Qual framework devo usar no Gerenciamento de Qualidade e Processos de Negócio? Conheça os principais para você escolher e adotar!
Antes de mais nada, adotar um método de estrutura de introdução que vai auxiliar o Gerenciamento da TI na sua empresa, a fim de deixar os projetos de maneira mais ágil e prática, você precisa entender do que se trata a situação organizacional atual.
Desse modo, fizemos um resumo de alguns dos principais frameworks focados em Gerenciamento de Qualidade e Processos de Negócio. Tudo isso com o intuito de que você possa escolher qual o melhor para a sua empresa adotar.
Veja a seguir, alguns desses frameworks:
- TQM – É completo para o Gerenciamento de Qualidade e pode-se usar nos níveis estratégicos, táticos e operacionais dos domínios de negócios, dados e tecnologia.
- EFQM – Um framework chave para as empresas que querem atingir mais excelência e lutam para serem mais competitivas. De maneira que, evolvem qualquer tipo de domínio.
- Norma ISO/IEC 9000 – Não está ligado a nenhuma área em particular do gerenciamento. Mas, pode ser usado em qualquer domínio.
- ISO/IEC 20000 – Esta ISO pode ser toda usada nos níveis táticos e operacionais do domínio da tecnologia. Além disso, podem ser empregues parcialmente no domínio da informação.
- TOGAF – É um framework usado na construção de uma obra corporativa e pode posicioná-lo no nível tático de um Framework Guarda-Chuva.
- TickIT – Auxilia a criação de qualquer software e também pode posicioná-lo no nível operacional do domínio da tecnologia.
- ISO/IEC 19770 – Esta ISO descreve processos e procedimentos de gerenciamento de softwares ativos. Todavia, ela pode se posicionar no nível ativo no domínio da tecnologia.
- ISO/IEC 15504 – É um framework para avaliação de softwares e pode ser colocado no nível operacional do domínio da tecnologia.
- Norma ISO/IEC 27001 – Gerenciador de segurança da informação. Determinar e estabelecer o nível necessário de informações de segurança e planejar a implementação se faz uma parte importante do gerenciamento de informações.
Em síntese, esses são alguns dos mais diversos frameworks de Gerenciamento de Qualidade e Processos que estão ao dispor no mercado. E também, um breve resumo sobre cada um deles.


Como resultado, escolha o melhor para você!
Por fim, damos essa dica para você ficar a vontade e escolher a sua melhor opção.
Este curso é uma boa maneira de prepará-lo para os outros exames nos quais a PMG Academy atua. Pois, agimos juntos com vários centros oficiais de renome no mercado da TI.
Entre eles, nós podemos citar, por exemplo: ISACA, ISICP, PeopleCert, PMI, APMG, OMG, Open Group e outros órgãos que também operam com gestão da área de TI. Isso sem contar a EXIN, que apesar de ter descontinuado o curso de ITMP, é uma outra grande empresa.
PMG Academy INDICA:
E se acaso você gostou, ou ficou com dúvida sobre qual framework deve adotar, deixe aqui o seu ponto de vista.
Nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve de acordo com a sua questão.
Até mais!
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses