Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

O que é a Inteligência Artificial para operações de TI?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 13 de maio de 2021
Inteligência Artificial AIOps

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a Inteligência Artificial para operações de TI (AIOps)?

Você já ouviu falar em AIOps? Pois, saiba que este termo está cada vez mais em voga, com a aplicação de Inteligência Artificial (IA) às operações de TI. Este conceito reúne humanos e máquinas para melhorar a capacidade de ITSM.

Isto porque cada vez mais os desafios às equipes de gerenciamento de TI são maiores, dadas as constantes evoluções tecnológicas. Por isso, novas práticas surgem para facilitar e otimizar os processos, como a de AIOps.

E se você quer saber mais sobre este tema, continue aqui. Eu vou te mostrar um pouco mais sobre ele e quais são as suas vantagens. Então, fique ligado! Vamos lá?

O que é AIOps?

Cérebro em fundo azul representando a inteligência artificial AIOps
A AIOps é o futuro das operações de TI (ITOps)

De modo bem resumido, pode-se dizer que AIOps combina conceitos como Machine Learning e Big Data para gerar uma maior automatização dos processos de TI. Assim, detecções de inconsistências, determinações de causalidades e correlações de eventos ficam mais fáceis.

Assim, este conceito é considerado, normalmente, como uma evolução do ITOps (Information Technology Operations). Isto, porque adiciona pontos importantes, como a análise de dados à IA.

Como resultado, as empresas conseguem escalonar a análise de dados em volume. Além disso, podem, também, desfrutar de uma velocidade ainda maior na geração de dados pela TI.

Por conseguinte, AIOps vai além das capacidades humanas e de outros sistemas, e promete trazer novos insights à empresa. Com ela, podem ser utilizadas múltiplas fontes de dados, tecnologias de análise, métodos de coleta e apresentações ao mesmo tempo.

Como pode ajudar as equipes de TI

Em virtude desses elementos sobre o que é AIOps, você deve ter observado que, de fato, esta aplicação da inteligência artificial às operações de TI pode ser benéfica. Mas em que sentido isto pode ocorrer?

Primeiramente, ela auxilia ao possibilitar que a equipe de TI possa unir informações e dados de várias ferramentas numa só análise, aumentando a sua significância. Isto ajuda a retirar um pouco da complexidade que é natural dos ambientes de TI, otimizando o monitoramento.

No mesmo sentido, graças à multiplicidade de ferramentas de monitoramento, há uma redução de ruídos. Isto ocorre em função da capacidade de Machine Learning, que consegue aprender o que de fato é um alarme e o que é apenas ruído.

De modo similar, permite a busca por padrões nos dados da empresa, em busca de incidentes ou problemas que possam ocorrer. Ou seja, permite uma busca proativa deles, focando na prevenção de modo mais eficaz.

No entanto, caso não seja possível atuar de modo proativo, ainda assim a AIOps pode ser benéfica. Estas ferramentas permitem reagir também em tempo real, com automação, aos incidentes que ocorrerem, sem ser preciso a intervenção humana.

Vantagens e desvantagens

Pessoa em fundo azul representando a inteligência artificial AIOps
A AIOps exige que as ferramentas sejam confiáveis a fim de coletar e proteger dados

Como resultado disso tudo, o AIOps pode facilitar bastante a tomada de decisões. Como ele oferece dados e análises mais precisos, as decisões naturalmente tendem a ser mais eficazes.

Esta é, inclusive, um de seus maiores benefícios na aplicação ao gerenciamento de TI. Contudo, ela também tem outros, como é o caso do aumento da velocidade e da precisão.

Desta forma, ao substituir processos que antes manuais, há um ganho considerável com o uso das ferramentas de AIOps. Isto ocorre em função da automação potencializar o aprendizado de algoritmos, de máquinas e de análises.

Então, de forma geral, normalmente se resumem os benefícios nestes:

  • Facilita o gerenciamento das estruturas de TI;
  • Favorece os ganhos de produtividade, eliminando tarefas repetitivas e incidentes;
  • Auxilia na resolução do problema em sua causa;
  • Oferece ganhos de desempenho e de velocidade;
  • Aumenta a qualidade do monitoramento, inclusive pelo volume de dados coletado.

Só que, por outro lado, também há desvantagens relacionadas à aplicação de ferramentas de IA no gerenciamento de TI. Eles estão sintetizados abaixo:

  • Há problemas na sua aplicação quando a qualidade dos dados é baixa;
  • Pode haver problemas adicionais como de retenção, armazenamento e proteção dos dados;
  • Implementar a tecnologia pode demorar.

Como integrar às suas ferramentas

Aqui, sobre a integração, já temos uma boa notícia. Isto porque a OpsRamp, uma das plataformas especializadas, realizou uma pesquisa em que se estima que 87% das implementações de AIOps têm sucesso.

Por certo, não existe nenhum passo a passo que seja reconhecido universalmente. Ainda assim, existem dicas que facilitam a inserção das ferramentas de AIOps.

Primeiramente, é importante se familiarizar com os conceitos de IA. Depois, busque compreender as tarefas de TI que podem ser automatizadas no seu negócio. Elas podem ser as mais demoradas, as que têm maior repetição, etc.

Quando começar a utilizar as ferramentas, busque alimentá-la com a maior variedade possível de dados. Além disso, é indicado que você desenvolva métricas próprias para avaliar o desempenho e a eficácia.

Enfim, gostou de saber sobre a aplicação da Inteligência Artificial no gerenciamento de TI? Então, continue navegando em nosso blog para mais posts!

E não esqueça de deixar o seu ponto de vista sobre este tema ou outro que você deseje saber um pouco mais.

Se acaso esteja com alguma questão, comente aqui abaixo.

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve possível. Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *