Ao longo dos anos, certificações em Tecnologia da Informação (TI) vêm fazendo o diferencial no mercado para os profissionais. Em muitos casos, as certificações são responsáveis pela contratação em um emprego ou um salário melhor.
Em uma recente pesquisa, em muitas situações as certificações representam um adicional de 15% no salário em casos de promoções e em comparação a profissionais que não possuem certificado. Segundo Todd Thibodeaus, presidente e CEO da CompTIA, os credenciados em determinadas áreas específicas são mais valorizados pelos empregadores.
Fizemos uma seleção de 3 certificações que melhor representam o atual cenário de mercado nacional brasileiro.
Information Technology Infrastructure Library, A biblioteca de melhores práticas de gerenciamento de TI é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de Tecnologia da Informação. Profissionais com a ITIL Foundation serão capazes de melhorar os serviços da empresa, reduzir custos operacionais para os seus empregadores, melhorar a empresa índices de satisfação do cliente e aumentar a produtividade de outros departamentos. Continua sendo um dos principais frameworks que podem ser adotados a todos os tipos de empresas.
CobiT, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia para a gestão de TI, formulado em framework e recomendado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Foundation).
O CobiT é um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Resumindo, nada mais é do que um conjunto de ferramentas para a excelência em TI.
A ISO / IEC 27002 é uma norma de Segurança da Informação publicada pela International Organization for Standardization (ISO) e pela International Electrotechnical Commission (IEC), intitulado Código de prática em Segurança da Informação. Fornece recomendações de melhores práticas sobre gestão de segurança da informação para uso por aqueles responsáveis por iniciar, implementar ou manter sistemas de gestão de segurança da informação (ISMAS).
Abaixo estão outras duas certificações em elevado crescimento no mercado. Cloud Computing e Green IT, ultimamente ganharam um notável destaque nos investimentos das empresas.
Gostou do Artigo? Leia também:
Acesse a nossa Biblioteca Digital e nossa seção de simulados para certificação
Artigos Relacionados






O que é arquitetura de segurança corporativa?
Os ataques cibernéticos se tornaram uma grande preocupação para todas as empresas, independentemente do segmento, não é? Isso porque o cenário de ameaças aumentou de






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é
Responses