Governança de TI: 3 certificações para obter um emprego

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 5 de maio de 2020
Governança de TI: 3 Certificações Para Conseguir Um Emprego ou Aumentar Seu Salário

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Governança de TI: 3 certificações para conseguir um emprego ou aumentar o seu salário

No mercado atual existe uma alta demanda por profissionais certificados em governança de ti, no geral, em empresas que devem atender aos rigores da conformidade, equilibrando risco e lucratividade.

Em suma, as empresas mais atuais devem manter um olhar atento sobre os regulamentos que regem a prestação de contas, segurança de dados, proteção e privacidade do cliente.

Some a isso, decerto, o desejo de minimizar os riscos, manter a rentabilidade, garantir a eficiência e atender as metas táticas.

Desse modo, nos últimos anos, houve um avanço do desejo da governança organizacional de TI. E com isso, também aumentou a busca por pessoas sérias, que possam amarrar esses mundos e conduzi-los no chicote de fios, a fim de atender aos objetivos de negócio globais, assim como as missões das empresas.

E a Governança de TI soma a estrutura ao processo de alinhamento de TI com as táticas de negócios, produzindo resultados mensuráveis. Isso, com o intuito de manter o efeito das obrigações legais e regulamentares, além de garantir que os investimentos resultem em ganhos positivos.

Portanto, várias estruturas de governança estão disponíveis para ajudar a atingir essas metas, como CobiT 5 FoundationISO 20000 Foundation ITIL 4 Foundation.

Assim sendo, neste artigo, vamos olhar para essas 3 certificações de governança de TI importantes para conseguir um emprego ou aumentar o seu salário. Pois, elas se tornam bem conhecidas e bem vistas por várias indústrias. Por isso, é importante dizer que elas são voltadas para quem tem interesse em virar especialista ou líder em suas empresas.

Mulher sendo entrevistada por homem e mulher após mostrar sua certificação
Buscar uma chance para um novo emprego pode ser um desafio. Mas, com as certificações certas, trata-se de um bônus a seu favor

1- ITIL 4 Foundation

A mãezona (rejuvenescida) das boas e melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI. Posso falar com total segurança e certeza! De fato, é a certificação mais importante para qualquer pessoa que trabalha na TI.

E só para ilustrar, isso vale desde para um programador .NET, analista de sistemas, suporte à Linux, operador, técnico em campo, atendimento Nível 1, 2, 3, etc, gerente de projetos, CIO, Security Officer, até um técnico em hardware, entre outros.

Ou seja, você entendeu, né? Todo mundo de TI! E sabe por quê? Pelo simples fato de a ITIL abordar todos os principais processos de uma área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Sejam internas ou na nuvem (Cloud)! E outra, não foi a ITIL que criou processos, procedimentos, métricas, etc. Isso tudo veio da indústria, do chão de fábrica. Processo e normas sempre existiram, mas a ITIL colocou tudo em alguns livros, só isso!

Conheça um pouco da ITIL 4 Foundation, gratuitamente, com o Curso Online ITIL® 4 Overview – ITSM Best Practices Introduction.

2- CobiT 5 Foundation

Tirando a versão 2019, que é a mais nova, porém pouco praticada ainda no Brasil, a versão 5 é a mais desejada no mercado de TI e no processo de seleção. Então, não se engane! Ela ainda continua bem cotada e sem data de retirada. Assim sendo, se você quer começar nesta área, providencie a sua certificação internacional em CobiT 5 Foundation.

Benefícios para indivíduos:

  • Saber os níveis de riscos ligados com a TI e tomar decisões informadas para reduzir incidentes de segurança da informação. Além disso, entregar essa ciência do risco para melhorar a prevenção, detecção e recuperação dentro de uma empresa;
  • Fornecer ferramentas para as empresas a fim de manter dados de alta qualidade para suportar as decisões de negócios;
  • Ajudar a empresa a cumprir com os requisitos normativos e estatutários ou governamentais;
  • Saber a abordagem CobiT para governança e sua relação com outras melhores práticas de TI.

Benefícios para empresas:

  • Alcançar metas estratégicas e obter benefícios comerciais através do uso eficaz e inovador da TI;
  • Apoiar as leis, regulamentos, acordos contratuais, políticas, além de ganhar vantagem competitiva sobre outras empresas;
  • Reduzir a complexidade e aumentar a relação custo-eficácia, devido à integração melhorada e mais fácil de normas de segurança da informação, boas práticas e/ou orientações específicas do setor. Fato que resulta em excelência operacional por meio da aplicação confiável, eficiente da tecnologia;
  • Melhorar a integração da segurança da informação na empresa. Ou seja, resultando em maior satisfação do usuário com dispositivos de segurança de informação e resultados.

Obtenha uma visão geral do CobiT5 com um CURSO GRÁTIS.

3- ISO/IEC 20000 Foundation

Já a ISO / IEC 20000 é a primeira norma reconhecida no mundo para a gestão de serviços de TI.

O padrão é publicado em duas partes: ISO/IEC 20000-1 descreve os requisitos para desenvolver e implementar um sistema de gestão de TI. Já o ISO/IEC 20000-2, explica melhores práticas para gestão de serviços.

Esta norma descreve como inserir os serviços de TI que são movidos para apoiar as metas de negócios. E, não apenas os desejos da tecnologia. Ambas as partes da norma foram revistas para apoiar a ITIL, mostrando-lhe como aumentar a capacidade e o desempenho.

Curso grátis ISO 20000 Foundation 2011 Overview.

E quais são os benefícios da ISO/IEC 20000 IT Service Management?

  • Atingir padrões de melhores práticas internacionais de gestão de serviços de TI;
  • Desenvolver serviços de TI que são movidos por e apoiar as metas de negócios;
  • Integrar pessoas, processos e tecnologia para apoiar as metas de negócio;
  • ISO/IEC 2000 é compatível com a ITIL para apoiar a melhoria contínua.

Leia também: Carreiras e Certificações na Área de Governança de TI.

Agora, conte para nós! Você gostou do nosso texto?

Antes de tudo, comente o seu ponto de vista ou opinião extra para que possamos refletir juntos.

E se acaso ficou alguma questão, deixe ela aqui. Logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve.

Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *