceitos da ITIL

Um processo é uma combinação de atividades coordenadas, recursos e habilidades que geram valor para um cliente ou às partes interessadas. Dessa forma, ele descreve as ações e as suas dependências e sequências.

Funções são unidades ou organismos especializados que realizarão certos tipos de trabalhos e que são responsáveis pelos resultados. Ou seja, as funções são uma forma de estruturar as organizações.

As habilidades se apresentam como processos e funções. Isto é, os processos se tornam visíveis quando medidos ou mensurados, ao gerarem resultados específicos. Ou então, produzir um resultado com valor ao cliente.

Os processos podem ser desenhados para suportar o cliente, dando o que foi pedido. Isso, independente de quais funções ou departamentos serão envolvidos.

As funções podem ser consideradas como unidades organizacionais como, por exemplo, um departamento de marketing, de vendas, comercial, suporte, almoxarifado, etc.

As funções definem os papéis necessários para seu funcionamento completo. Os papéis podem se tornar considerados como um conjunto de responsabilidades definidas dentro do processo. No geral, as funções estão divididas através de uma estrutura hierárquica na empresa e sob a gestão de um gerente funcional ou departamental, são ainda autossuficientes, pois possuem seus próprios recursos e habilidades.

Os papéis são representados através de um conjunto de responsabilidades, sendo que podem ser executados no tempo integral ou em algum momento, sendo voltado a um único individuo ou um conjunto de pessoas e devem ser claramente definidos. Uma pessoa pode inclusive acumular mais do que um papel!

Sobre a ITIL 4

Homem acessando laptop e vendo os conceitos da ITIL
ITIL e gestão de projetos são duas coisas distintas

Em 2019, ocorre o lançamento da ITIL 4. Nessa versão, os elementos centrais da ITIL permanecem. Ademais, a atualização inclui normas práticas sobre como modelar e adaptar sua estratégia de gerenciamento de TI em um ambiente mais moderno e cada vez mais complexo.

Os principais mitos

  1. Somente útil para grandes empresas;
  2. Consome muito o tempo;
  3. Não é ágil;
  4. Prescrita.

Por tradição, o grupo de praticantes de ITIL reconheceu que a orientação fornecida no âmbito das melhores práticas não era uma doutrina ou um manual, seguidos exatamente ao pé da letra.

Em vez disso, o princípio fundamental da aplicação do quadro em uma empresa era – e ainda é – “adotar e adaptar”.

Em outras palavras, a ITIL não prescreve o que deve ser feito, porque você sabe melhor o que seu negócio é, o que ele faz e o que ele precisa para progredir.

A ITIL está lá para lhe fornecer o conjunto de tintas e o seu negócio é a tela na qual você vai criar por acaso a sua própria “Obra-prima” ITSM.

Quando você começa primeiramente por um framework de Gerenciamento de Serviços em Tecnologia da Informação (ITSM), é compreensível que algumas pessoas vão olhar para livros básicos de ITIL para uma orientação clara, a fim de como implementar algo dentro de sua empresa e a tentar se manter firme as orientações estabelecidas.

Portanto, nossa obrigação se dá em demonstrar como essa orientação se adaptada às suas necessidades individuais e pode incentivar a medida que sua maturidade e confiança irão crescer.

A ITIL não pretende ser um conjunto de decretos que respondem todos os problemas de TI de uma empresa.

Todas as empresas são diferentes e a ITIL pode fornecer a flexibilidade necessária para os desejos de cada negócio.

Gostou do nosso artigo? Faça críticas ou deixe o seu ponto de vista logo abaixo.

Que logo após, nós, da PMG Academy, iremos responder o mais breve para você. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *