Tudo sobre as certificações VeriSM™

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 15 de abril de 2020
modelo VeriSM™

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tudo sobre as certificações VeriSM™. E conheça as rotas para atingir as suas metas!

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre as certificações VeriSM™. Afinal, o programa de certificação é baseado no modelo VeriSM™ e existem três possíveis cursos e certificações para você que deseja se tornar um profissional certificado em VeriSM™ Foundation. E pense bem, hein? Seria um grande salto em sua carreira!

Portanto, logo após sabermos o contexto dos três exames, também veremos as três possíveis rotas para obter a certificação de nível Foundation que podem te guiar ao sucesso. Então, fique ligado e vamos lá!

Certificação VeriSM™ Foundation

Antes de tudo, o nível de certificação VeriSM™ Foundation se torna apto aos profissionais que estão iniciando na gestão de serviços, bem como aqueles que já trabalham nesse ambiente em geral. Aliás, isso inclui os formados e graduandos, gerentes, proprietários/gerentes de serviços, executivos e profissionais de TI. Essa certificação cobre:

  • A organização de serviço;
  • Cultura de serviço;
  • Pessoas e estrutura organizacional;
  • O modelo VeriSM™;
  • Práticas progressivas;
  • Tecnologias inovadoras;
  • Iniciação.

Certificação VeriSM™ Essentials

Já com o curso e a certificação da VeriSM™, do nível Essentials, você irá saber os princípios básicos, a cultura de gestão de serviços e a formação da estrutura organizacional. Desse modo, o VeriSM™ Essentials atua como uma espécie de entrada à mentalidade de gestão de serviços para os profissionais iniciantes nesse tema.

Além disso, ele também é ideal para formados e graduandos, assim como para candidatos que preferem completar a certificação dos Fundamentos do VeriSM em duas etapas. Este nível abrange os seguintes tópicos:

  • A organização de serviço;
  • Cultura de serviço;
  • Pessoas e estrutura organizacional;
  • O modelo VeriSM™.

Certificação VeriSM™ Plus

E o terceiro nível do VeriSM™, o Plus, analisa as práticas progressivas e como elas se relacionam com o gestão de serviços. Dessa maneira, a certificação concentra-se no impacto de práticas progressivas e nas tecnologias inovadoras na gestão de serviços moderno. Este nível abrange os seguintes tópicos:

  • A organização do serviço;
  • Pessoas e estrutura organizacional;
  • O modelo VeriSM™;
  • Práticas progressivas;
  • Tecnologias inovadoras;
  • Iniciação.

Rotas para certificações do VeriSM

A princípio, vimos os três níveis de certificações do VeriSM, o Plus, Essentials e Foundation. Então, agora, vamos saber como funciona o programa de certificação baseado no modelo VeriSM™ de cada uma delas.

Conforme vemos na imagem a seguir, existem três possíveis rotas para você atingir a sua grande meta. Ou seja, a certificação VeriSM™ Foundation.

Rotas VeriSM

Rota 1 – Novos profissionais de gestão de serviços

Essa rota é para aqueles profissionais que estão no início da gestão de serviços e preferem fazer apenas um exame para se tornarem VeriSM™ Foundation. Esse exame tem uma duração de 1 hora. Possui 40 questões de múltipla-escolha. E um índice mínimo para aprovação de 65%. Ou seja, você deve acertar 26 das 40 questões para obter a aprovação.

Rota 2 – Alternativa para os novos profissionais de gestão de serviços

Nessa rota, para obter o VeriSM™ Foundation, o profissional precisa de aprovação na certificação VeriSM™ Essentials + o VeriSM™ Plus.

Ambos os exames de certificação, o VeriSM™ Essentials e o Plus têm cada um, uma duração de 30 minutos. Possuem 20 questões de múltipla-escolha. E um índice mínimo para aprovação de 65%. Isto é, acertar 13 das 20 questões.

Rota 3 – Profissionais certificados em gestão de serviços

Nessa rota, para obter o VeriSM™ Foundation, o profissional deve ser aprovado no VeriSM™ Plus e já possuir outros certificados de ITSM do nível Fundamentos de Gerenciamento de Serviços. Por exemplo, a EXIN IT Service Management com base na ISO/ IEC 20000, o IT4IT ou no mínimo a ITIL® Foundation.

Assim sendo, qualquer uma das três certificações do VeriSM™ testará a sua lembrança dos termos e conteúdo deste curso. E isso vai depender da recuperação das informações. Então, você precisará absorver, reconhecer e lembrar de tudo o que viu no treinamento.

Saiba mais sobre carreiras e certificações na área de gerenciamento de serviços de TI, neste artigo: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI.

Você precisará passar por este nível antes de prosseguir nos níveis mais avançados do VeriSM™. Além da lembrança, você deverá saber sobre toda a apresentação do treinamento. E posteriormente, avaliar como o material pode se aplicar em seu próprio ambiente de trabalho.

Segundo a EXIN, pode ser que exista um esforço de estudo adicional para você se preparar para o exame. O método pode variar um pouco a partir do conhecimento que já possui. Em suma, pode ser que seja necessária a leitura do livro da VeriSM™, executar mais vezes os simulados, assistir novamente ao curso etc.

Enfim, se você gostou do nosso artigo, comente! Pois, nós queremos saber o que você pensa.

E embora nós tentamos sanar todas as suas questões, fique à vontade para opinar o que desejar.

Se acaso, alguma questão persistir, não hesite também em nos perguntar.

Já que logo após, nós, da PMG Academy, decerto vamos te responder o mais breve. Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *