Frameworks no Gerenciamento de Qualidade e Processos de Negócio

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 21 de maio de 2020
Que Framework Devo Usar no Gerenciamento de Qualidade e Processos de Negócio?

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Qual framework devo usar no Gerenciamento de Qualidade e Processos de Negócio? Conheça os principais para você escolher e adotar!

Antes de mais nada, adotar um método de estrutura de introdução que vai auxiliar o Gerenciamento da TI na sua empresa, a fim de deixar os projetos de maneira mais ágil e prática, você precisa entender do que se trata a situação organizacional atual.

Desse modo, fizemos um resumo de alguns dos principais frameworks focados em Gerenciamento de Qualidade e Processos de Negócio. Tudo isso com o intuito de que você possa escolher qual o melhor para a sua empresa adotar.

Veja a seguir, alguns desses frameworks:

  1. TQM – É completo para o Gerenciamento de Qualidade e pode-se usar nos níveis estratégicos, táticos e operacionais dos domínios de negócios, dados e tecnologia.
  2. EFQM – Um framework chave para as empresas que querem atingir mais excelência e lutam para serem mais competitivas. De maneira que, evolvem qualquer tipo de domínio.
  3. Norma ISO/IEC 9000 – Não está ligado a nenhuma área em particular do gerenciamento. Mas, pode ser usado em qualquer domínio.
  4. ISO/IEC 20000 – Esta ISO pode ser toda usada nos níveis táticos e operacionais do domínio da tecnologia. Além disso, podem ser empregues parcialmente no domínio da informação.
  5. TOGAF – É um framework usado na construção de uma obra corporativa e pode posicioná-lo no nível tático de um Framework Guarda-Chuva.
  6. TickIT Auxilia a criação de qualquer software e também pode posicioná-lo no nível operacional do domínio da tecnologia.
  7. ISO/IEC 19770 – Esta ISO descreve processos e procedimentos de gerenciamento de softwares ativos. Todavia, ela pode se posicionar no nível ativo no domínio da tecnologia.
  8. ISO/IEC 15504 – É um framework para avaliação de softwares e pode ser colocado no nível operacional do domínio da tecnologia.
  9. Norma ISO/IEC 27001 – Gerenciador de segurança da informação. Determinar e estabelecer o nível necessário de informações de segurança e planejar a implementação se faz uma parte importante do gerenciamento de informações.

Em síntese, esses são alguns dos mais diversos frameworks de Gerenciamento de Qualidade e Processos que estão ao dispor no mercado. E também, um breve resumo sobre cada um deles.

Homem feliz usando o melhor framework para ele e sua empresa
Os frameworks operam como um programa de desenvolvimento e trazem objetos, guias, elementos especiais etc.

Como resultado, escolha o melhor para você!

Por fim, damos essa dica para você ficar a vontade e escolher a sua melhor opção.

Este curso é uma boa maneira de prepará-lo para os outros exames nos quais a PMG Academy atua. Pois, agimos juntos com vários centros oficiais de renome no mercado da TI.

Entre eles, nós podemos citar, por exemplo: ISACA, ISICP, PeopleCert, PMI, APMG, OMG, Open Group e outros órgãos que também operam com gestão da área de TI. Isso sem contar a EXIN, que apesar de ter descontinuado o curso de ITMP, é uma outra grande empresa.

PMG Academy INDICA:

E se acaso você gostou, ou ficou com dúvida sobre qual framework deve adotar, deixe aqui o seu ponto de vista.

Nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve de acordo com a sua questão.

Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *