Quais são os desafios à segurança na Internet das Coisas (IoT)? Aproveite e saiba o que é, onde ela está e como se proteger!
A Internet das Coisas está presente na sua vida mais do que você imagina. Cada vez mais produtos chegam às nossas casas utilizando ela, com o objetivo de trazer facilidade e automação às nossas vidas.
No entanto, será que a Internet das Coisas é algo puramente benéfico e simples? Será que existe segurança na internet? Como vou mostrar, existem alguns desafios ligados a esta inovação. Para ficar por dentro do tema, continue lendo!
O que é a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas é conhecida também por Internet of Things, sua nomenclatura em inglês, e por IoT, seu acrônimo, o qual é baseado também na língua inglesa. Portanto, os três significam o mesmo.
Mas afinal, o que representa este conceito? Na verdade, muitas pessoas acreditam que o conhecem, mas não estão a par de todos os debates relacionados à Internet das Coisas.
Dessa maneira, de uma forma bem resumida, pode-se afirmar que a IoT cria uma conexão virtual entre os dispositivos eletrônicos e a internet. Ou seja, ela acaba sendo como uma grande rede que mantém os dispositivos conectados.
PMG Academy RECOMENDA:
Só que a questão, no caso da Internet das Coisas, é o foco dela, que muda um pouco com relação aos tradicionais servidores, smartphones, computadores, etc. Em vez deles, ela tem como ponto central os equipamentos do dia a dia.
Estes equipamentos são tanto os de empresas e de instituições quanto até mesmo os individuais. Isto significa que mesmo objetos que talvez você nem imagine estão, na verdade, ligados à IoT.
Como vou explicar mais adiante, aqui reside um ponto central do debate deste texto. Isto é, relacionado aos desafios que a Internet of Things traz. Mas isto é assunto para daqui a pouco.
Onde ela está?
De modo geral, basicamente qualquer coisa pode ser conectada à internet. No entanto, como mencionei, o foco da Internet das Coisas é nos equipamentos do dia a dia.
Assim, a ideia de quem desenvolve tecnologias como estas e aplica aos produtos é levar ao consumidor final uma maior facilidade e acessibilidade. Por isso, ela tem sido cada vez mais popular.
Veja, portanto, alguns exemplos de onde a Internet das Coisas está presente:
- Nos videogames e televisões (talvez o exemplo mais óbvio);
- No aspirador de pó, por exemplo na função de limpar a casa de forma automatizada;
- Em fechaduras inteligentes, que permitem controle à distância;
- Nos serviços de saúde inteligentes, que medem, por exemplo, batimentos cardíacos automaticamente;
- Em automóveis com conexão;
- Dentro de sensores para potencializar os ganhos na agricultura;
- Em termostatos que medem a temperatura ambiente.
Principais desafios da IoT
Chegou, então, o momento de irmos ao ponto central da publicação: quais são os principais desafios que a Internet das Coisas trouxe? O principal deles, e tema deste post, é o da privacidade e da segurança da informação.
Isto porque, como você deve ter notado até aqui, a IoT é extremamente inovadora. Isto traz, por exemplo, algumas questões que não necessariamente já estão contempladas nas legislações dos países.
Isto porque hospitais, escolas, instituições públicas e privadas e até a sua vida pessoal podem ser impactadas. Assim, se faz necessário ter um instrumento (tecnológico e legislativo) robusto que permita que os usuários terão sua privacidade respeitada.
Isto é particularmente importante no nosso mundo atual. Afinal, a Internet das Coisas faz uma armazenagem e análise dos seus dados para oferecê-lo o melhor serviço.
O fundamental é evitar que estas informações sejam utilizadas para fins escusos. Isto é, deve-se impedir que as empresas que possam ter qualquer tipo de acesso utilizem isto de má-fé.
Neste cenário, empresas podem sofrer, por exemplo, o roubo de dados em invasões digitais. Lembre-se de vazamentos históricos, como os que a WikiLeaks mostrou. Estas tentativas ocorrem com grande frequência e a IoT pode trazer ainda mais vulnerabilidade.
Portanto, a IoT possui, na verdade, alguns desafios importantes ligados à segurança da informação. Resumidamente, um deles é o de desenvolver mecanismos confiáveis de defesa; outro, é definir legalmente o que estará sob sigilo ou não.
Além da segurança, porém, outros desafios também são vigentes. Entre eles, está a fonte energética dos equipamentos, limitada e à qual a IoT depende, e a falta da qualidade das comunicações em países como o Brasil, que prejudica o funcionamento.
Como se proteger
Pois bem, diante deste cenário, como se proteger? De fato, existem algumas medidas que podemos adotar, das simples às mais complexas, com relação a segurança na internet:
- Leia os termos de uso antes de assinar;
- Invista mais em educação digital;
- Reforce os investimentos em segurança digital;
- Tenha senhas fortes e altere frequentemente;
- Não se exponha de forma exagerada nas redes sociais.
Leia também: Poder nas mãos: brasileiros contam por que se renderam à casa inteligente
Nestes nossos tempos, a segurança da informação está cada vez mais desafiadora na internet. E você, como se protege?
Deixe nos comentários as medidas que você já toma, questões, críticas e o que mais aprendeu aqui.
Artigos Relacionados