Certificação ITIL: o destaque que você precisa no mercado

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 30 de maio de 2015
Certificação ITIL O destaque que você precisa no mercado

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Certificação ITIL: o destaque que você precisa no mercado

Em São Paulo, os salários dos profissionais com certificação ITIL chegam a ser até 15% maiores. De fato, um número muito notável e que deve ser levado em conta por todos nós.

Uma vez que, a certificação ITIL (Information Technology Infrastrutucre Library), biblioteca de melhores práticas de TI, continua ganhando espaço no mercado nacional.

Algo que vale ter em conta como um diferencial no currículo das pessoas que atuam com processos e gestão de projetos.

Afinal, a exigência promete se tornar maior e mais valorizado no mercado para quem tem o Service Manager (avançado) – exigido para profissionais que lidam com o ITIL V3.

Pois, diante da chance de já fazer o exame em português na nova versão, o desejo é que um número maior de pessoas obtenha o título.

Leia também! Governança de TI: 3 certificações para conseguir um emprego ou aumentar seu salário.

Assim sendo, no último ano, a EXIN, instituto holandês independente que realiza exames em ITIL, teve um aumento de 500% nas aplicações de provas na América Latina.

“Percebemos, inclusive, movimento de maior procura pelo Manager, que começou em 2007”, afirma Milena Andrade, gerente regional da subsidiária brasileira.

Além disso, Andrade destaca que o mercado começou a reconhecer o valor destes profissionais e o impulso que eles davam aos projetos de gerenciamento de serviços e melhoria de performance em TI.

Já existem 5 níveis de certificação ITIL: Foundation, Fundamentos, Intermediate, Expert e Master. E no Brasil, 95% dos profissionais certificados possuem o diploma Foundation.

Pessoas estudando com laptop para o exame de certificação ITIL
A prova da ITIL pode ser feita online e em português, mas é monitorada ao vivo via webcam

O curso

A gerente do Exin ressalta que os cursos não só preparam e avaliam o aluno em relação ao conteúdo, como também em aspectos comportamentais de liderança, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e postura gerencial.

“Ainda há uma grande pirâmide com base muito densa em fundamentos, mas ela deve seguir rumo ao topo numa velocidade maior a cada ano”, aposta Andrade.

Na opinião dela, quanto melhor for a formação do profissional, maiores serão os resultados que ele promoverá frente às mudanças e desafios. “Se o mercado é exigente, o profissional precisa ser bem mais qualificado e estar afinado com as melhores práticas em gestão de TI, reunidas na ITIL”.

Salários em alta

Livre de como for a certificação que o profissional conquiste, o salário sempre sobe. De acordo com Ricardo Basaglia, gerente de TI da empresa de recrutamento Michael Page, a remuneração cresce entre 10% e 15%.

Embora ainda não seja pré-requisito para analistas de TI, o consultor é categórico em afirmar que o título se torna mandatório para gerentes e coordenadores. “Em ambos os casos, quem não tiver a certificação, está fora do processo seletivo”, revela.

Na integradora Sonda Procwork, o certificado não é exigido na hora da contratação. Mas, a empresa incentiva os funcionários a buscarem formação, doando a prova.

Sem revelar o número de empregados certificados, Ana Lúcia de Melo Martins, diretora de contas da empresa, afirma que ainda poucos possuem o diploma ITIL.

E desse vasto universo, a maioria tem o Foundation. “No entanto, mostramos o quanto é importante dominar as melhores práticas para crescer”, diz.

Mesmo sendo celeiro de mão de obra para o mercado, a empresa no início do ano sentiu na pele o apuro em encontrar um profissional com certificação Expert/Manager para atuar em seus quadros.

“O rouba-rouba de talentos entre a concorrência é imenso e reter profissionais representa uma tarefa complicada”, diz Clebert Duarte.

Fonte: EXIN e Portal ComputerWorld

Dúvidas

E confira o nosso curso online e oficial. Com ele, as chances de passar no exame do ITIL Foundation sobem de nível. Isso, sem contar com as vantagens que ofertamos pelo ambiente de acesso do aluno. Então, corre lá! Clique aqui.

Enfim, se você gostou do nosso texto “Certificação ITIL: o destaque que você precisa no mercado”, deixe o seu ponto de vista. Pois, nós queremos saber o que pensa.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Mas, se acaso ficou alguma questão, não hesite em nos perguntar. Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *