Certificação EXIN Agile Scrum Master. Saiba mais!

PMG Academy

PMG Academy

em 6 de abril de 2020
Certificação EXIN Agile Scrum Master

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Certificação EXIN Agile Scrum Master. Saiba mais e entenda os níveis para a prova

Em 2015, a EXIN expandiu sua oferta global de certificação, com o lançamento internacional do EXIN Agile Scrum Master. Dessa forma, o lançamento marcou a entrega precisa no portfólio da certificação EXIN Agile Scrum.

Além disso, na ocasião, ela ofereceu aos candidatos e empregadores uma evidência, com reconhecimento mundial para competências avançadas e habilidades no campo de Agile Scrum.

Agora, com efeito de saber um pouco mais sobre elas, convido você a seguir aqui o nosso artigo para se aprofundar em mais detalhes. Vamos lá?

Certificação Cost-Efficient

Antes de tudo, saiba que o Agile se trata de uma abordagem popular para gerenciar projetos de forma flexível. Isto é, uma filosofia que se originou dentro da criação de software, mas que tem sido utilizado em outros tipos de projetos.

Como a abordagem Agile foca na auto-organização e nas capacidades multifuncionais, com equipes enxutas e pequenas etapas de criação chamadas “Sprints”. Em suma, essa filosofia resulta em um modo mais flexível de trabalho.

Portanto, a intenção é criar produtos de alta qualidade e serviços alinhados com a necessidade de mudança do cliente. Nesse sentido, o Scrum é o framework mais conhecido e amplamente adotado para desenvolvimento Ágil.

Exin Agile Scrum Master

Dentro do domínio de Projeto e Gerenciamento de Programa, o EXIN já oferecia o Agile Scrum Foundation, que é o primeiro nível da certificação. Ele valida o conhecimento homogêneo combinado do profissional de TI em metodologias Agile e práticas Scrum.

Já a certificação EXIN Agile Scrum Master oferece aos profissionais da área de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, gestão de negócios e gerenciamento de serviços de TI; um reconhecimento internacional baseado no e-CF*. Dessa maneira, confirma o seu profundo conhecimento e habilidades em Agile Scrum.

Nesse sentido, o nível Master da certificação foi criado por experts EXIN em exames e certificações, juntamente com especialistas internacionais de alto nível na área de Agile Scrum, incluindo pesquisadores universitários.

Ao contrário da maioria das certificações de nível mais elevado, a certificação Agile Scrum Master não requer explicitamente nenhuma experiência profissional em Agile. Ela é aberta aos profissionais que já trabalham com Agile Scrum ou planejam trabalhar de acordo com essa filosofia.

Outro diferencial, frente a outras ofertas do mercado, é que o EXIN Agile Scrum Master não exige que os candidatos afiliem-se ou precisem de uma re-certificação posterior. Ao invés disso, o EXIN optou por criar e entregar uma certificação com alta qualidade, mas cost-efficient. A fim de manter o programa acessível a todos os profissionais interessados em trabalhar com Agile Scrum.

Pré-requisitos do exame

Mulheres e homem acessando computador enquanto homem planeja Scrum
Para fazer a prova, você deve contar com alguns quesitos a fim de a realizar com sucesso

O EXIN Agile Scrum Master consolida e aprofunda conhecimentos do exame de nível Foundation e traz componentes práticos.

Entretanto, a certificação de nível Foundation não é pré-requisito obrigatório. No entanto, o EXIN a indica fortemente ou outras certificações equivalentes como PRINCE2 Agile, EXIN Lean IT Foundation e do Scrum.org e Scrum Alliance.

Já fazer o treinamento com um provedor de treinamento credenciado é um pré-requisito obrigatório. Esse treinamento inclui atividades práticas e cumpre carga horária de 2 dias. O EXIN Agile Scrum Master está disponível através do EXIN Anywhere e  nos seguintes idiomas: inglês, holandês, japonês, espanhol, português (Brasil) e francês.

Qualidade Comprovada Pelo e-CF

Seguindo o padrão de outras certificações do portfólio do EXIN, esta certificação se deu a partir da criação de uso dos princípios do e-Competence Framework (e-CF).

O e-CF confirma a qualidade da certificação e garante a criação da competência desejada. Algumas das competências cobertas pelo nível avançado da certificação Agile Scrum são: Product/Service Planning; Application Design; Solution Deployment; Problem Management; Personnel Development; Project and Portfolio Management; Process Improvement e Business Change Management.

“A certificação EXIN Agile Scrum Foundation já tem alto índice de solicitação em vários países”, disse Bernd Taselaar, CEO do EXIN. E mais: “A qualidade baseada no e-CF, a relação custo/benefício e adaptação para a demanda local contribuíram para o seu sucesso. Eu espero o mesmo para nível avançado de Agile Scrum, especialmente porque ele foi desenvolvido de baixo para cima, ouvindo atentamente os usuários internacionais”.

Fonte: EXIN

Agora que você já sabe mais sobre a prova e o certificado, conheça um pouco sobre a prática do Scrum. Tente descobrir qual o real papel de um chefe e de um líder e o que os difere.

Desse modo, tenho certeza que você vai adorar saber o que essa prática reserva para cada um deles. Então, continue lendo!

Sobre o Scrum

Você sabe qual é a diferença entre um chefe e um líder?

O chefe é aquele que busca dar ordens e delegar tarefas. Um líder, por outro lado, conquista o seu time através do exemplo.

Através do Scrum (e, nesse caso, podemos até mesmo citar o Scrum Master), não existe uma forma única de liderar a equipe.

Não há apenas um líder. O comando é dado pelo time como um todo. É por isso que quase 90% das equipes que usam o Scrum melhoram a sua comunicação e performance.

O papel do Scrum Master é supervisionar a equipe para garantir que todos os obstáculos sejam removidos durante os processos.

E uma vez que, os próprios integrantes se sintam parte do processo e do sucesso, há um grande fortalecimento colaborativo entre os membros de uma equipe.

Como já dizia o mestre Bruce Lee, “be like water, my friend” – seja como a água, meu amigo.

Sobre o texto

Enfim, se você gostou do nosso texto, não deixe de comentar. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Aliás, fique à vontade para divulgar o que aprendeu por aqui. Uma vez que, é sempre bom disseminar o saber!

E se acaso, você ficou com alguma questão, não hesite em nos perguntar. Comente aí também!

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *