Cloud Computing e a Virtualização. Entenda mais!

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 16 de março de 2015
Cloud Computing e a Virtualização

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cloud Computing e a Virtualização. Entenda mais!

Qualquer discussão sobre a Computação em Nuvem (Cloud Computing), em geral, começa com a Virtualização. Pois, ela separa os recursos e serviços do ambiente físico.

Porém, no passado, era comum nos importarmos onde as coisas estariam localizadas. Mas, com a Cloud Computing, as empresas acabam migrando de um local fixo para um local virtual.

Não importa mais onde os dados se localizem na nuvem. Basta que possamos acessá-los e utilizá-los assim que necessário.

Além da independência de localização, a Virtualização do datacenter também pode proporcionar vantagens na recuperação de falhas do sistema e permitir o movimento das aplicações de um local para outro.

Algumas plataformas de Virtualização permitem uma realocação, se necessário, de serviços e dados sem a interrupção do acesso pelo usuário.

Sem a Virtualização, a nuvem torna-se muito difícil de ser gerenciada. Visto que, os recursos estão separados de suas implementações físicas.

Virtualizar na prática:

  • Virtualizar é dividir um servidor físico em diversos servidores lógicos, ou virtuais;
  • Uma máquina virtual emula um computador físico;
  • Virtualização de servidores também facilita a restauração de sistemas com falha.

Quer alavancar sua carreira?

Faça o curso e exame para a Certificação Cloud Computing (único no mundo).

E aqui, veja uma Lista de Cursos para Certificações de TI.

Encontre mais conteúdo em:

Para outros artigos, acesse nosso Blog.

Sistema de cloud computing com cliques aparelhos e cadeado

As vantagens do Cloud Computing

Uma das maiores vantagens que o Cloud Computing trouxe para as empresas, além do armazenamento em massa de dados, é a possibilidade de atualização de informações em tempo real.

Isso significa que qualquer pessoa, colaborador ou gestor, pode adicionar, remover ou alterar um dado direto de sua fonte. Além disso, visando alta proteção, não há a necessidade de transferir os arquivos.

Ou seja, traz uma vantagem notável para as empresas que precisam proteger dados e documentos. Já que, utilizar formas distintas de transferência podem quebrar a segurança.

Dúvidas

Enfim, se você gostou do nosso texto sobre Cloud Computing e a Virtualização, deixe o seu ponto de vista. Desse modo, nós podemos saber o que pensa.

Nesse sentido, discutir e entender um pouco mais sobre tudo o que foi tratado aqui, com relação a Cloud Computing, se faz muito importante para todos.

Mas, se acaso, você ficou com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Comente! Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Artigos
Adriano Martins Antonio

O que é Big Data?

A expressão Big Data não é recente – é possível encontrá-la nos dicionários durante a última década e o seu conceito é ainda mais antigo:

Leia Mais »

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *