Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os desenvolvedores do Scrum, o definem desta forma:
“Scrum (substantivo): Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.
Scrum é:
• Leve
• Simples de entender
• Extremamente difícil de dominar
Scrum é uma estrutura processual que vem sendo usada para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos desde o início de 1990. Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. Scrum deixa claro a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, de modo que você possa melhorá-las”.
O Scrum é fundamentado em teorias empíricas de controle de processo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões baseadas no que é conhecido. Três pilares apoiam a execução do controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação.
Está gostando do artigo? Conheça o primeiro e único Curso Oficial EXIN Scrum Foundation do Brasil!!!
Transparência
Aspectos importantes do processo devem estar visíveis aos envolvidos. Para isso, é necessário um padrão de informação para que tudo seja compreensível aos observadores. Por exemplo:
- Uma linguagem comum referente ao processo deve ser compartilhada por todos os participantes; e,
- Uma definição comum de “Pronto” deve ser compartilhada por aqueles que realizam o trabalho e por aqueles que aceitam o resultado do trabalho.
Inspeção
Os usuários devem inspecionar com frequência os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo, com o intuito de detectar indesejáveis variações. Esta inspeção não deve, no entanto, ser tão frequente de modo que atrapalhe a própria execução das tarefas.
Adaptação
Se um inspetor identifica algo com um comportamento fora do esperado, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado. O ajuste deve ser feito o mais rápido possível para reduzir a possibilidade de mais erros.
E finalizando, 0 Scrum sugere quatro oportunidades formais para inspeção e adaptação:
- Reunião de Planejamento da Sprint;
- Reunião Diária;
- Reunião de Revisão da Sprint (Sprint de Revisão);
- Retrospectiva da Sprint (Sprint de Retrospectiva);
Confira: Curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Foundation da EXIN


Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses