Você está preparado para um incêndio? A dica é estar preparado para tudo!
Pare por um instante! E imagine o prédio onde fica instalado o Data Center da sua empresa, com todos os servidores, storage e banco de dados. Agora, pense que você recebeu a informação de que ele está prestes a ser destruído. Aliás, você está preparado para um incêndio?
O que você, gestor de TI ou proprietário da empresa, teria a dizer para prestar contas sobre o principal e maior patrimônio que você detém? Que a princípio, são os dados e as informações contidas nesses equipamentos?
Pois é, no dia 21 de dezembro de 2015, todos nós testemunhamos um incêndio de proporções desastrosas que destruiu completamente o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Nesse caso real, não foi difícil para o gestor de TI e nem para alta direção prestar contas sobre seus maiores bens. Mas, isso eu conto mais tarde.
Quando estudamos a ITIL, nos deparamos com dois processos dentro do Desenho do Serviço, que nos ajudam a entender e acreditar que, quando bem aplicados, podemos gerar ótimos resultados.
Estou falando do Gerenciamento da Disponibilidade, que tem como foco, garantir que o nível de disponibilidade entregue em todos os serviços de TI atenda, de maneira eficaz, às necessidades de disponibilidade acordadas do negócio.
E do Gerenciamento da Continuidade de Serviços de TI, que tem como foco, fazer com o que o negócio continue a operar mesmo após uma interrupção de serviço.


Benefícios e valores
Vejamos a seguir, os benefícios e valores conquistados pelo negócio quando suportado devidamente pela TI:
- Garantia e conformidade regulatória e legislativa;
- Garantia de níveis apropriados de proteção sobre todos os ativos de TI e de informação;
- Alinhamento da provisão de serviço de TI com as metas e objetivos de negócio;
- Priorização de todas as atividades de TI baseadas no impacto e urgência, garantindo que os processos de negócio e serviços críticos recebam maior atenção;
- Aumento da produtividade e lucratividade do negócio através da eficiência e eficácia aumentada dos processos de TI;
- Suporte aos requisitos para a governança corporativa com a governança e controles de TI;
- Criar vantagem competitiva através da exploração e inovação de infraestrutura de TI como um todo.
Então, lembra quando falamos que o gestor de TI e a alta direção do Museu da Língua Portuguesa não tiveram problemas para prestar contas sobre seus maiores bens?
Vejamos o motivo nas palavras do repórter José Roberto Burnier: “Graças a uma porta corta-fogo na sala de tecnologia do museu, todo o acervo digital foi salvo. Os computadores estão lá e todo acervo do museu permanece intacto. É por isso que todas as autoridades, o diretor do museu, o curador, disseram que, uma vez recuperado o prédio, recuperar as instalações não vai ser difícil não”.
Dúvidas
Enfim, espero que tenham gostado dos temas abordados. E para quem não teve a chance ou deseja rever a reportagem sobre o incêndio do Museu da Língua Portuguesa, é simples! Pois, basta acessar este link (cerca de 2:20 o repórter anuncia sobre a Proteção do Data Center).
Mas e aí, o que você achou deste artigo sobre estar preparado para um incêndio? Quer conhecer um pouco mais da ITIL? Clique e veja o Curso Oficial da ITIL online.
Se acaso você ficou com alguma dúvida, comente aqui. Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses