Hard skills e softs skills – Quais preciso desenvolver para área de TI?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 9 de agosto de 2022

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não só dentro da área de TI, mas no mercado de trabalho em geral, podemos notar uma busca cada vez maior por profissionais que tenham hard skills e soft skills, isto é, habilidades socioemocionais e habilidades técnicas.

Quando você mesmo pensa no conjunto de habilidades necessário para trabalhar e se destacar no mundo da TI – e no Gerenciamento de Serviços de TI –, seu cérebro provavelmente se volta para o lado dos hard skills, não é? 

No entanto, ter apenas conhecimento específico em ferramentas e linguagens não mostra o quadro completo do que é preciso para se tornar um profissional de TI completo. 

Existe a crescente necessidade de ser capaz de se comunicar efetivamente com colegas de equipe e partes interessadas.

Hard skills e soft skills: Qual é mais importante?

Afinal, existe habilidade de maior importância na TI? 

A resposta pode variar dependendo da área de TI que você está analisando. No caso das posições de service desk, por exemplo, as soft skills são definitivamente mais importantes.

Porém, isso não significa que você deva negligenciar os hard skills, mas ficar de olho nas habilidades interpessoais e comunicacionais acima de tudo.

Aliás, se você estiver em dúvida sobre isso, pergunte-se “Quanta comunicação interpessoal essa posição envolve?” Essa é uma forma rápida e fácil de avaliar quais tipos de habilidades são mais necessárias para o cargo que você deseja preencher.

Entenda a importância da Segurança de TI!

Hard Skills na TI

Em primeiro lugar, entenda que hard skills são habilidades facilmente quantificáveis, ou seja, elas geralmente envolvem a obtenção de um diploma ou mesmo passar por um treinamento certificado.

Pense naquelas habilidades específicas para as quais um funcionário treinou as habilidades técnicas que só podem ser adquiridas através de experiência prática e conhecimento no campo.

Em geral, hard skills são a primeira coisa que um empregador visualizaria em um currículo, já que as habilidades são a espinha dorsal de qualquer cargo. Entretanto, hoje em dia elas estão atreladas com a categoria de soft skills.

Quais hard skills você precisa desenvolver para área de TI?

Então, a resposta para essa questão varia de trabalho para trabalho. Na maioria dos casos, você pode obter habilidades técnicas com tempo e esforço por meio de treinamento, certificação e experiência prática.

Hoje em dia, porém, o mercado de trabalho vem avaliando aqueles funcionários que apresentam determinados hard skills, como:

  • Inteligência artificial: a partir dela, é possível desenvolver vários hard skills, como a habilidade de desenvolver sistemas baseados na tecnologia, além da habilidade de saber escrever dentro da linguagem correta de chatbots;
  • Computação em nuvem: esta tecnologia está presente não só no cotidiano de pessoas comuns, mas também de empresas, por isso entender sobre o assunto é um hard skill fundamental para diversos profissionais de TI.

A computação em nuvem permite o acesso a serviços, programas e arquivos por meio da internet, facilitando o crescimento e reduzindo custos.

  • Raciocínio analítico: essa hard skill se tornou significativa, ainda mais por estarmos em um mundo informatizado e dinâmico, onde a análise de dados é constante.

Com isso, processos e negócios podem ser melhorados. 

  • User Experience Design (UX Design): é o Design da Experiência do Usuário, que é a aptidão em compreender a interação entre usuários e as tecnologias para que seja possível desenvolvê-las para que elas se tornem mais fáceis.

Basicamente, esse hard skill é uma chave para que o mundo digital funcione para os seres humanos, afinal pensar na experiência do cliente é uma preocupação constante e primária do marketing, não é? 

Enfim, os hard skills podem ser mais fáceis de aprender do que algumas das habilidades sociais que você precisa em TI. 

Leia sobre as vulnerabilidades de segurança cibernética que podem afetar sua empresa.

Soft Skills na TI

Em contrapartida, as soft skills, comumente chamadas de “competências das pessoas”, variam de habilidades interpessoais – como comunicação, persuasão e liderança – a habilidades intrapessoais, como inteligência emocional, autoconsciência e paciência.

Claro, as soft skills se tornaram cada vez mais importantes ao longo dos anos, uma vez que ajudam a melhorar e nutrir um ambiente de trabalho saudável e positivo.

Por isso, você pode até ser excelente com a tecnologia, mas o que isso vale se você não consegue se comunicar com clareza e eficácia? 

Assim, em TI, os funcionários que possuam soft skills são primordiais para o sucesso da organização, ainda mais no service desk.

Quais soft skills você precisa desenvolver para área de TI?

Nesse caso, entre a imensa variedade de soft skills existentes, um profissional de TI pode se destacar ainda mais no mercado de trabalho se desenvolver algumas em específico, como:

  • Adaptabilidade: o profissional precisa ter uma mente adaptável para que essa seja uma ferramenta fundamental para lidar com o mundo em suas constantes mudanças.

Ainda mais que todas as soluções que existiam ontem podem não surtir efeito no amanhã.

  • Criatividade: empregados criativos ainda são uma necessidade gritante nas empresas para que essas soluções sejam desenvolvidas;
  • Comunicação: como um profissional de TI, você precisa se comunicar bem com seus supervisores e colegas para ajudá-los a resolver os problemas e aproveitar melhor o poder de suas ferramentas de tecnologia.

Basicamente, é crucial comunicar bem suas ideias, tanto verbais quanto escritas. Ter essa falta de habilidade pode afetar não somente a relação dentro da empresa quanto atingir os clientes.

  • Colaboração: nutrir um relacionamento profissional sólido e duradouro com os membros da equipe é algo que deve estar sempre na mente de todo funcionário;

Como se vê, o futuro do trabalho de TI exige a combinação de hard skills e soft skills, especialmente alinhadas com as estratégias da organização.

É por isso que é cada vez mais necessário que as empresas invistam em Treinamento & Desenvolvimento para capacitar e qualificar seus funcionários. E a PMG Academy tem uma solução ideal, que é uma plataforma de capacitação online com planos de assinatura para profissionais de TI. É a possibilidade de criar planos de estudos, com trilhas desenhadas para a formação desejada. Confira e comprove!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *