Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

5 perguntas valiosas para os profissionais de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 12 de maio de 2020
5 Perguntas Valiosas Para os Profissionais de TI

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

5 perguntas valiosas para os profissionais de TI, a carreira que cresce veloz e com muitas vantagens

De vez em quando, temos a desejo de fazer um balanço do andamento de nossas carreiras e assim planejarmos melhor nosso crescimento profissional. Então, vamos refletir juntos sobre esse assunto, através de 5 perguntas valiosas para profissionais de TI. Pois você precisa de um plano!

Conheça a Formação Gratuita que a PMG Academy preparou para você. São cursos em diversas áreas!

1- Que conhecimentos técnicos eu preciso aprender este ano?

Se você ainda não está inclinado a começar a garimpar e estudar sobre uma ou duas novas áreas técnicas, reflita sobre isso: questione o seu chefe sobre o desejo de algum saber específico, pesquise no mercado sobre a falta de profissionais em determinadas áreas.

2- Você está interessado em conseguir uma ou mais certificações?

Você verificou em requisitos do programa para estudo, cursos online, treinamento e exames? Se não, você pode querer discutir este assunto com o seu gerente, ou torná-lo um tema das próximas avaliações de desempenho – “O que eu posso fazer ou aprender para me tornar um profissional mais valioso?”.

Leia também: 6 dicas para profissionais em busca de vagas de TI.

3- Se você já tem algumas certificações, avalie qual delas vai expirar em breve?

Se assim for, o que você deve fazer para se atualizar? Às vezes, isso significa apenas documentar atividade ou experiência na área, escrevendo uma carta, posts ou um artigo sobre o assunto, e assim por diante. Você precisa estudar e fazer outro exame? Certifique-se de descobrir o que você deve fazer para manter suas certificações atualizadas e válidas.

4- Como estão suas habilidades sociais?

Profissionais da área de TI trabalhando em um projeto
Dedicar mais tempo e melhorar as suas skills deve ser algo constante, pois a área exige do profissional

Que tal trabalhar a comunicação escrita, falar em público, o relacionamento com pessoas? O que você pode fazer (projetos realizados, trabalho voluntário, cursos, prática, e assim por diante) para aumentar suas habilidades e saberes nessas áreas?

5- Que chances de networking que você deve conseguir?

Por exemplo: quais eventos sobre o mercado (tanto presenciais como online) você pode assistir este ano? Existe uma rede social ou grupo online que você pode se beneficiar fazendo parte? Há contatos que você deve verificar para promover seus relacionamentos?

Uma parte vital para criar o seu plano de carreira está nas relações profissionais com indivíduos, grupos de usuários e empresas.

Acesse os nossos artigos sobre carreiras:

Você pode mudar algumas respostas em metas. Também deve começar a construir uma lista de coisas a fazer, elaborar um orçamento para cobrir os custos e definir alguns objetivos específicos.

E assim como é verdade que, se “você não pode gerenciar alguma coisa, não pode mensurar”, também não pode avaliar o seu progresso. A menos que defina datas-alvo para servir como pontos de reflexão.

Então, aproveite este esforço e encontre o máximo de prazer neste tipo de trabalho. A longo prazo, pode apostar e acreditar, esses esforços vão gerar lucros e ajudar a levantar sua carreira a fim de chegar ao sucesso.

Se acaso, você não planeja, você não pode alcançar. Se você não tentar, nunca vai saber até onde pode chegar.

Planeje Feliz e os resultados irão aparecer logo, logo.

Ah, para finalizar, já que estamos falando sobre a área de TI de uma maneira geral, vale a pena você conferir o episódio #23 do The Walking Tech, em que foi discutido as oportunidades para as mulheres de TI. Para ouvir, clique aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *