História da ITIL: conheça a sua origem e fatos importantes dessa prática

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 19 de maio de 2020
História da ITIL

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

História da ITIL: conheça a sua origem e fatos importantes dessa prática. Ainda, confira as informações de atualizações ao longo do tempo!

Neste artigo eu vou conversar com você sobre a história da ITIL. Então, vamos lá!

Primeiramente, a história da ITIL se inicia no ano de 1972. Pois, a IBM começa a apuração sobre a prestação de serviços de qualidade chamado Gerenciamento de Arquitetura de Sistemas de Informação (ISMA).

Posteriormente, em 1980, ela publica o Volume I da série Gestão IBM, chamado: “Um Sistema de Gestão da Informação Empresarial”.

Por volta de 1986, a Agência Central de Telecomunicações e Computadores, o CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) concede um programa para ampliar um conjunto de orientações operacionais. Em resumo, ele tinha como objetivo aumentar a eficiência no governo.

Em 1988, o Government Infrastructure Management Method (GITMM)” ou Método de Gerenciamento de Infraestrutura do Governo, acabou eventualmente sendo formalizado e publicado como “orientações” para as operações de TI do Governo do Reino Unido.

Até então, essas guias no Service Level Management -SLM tinham um foco. Ainda assim, no mesmo ano, a equipe de desenvolvimento expandiu e trabalhou no gerenciamento de custos, capacidade e disponibilidade.

No ano seguinte, o título GITMM se tornou escasso, porque já não se fazia mais o análise como um método.

Assim sendo, a sua letra G é excluída, tendo o início de um trabalho fora da esfera do governo. Contudo, houve uma mudança no nome para ITIL. A princípio, é aqui que a história da ITIL ganha corpo e faz mais sentido.

PMG Academy INDICA:

De 1989 a 1991 – anos importantes para a ITIL

Já no ano de 1989, houve o lançamento e publicação do primeiro livro da “ITIL”, com o Service Level Management. Em seguida, lançou-se o Help Desk (unindo os conceitos de Gerenciamento de Incidentes), o Planejamento de Contingência e o Change Management ou Gerenciamento de Mudanças. Só para ilustrar, os livros tinham entre 50-70 páginas.

Em 1990, publicaram os processos de Gerenciamento de Problemas, Gerenciamento de Configuração e Gerenciamento de Custos para Serviços de TI.

Logo após, em 1991, incluíram em suas publicações, o Software de Controle e Distribuição e, em 1992, a Gestão de Disponibilidade.

Mulher usando computador antigo e fazendo valer se do método ITIL
A ITIL tem anos que se faz útil na vida de muitas pessoas. E ela é uma prática excelente quando aplicada

Ainda em 1991, acontece a criação do fórum, o IT Information Management Forum (ITIMF), para aprendizado e troca de ideias dos usuários. Pouco tempo depois, em meados de 1997, o grupo teve seu nome alterado para IT Service Management Forum (itSMF).

Hoje em dia, ele possui membros por todo o mundo e sua fama continua crescendo através de seus capítulos nas principais cidades do Brasil.

A segunda versão da ITIL surgiu entre os anos 90 e 2004.

Com dez livros, esta versão buscava como resultado criar uma ligação da tecnologia ao negócio. Mas isso, com foco nos processos necessários e efetivamente na entrega de serviços aos clientes de negócio.

Na v2 da ITIL, dos dez livros, dois deles os mais utilizados foram o “Suporte a Serviços” e “Entrega de Serviços”. E as publicações foram geradas na seguinte ordem:

  • 2000: Service Support v2 publicado, 306 páginas;
  • 2001: Service Deliveryv2 publicado, 376 páginas;
  • 2001: CCTA tornou-se uma parte do Office of Government Commerce (OGC);
  • 2002: Foi publicado o Application Management, com 158 páginas. Planejado para Implementar o IT Service Management, com 208 páginas e o ICT Infrastructure Management, com 283 páginas;
  • 2003: Publicado o Software Asset Management, com 146 páginas;
  • 2004: Publicado o Business Perspective: com 180 páginas;
  • 2006: (junho) Publicado o Glossário da ITILv2A British Standard 15000, uma norma formal de gerenciamento de serviços de TI, foi desenvolvida baseada largamente nas práticas da ITIL. Essa norma foi seguida por normas nacionais em vários países. Entre elas, está a norma ISO 20000:2005, que ganhou um valor e conceito global muito rápido.

Outras Atualizações

Em junho de 2006, a APM Group Limited anunciou como candidata preferida de acreditação e certificação do programa da ITIL, durante o itSMF International, no qual foi a vencedora.

Em Maio de 2007, a OGC iniciou e publicou a segunda maior revisão da ITIL, a versão 3. Fato em reconhecimento aos avanços de tecnologia e desafios emergentes dos provedores de serviços. Desse modo, o OGC, tornou-se o ex-proprietário das melhores práticas de gerenciamento.

Pois até então, ele foi o guardião em nome do Governo de Reino Unido, desde 2000.

Em junho de 2010, o Ministro do Gabinete do Governo anunciou uma reorganização de algumas atividades do governo e confirmou que as funções de Melhores Práticas de Gerenciamento mudaram para Cabinet Office. Ou seja, também faz parte do Governo do Reino Unido.

Em 2011, mais um lançamento. Desta vez, a biblioteca da ITIL com a nova versão de 2011. Essa atualização teve o intuito de melhorar a consistência e navegação no conteúdo.

Alguns assuntos foram organizados mais uma vez para um melhor fluxo de informação e a nitidez. Mas, também, para garantir o alinhamento em toda a suíte – incluindo a padronização de interfaces, entradas e saídas em todo o ciclo de vida do serviço.

As terminologias foram mais bem detalhadas e os conceitos tornaram-se mais consistentes entre as publicações, o que incluiu a revisão do Glossário. Este, lançado simultaneamente em seis idiomas, incluindo o português do Brasil.

ITIL 4

E, por fim, em 2019, ocorre o lançamento da ITIL 4. Nessa versão, os elementos centrais da ITIL permanecem. Ademais, a atualização inclui normas práticas sobre como modelar e adaptar sua estratégia de gerenciamento de TI em um ambiente mais moderno e cada vez mais complexo.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Gostou do artigo? Faça críticas ou deixe o seu ponto de vista logo abaixo.

Nós, da PMG Academy, iremos responder o mais breve para você. Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

O que é Big Data?

A expressão Big Data não é recente – é possível encontrá-la nos dicionários durante a última década e o seu conceito é ainda mais antigo:

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *